sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Programa Parque Aberto até Dezembro

Os nove Parques Naturais de ilha dos Açores vão dinamizar durante os meses de Novembro e Dezembro um vasto programa que inclui a oferta, em determinado dia, de entradas gratuitas nos diferentes Centros de Interpretação do arquipélago.

A iniciativa enquadra-se no programa Parque Aberto, um projecto, ensaiado pela primeira vez em 2011, que aposta na estratégia de abertura e promoção das áreas ambientais à população residente nas ilhas.

No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Floresta Autóctone, os Parques Naturais dos Açores vão organizar também simultaneamente a 24 de Novembro acções de voluntariado ambiental com plantação de endémicas em todas as ilhas. Assim sendo, amanhã está programada uma acção de plantação de endémicas, com ponto de encontro no miradouro da Lagoa Funda às 14h30. Venha plantar uma espécie endémica por cada habitante da ilha, contribuindo para a perpetuidade das espécies de flora endémica dos Açores.

Do programa fazem ainda parte visitas guiadas a Centros de resíduos nas ilhas do Corvo, Flores e Graciosa, classificadas como Reservas da Biosfera, e “Aventuras nos Centros”, com dormida incluída e diversas actividades lúdico-educativas para os jovens “guardiões da natureza” que a tal se aventurarem.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

4 comentários:

Anónimo disse...

Nunca tanto foi feito em prol do ambiente, como na ultima legislatura. Criaram-se os parques naturais, com áreas bem definidas e regulamentaram-se as actividades nessas zonas.
Desenvolveram-se estratégias claras para o tratamento de residuos, criando centros processadores nas ilhas com menores produções e valorizando energéticamente o lixo indiferenciado, com centrais na Terceira e S. Miguel.
É com espanto que vejo certas pantesmas - qual velhos do Restelo - atirarem-se à inceneração, dizendo asneiras atrás de asneiras e mentindo com quantos dentes tem na boca.
E que alternativa é que propõe
esta gente?
Nenhuma.
Que se continue na mesma, com lixeiras a contaminar a água que bebemos, com porcaria pelos cantos e pelas canadas, a criarem moscas e ratazanas e com o mar e as ribeiras a receberem toneladas de esterco.
Quando se contesta, deve-se estar fundamentado e apresentar alternativas. Até agora não vi nenhuma.


Anónimo disse...

Tem toda a razão o comentador das 18:54.Não te preocupes com os ambientalistas de meia-tigela.
N.F.

Anónimo disse...

acho que muito se tem feito sim senhor , mas a maior barbaridade que vi até hoje foi serviços do ambiente ilha ou contratados por este a sulfatar a cana roca com produtos quimicos na berma das nossas lagoa e no parque natural da ilha mais propiamente no cidrão , será que estes produtos usados por estes serviços não contaminao as nossa águas que tem a fama deser tão limpidas?!!

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa com a vídeo-reportagem de Susana Soares para o «TeleJornal» da RTP Açores: "Plantação de espécies endémicas promovida pelo Parque Natural da ilha das Flores".