quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Aposta na agricultura biológica

Emanuel Cabral está a investir num projecto de agricultura biológica na ilha das Flores sem recurso a qualquer apoio governamental. O empresário constatou que naquela ilha havia escassez deste tipo de produtos e resolveu investir 85 mil euros. Reconhece que foi difícil penetrar no mercado local, mas está optimista e satisfeito com o escoamento dos produtos das suas dez estufas.

Notícia: RTP Açores.
Saudações florentinas!!

14 comentários:

Anónimo disse...

Muitos parabéns Emanuel Cabral pelo teu projecto e dedicação. Fico orgulhoso em saber que na minha ilha existe agricultura biológica sem apoios governamentais. Anda o governo regional a dar apoios e subsídios aos agricultures desta ilha e é necessário alguém vir de fora, exemplarmente, mostrar a esta gente como se trabalha, como se vence na vida e que na caí do céu, precisamos trabalhar. Muitos parabéns e felicidades, para mim ês um exemplo de sucesso e espero que o mercado da ilha consoma os teus produtos pois acredito que sejam superiores aos importados devido às caracteristicas da ilha e ao facto de não existir grandes poluições. Parabéns, parabéns, parabéns e sucesso.

Anónimo disse...

Estamos habituados nos Açores a comer cebolas produzidas na andalusia, alhos franceses e laranja marroquina.
Nas grandes superficies de S. Miguel e da Terceira vêem-se embalagens com salsa, uma planta que dá nos Açores pelos cantos, oriundas do alentejo.
Como diz e muito bem o tal da cana roca, isto não podia nem pode ser.
A culpa disto não é só falta de vontade de trabalhar, como esta criatura das grotas e ribeiras pensa. É de quem nos liderou, subsidiando o arranque de cepas de vinha, favorecendo descaradamente a fruticultura espanhola e criando condições para a horticultura nacional falir.
Felizmente começam a aparecer por estes Açores fora gente inteligente, que percebe que nossa terra é do melhor e que nunca nos deixou ficar mal, alimentando dezenas de gerações de antepassados nossos.
Com muito trabalho, com muito sacrificio e com muita abnegação.
Parabéns e muita sorte ao jovem empresário.

Anónimo disse...

O senhor toste já ha muito tempo que faz agricultura biologica

Anónimo disse...

Quem não se recorda dos pomares das Fajãs, da batata doce dos Cedros e do inhame da Fajã Grande? Quem não se lembra das batatas de Ponta Delgada e das horticolas da Fazenda?
A nossa terra e o nosso mar sempre nos deuderam de comer e nunca foram madrasta.
São iniciativas assim, que apelam ao nosso saber colectivo ancestral, que nos enriquecem e tornam o nosso viver mais saudável.

Sinbceramente: que as produções sejam boas e que o negócio prospere.

Anónimo disse...

Finalmente que já aparece mais alguem apoiar quem trabalha na agricultura. Em tempos era eu aqui a escrever as minhas fracas linhas a dizer para se dedicarem à terra que dali antes do 25 de Abril vinha o pão de cada dia. Havia pessoas que não gostavam de eu falar na agricultura e então lembraram-se de me aplidar com o nome do cana-roca mas a min não me estava a chatear tal aplido segui sempre as minhas ideias e tenho na terra aquilo que preciso só, tenho pena de ser um velho mas quero dar os meus parabens a este jovem desejando-lhe muita saude e grande sucesso.

Anónimo disse...

Caro Cana-Roca

Você tem toda a razão. É a terra, que muita gente despreza, que nos garante alimento.
Mas não é só isso que a terra nos dá. A terra ensina-nos que o sustento do nosso dia a dia se obtém com com abnegação, com sacrificios mas também com a alegria de ver os frutos nosso trabalhos crescerem.
Quer uma escola melhor do que esta?

Anónimo disse...

O Emanuel consegue vender os seus produtos todos principalmente nos meses em que a terra ao ar livre não consegue ter,espero que este ano ele consiga ter sempre e não como no ano passado em que raramente tinha tomates a vender,agricultura biológica isso é que não quero acreditar muito mas acredite quem quiser.

Anónimo disse...

esta agricultura que agora dizem biológica sempre se fez antes do 25 de Abril, nesta altura não havia dinheiro para comprar adubo mas também era raro haver alguem com doença grave.

Anónimo disse...

Que não seja puramente biológica, pois isso é muito dificil, mas que não seja infestada de adubos folheares como se vê nalgumas estufas, já é uma grande virtude. Deviamos todos dar prioridade a estes produtos.
Mais sugiro, estes produtos deveriam estar identificados para serem distinguidos de outros produtos que por aí proliferam.

Anónimo disse...

À vocês.... o que são "adubos folheares"?

Anónimo disse...

aqueles que aplidavam o canaroca deve ser aqueles que não querem trabalhar ou então aqueles que vivem do rendimento minimo. mas tanto uma coisa como a outra vai-se botar ao trabalho senão vai passar fome que o governo vai indo cortando nestes subsidios para não trabalharem. na minha opinião nunca deveriam ter existido que sempre houve pobres em portugal.

Anónimo disse...

acho excelente o investimento do sr em causa e o seu trabalho é de mérito , mas esta de produtos biologicos só pega quem quer basta olhar para os vegetais, está tudo dito

miriam disse...

Dou os meus parabéns mais sinceros ao sr. Emanuel Cabral, não só pela excelente iniciativa no sentido de fornecer o mercado das Flores de saudáveis hortícolas, como também pela coragem de prescindir de qualquer apoio governamental. Numa época em que a posição de "mão estendida ao subsídio" é - ou foi -a mais comum, é sem dúvida de saudar uma dignidade tão grande. Desejo muito sucesso em iniciativa tão notável e útil.

Anónimo disse...

Quero felicitar o sr emanuel pela iniciativa e desejar muito sucesso nas vendas na nossa ilha bem como fora.
Devo alertar que a cerca de um ano ninguem conhecia o emanuel como agricultor, mas sim como o homem dos cachorros que eram muito bons e com muito boa qualidade,a distribuiçaõ é feita de porta a porta se necessário, e poderemos encontrar tambem nos mercados, devo saudar a simpatia dedicação com que é feita a distribuição por parte da funcionária, mas devo salientar que se o sr emanuel volta a ter a organização que tinha no ínicio e se realmente a funcionária deixar de trabalhar como ja se conta "por ai"; as vendas vão baixar concerteza. O cliente quer simpatia,e acima de tudo responsabilidade nas entregas coisa que não acontecia a um ano atras! Sr Emanuel continue a trabalhar como trabalhou a partir do verão de 2012. Um bem haja a iniciativa e que tenha muita sorte!
Um cliente...