terça-feira, 27 de setembro de 2011

A nova Central Termoeléctrica das Lajes é para começar a funcionar em breve...

Na construção da Central Termoeléctrica está a ser utilizada a mais moderna tecnologia e maximização das energias renováveis, a nova Central [das Lajes] estará concluída em Dezembro...

A EDA – Empresa de Electricidade dos Açores - está a construir uma nova Central Termoeléctrica na ilha das Flores. Após concurso público internacional, a empreitada foi adjudicada à empresa Siemens pelo montante de 12,481 milhões de euros, prevendo-se a conclusão da obra até final de 2011.

A construção da nova Central Termoeléctrica foi motivada pelo constante aumento da procura de electricidade na ilha das Flores, mas também devido à inadequada localização da Central Termoeléctrica de Além Fazenda, tendo em conta a sua difícil acessibilidade e constrangimentos em termos de possibilidade de expansão térmica da mesma.

A nova Central está implantada numa área de cerca de 9 mil metros quadrados, numa zona industrial, na estrada da Fajã Grande, a 3 quilómetros da vila das Lajes.

Na sua construção foi utilizada a mais moderna tecnologia e seguida uma filosofia centrada na maximização das energias renováveis e na minimização dos seus impactes negativos, resultantes da utilização de combustíveis fósseis. Atendendo à responsabilidade que lhe é acometida, em termos de integração das elevadas contribuições hídrica e eólica que ocorrem na ilha das Flores, a EDA afirma ter tido particular atenção na sua integração de modo a estar sempre garantida a qualidade da electricidade fornecida sem introdução de perturbações no sistema eléctrico. Contribuindo também para este efeito, o volante de inércia existente, junto à actual Central de Além Fazenda será transferido para esta nova Central.

Em termos ambientais, o projecto contempla aspectos relacionados com o ruído, com os efluentes líquidos e com as emissões gasosas produzidas na instalação. Para a atenuação do ruído, optou-se pela conveniente insonorização dos edifícios onde estão instalados os equipamentos electromecânicos.

No domínio dos efluentes líquidos, a instalação está dotada de redes dedicadas, com sistemas independentes para as águas pluviais, rede de esgotos sanitários e rede de efluentes oleosos com tratamentos para separação, recolha e expedição para tratamento final no exterior da ilha. No que respeita aos resíduos sólidos perigosos, está também prevista a sua recolha, embalamento e exportação para tratamento posterior. No domínio das emissões gasosas, a instalação está dotada de duas chaminés com 23 metros de altura, garantindo o cumprimento legal e dispersão adequada das emissões gasosas.

Nesta primeira fase, a nova Central Termoeléctrica será constituída por cinco grupos geradores diesel, sendo dois novos da marca MAN, com potência unitária de 950 kW, e por dois grupos de 500 kW e um grupo de 830 kW da marca Caterpillar, a transferir da actual Central de Além Fazenda.

A nova Central das Flores irá comportar o despacho de todo sistema eléctrico da ilha, o qual executará a gestão das linhas e infra-estruturas produtivas existentes, designadamente a própria, a Central Hídrica de Além Fazenda e o Parque Eólico. Para além do referido também garantirá o funcionamento e supervisão do sistema eléctrico da ilha do Corvo.


Notícia: «Correio dos Açores».
Saudações florentinas!!

7 comentários:

Alberto disse...

Vamos ver se essa central tambem traz mais trabalho para a nossa juventude...

Anónimo disse...

para trazer mais trabalho para a juventude pelo menos tem que ter o curso de electricidade

Anónimo disse...

para quem não sabe a central fica na recta das Lajes.

A passo de Caracol disse...

Vai ficar pronta em Dezembro, mas não é deste Ano...

Anónimo disse...

esta central vai comandar a central de santa cruz e a da fagãzinha quando estiver feita. ficando só pessoal a trabalhar na central das lages como já aconteçe em algumas ilhas

Anónimo disse...

quem será o engenheiro responsavel pela central das lajes.

Anónimo disse...

para trazer mais trabalho para a juventude pelo menos tem que ter o curso de electricidade.Nao vai dar emprego a ninguem.Vao trabalhar os que ja estao.