sábado, 11 de agosto de 2012

Observação de aves: destino excelência

‘Azores, a meeting point for birds from two diferent continents: America and Europe’ (Açores, um ponto de encontro de aves de dois continentes: América e Europa) será uma das frases de promoção da Região em destaque num certame mundial.

As potencialidades dos Açores como destino de excelência para a observação de aves vão ser promovidas na British Birdwatching Fair, a maior feira mundial do sector, que decorre de 17 a 19 de Agosto em Londres.

A iniciativa é da Associação Regional de Turismo que pretende tornar a observação de aves numa actividade económica rentável para a Região, aproveitando o facto de já terem sido avistadas nos Açores cerca de 400 espécies, algumas das quais consideradas raras.

As ilhas do aquipélago dos Açores, pela sua localização central no Atlântico, são um local privilegiado para a observação de aves migratórias nas suas deslocações entre os dois lados do oceano, sendo essa característica um dos principais atrativos para os observadores de aves.

No total, são 48 pontos de observação de aves nas nove ilhas do arquipélago, destacando-se as Flores, São Miguel e Santa Maria, com sete cada, a Terceira com seis e a Graciosa e São Jorge, com cinco locais cada. No Faial e no Pico estão identificados cinco locais privilegiados para a observação de aves, enquanto os restantes três estão localizados no Corvo.

Nos Açores, além do priôlo, uma das aves mais raras da Europa que apenas existe no nordeste de São Miguel, e do paínho-de-monteiro, uma espécie de ave marinha endémica do arquipélago também considerada muito rara, é possível ver aves como o tentilhão comum, a estrelinha de poupa ou o milhafre. O arquipélago, onde nidificam cerca de três dezenas de espécies de aves, acolhe ainda a maior população mundial de cagarro.


Notícia: «Açoriano Oriental» e RTP/Antena 1 Açores.
Saudações florentinas!!

1 comentário:

Oswaldo Martins Pereira Sobrinho (Maringá - Brasil) disse...

Espetacular!!! A Ilha das Flores, por certo, ganhará muito com o turismo de observação de aves!