quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Cláudio Gomes, um jovem florentino que desvenda os mistérios do Universo

Divide o seu tempo entre o mestrado em Física Teórica e o projecto sobre energia escura e enxames de galáxias. A Fundação Calouste Gulbenkian acredita que o trabalho de Cláudio Gomes, natural da ilha das Flores, vai trazer avanços importantes no conhecimento do Universo.

Cláudio Gomes, açoriano natural da ilha das Flores, é jovem mas o seu currículo já conta com distinções de peso. Agora foi a vez da Fundação Calouste Gulbenkian o premiar com uma bolsa de 12.500 euros que lhe permitirá dar novos passos na descoberta de alguns dos mais bem guardados mistérios do Universo.

O florentino, mestrando na área da Física Teórica na Universidade do Porto, vai desenvolver, este ano, um projecto de investigação sobre "O impacto da energia escura na dinâmica de enxames de galáxias". Cláudio Gomes remeteu a proposta à Fundação Gulbenkian, que depressa lhe compreendeu o interesse e a oportunidade. De facto, o trabalho do jovem físico na área da cosmologia reveste-se de especial interesse tendo em conta que a ESA (Agência Espacial Europeia) - que tem uma parceria com o Centro de Astrofísica da Universidade do Porto - deverá lançar em 2020 um satélite responsável pela caracterização do Universo. A missão Euclid, como é designada, constitui um levantamento do céu sem precedentes.

"É uma área que tem merecido muitos estudos, porque o Universo está a expandir em ritmo acelerado, ao contrário do que era expectável segundo as equações de Einstein. Espero já ter, no final de 2013, algumas conclusões sobre a interação da matéria e energias escuras e as dinâmicas de enxames de galáxias", disse Cláudio Gomes ao jornal «Diário Insular».

É, de facto, um trabalho longo, que exige o teste de hipóteses e de teorias. Depois será necessário discutir ideias com outros físicos, participar em encontros e conferências e é nisso que o cientista vai investir a bolsa que ganhou no final de 2012. Às vezes não é fácil explicar os meandros da Física e os mistérios do Universo a quem não é especialista, mas o gosto de Cláudio Gomes pela temática chega para todos. Foi uma paixão que lhe apareceu ainda na ilha das Flores, onde fez a sua formação inicial: "Sempre gostei de utilizar equações para descrever aquilo que nos rodeia e quis compreender essa realidade, desde os pequenos átomos ao Universo", afirma o jovem de 21 anos.

Cláudio Gomes quer continuar a fazer esse percurso em Portugal, país onde se sente bem, mas não descarta a possibilidade de alargar horizontes. Ainda assim, o florentino defende que, aqui, há boa formação na área: "Portugal tem todas as condições para desenvolver trabalho em Física. A formação é muito boa, reconhecida internacionalmente", sublinha.


Notícia: jornal «Diário Insular».
Saudações florentinas!!

19 comentários:

Anónimo disse...

muitos parabens ao Claudio!
Ainda vai levar o nome da nossa ilha muito longe!

Anónimo disse...

o nome da nossa ilha já é conhecida mundialmente desde que foi feita aquela marina nas lajes.

Anónimo disse...

Boa sorte Claudio e parabens.

Vivo no Porto,tenho um filho a estudar engª fisíca e admiro quem é capaz de fazer a diferença. Se precisar de alguma coisa basta mandar e-mail para : cmp1762@gmail.com.

Faça grande o nome das Flores e seja o melhor.

Carlos Pereira

Anónimo disse...

Este jovem sim merece feliçitações e todos os elogios pois foi á custa do seu esforço e dedicação que está onde está , tambem é habitante da freguesia de Ponta Delgada das Flores e apesar de muito jovem este sim merece já fazer parte da Historia da Freguesia e da Ilha nada a apontar, continua em frente rapz e força

Anónimo disse...

Parabéns Cláudio!!
A Camara de Santa Cruz tirou-te a bolsa, ainda bem que estes ta derão.
Eles precisão do dinheiro para eles

Anónimo disse...

Este já está atentar por o filho perto do Claudio

Até parece que é das Flores

Anónimo disse...

parece que vai haver mudanças nos delegados e chefes de serviços

Ze gabriel deve estar certo num deste
o filho do deputado tambem
Ze maria ou vai para acamara ou vai casa

Anónimo disse...

Anónimo das 22.14 : o seu comentário,não merece comentários...era perder tempo... boa sorte Claudio.Os melhores têm sempre futuro neste país de algumas mentalidades tolas e medíocres.

Anónimo disse...

O Garbiel isso é um ser humano? O que o pareira disse dele na reunioão da caveira e ele aceita fazer campanha para ele.é preciso valer pouco ou nada

Anónimo disse...

Claudio os meus parabéns. Mesmo sem a bolsa da câmara de santa cruz espero que consigas realizar os teus sonhos pois bem sei como é dificil irmos mais além sem apoios ou bolsas.
A Câmara aqui do sitio em vez de dar bolsas a pessoas que não precisam deveriam apoiar-te pois ês um jovem brilhante e com grandes capacidades isto sim é investimento com retorno em vez de fazerem parques de merendas, ginásios desportivos, tu sim ês um investimento com retorno!

Mas naquelas cabeças investimento é sinal de obras e cimento mas deixa-os lá pois coitadinhos são uns burrinhos que se divertem a gastar o dinheiro dos contribuintes. Não sei quando este povo vai acordar mas lá nas Flores eles estão bem, que não saíam de lá para não contaminarem outros sitios e outras mentalidade, lá fechados é que eles estão bem! O vereador da cultura devia ter vergonha, ele consegue ser mais burro que um burro, foge não sei como acabou a sua licenciatura! Não passa de um menino mimado que nunca lutou por nada e que não faz nada para merecer o vencimento que têm! Mas insisto nas Flores é que eles estão bem!

Parabéns Claudio e força pois o futuro precisa e pertence a cabeças como a tua e não como as atras referidas;)))))

Anónimo disse...

mas ao que sei o Claudio teve uma bolsa da Autarquia para terminar a sua licenciatura.a bolsa só foi cortada quando começou a tirar o Mestrado.
Acho bem. Já tem a licenciatura, ja tem meios para ganhar a vida. O Mestrado é um complemento

Anónimo disse...

A Camara de Santa Cruz dá bolsas para a licenciatura a quem cumprir com os requesitos apontados num regulamento.
Para mestrados não dá porque o regulamento não prevê.
O contexto do ensino entretanto mudou: com esta triste história de Bolonha, quem não tem mestrado quase que não é licenciado.
Há pois que mudar o regulamento.
Há contudo um aspecto que deve ser salvaguardado, nos requesitos que vierem a ser considerados pela Assembleia Municipal. O concelho, legitimamente, deve definir as suas prioridades, em consonancia com a sua estratégia de desenvolvimento.
Quer isto dizer que apenas os cursos e mestrados que interessem ao desenvolvimento do concelho, devem ser majorados. Os outros são considerados, porque não se deve eliminar ninguém, mas não devem ser majorados.

É assim que se faz.

Anónimo disse...

A inveja e muita. as bolsas tem sido dadas as pessoas que nao orecisam basta ver quem vai para privadas e com pais a receber bastante e ainda tem direito a bolsa, e mesmo incrivel como a camara escolhe os cursos que interessam ao concelho como disse o anonimo das 19:13. nao vas abaixo claudio, isto aqui e so inveja, segue em frente com garra. ha pessoas que ficam logo com trabalho pelos pais poremn cunhas e com licenciaturas tipo relvas. e pena nao te teresm apoiado comno deviam, es o orgulho da nossa terra. se fosses ca do concelho das lajes o joaozinho tinhate ajudado certamente.
vai sempre em frente, e nao ligues a canalha. ainda ha pessoas que gostam de ti e que apostam em ti.
foçra

a inveja e muita mas nao leva avante

força claudio

Anónimo disse...

parabens de um amoio de tua mae e do teu pai

Anónimo disse...

FORÇA, CLAUDIO...!!!!!
OBRIGADO!

O Sr. Claudio não precisa de ninguém de nós, ele precisa apenas dos pais e dos verdadeiros amigos dele que só ele sabe quem são.
Não adianta correr atraz do passado, muito menos aproveitarem o sucesso de uma pessoa, para ficarem bancando de pessoas inteligentes, cultas e muito menos visionárias. Eu próprio que era vizinho dele, com 10 anos de diferença de idades entre nós, Jamais reconheci em dia algum tamanhas capacidades no Sr. Claudio, Admito-o sem vergonhas, o meu nome é Urbano Pereira da Silva e vivia a apenas 300m dele.
Eu devo confessar, que ao ler os comentários acima, iria ficar a conhecer um pouco mais do trabalho do Sr. Cláudio que para mim "é Chinês", mas fiquei COMPLETAMENTE ESCANDALIZADO, quando a meio dos comentários já quase não dá para entender ao certo do que trata a peça original, pois virou debate político, de ataca defende típico de Portugal.
Sr. Claudio, Obrigado pelo seu Trabalho e pelo orgulho que sinto agora de um dia ter sido seu vizinho...!!!

Anónimo disse...

estes comentários só servem para comprovar aquilo que eu já suspeitava...ha muita gente mesquinha e mentecapta nos 144 km2 da Ilha das Flores...cum carai!! transformam uma noticia que devia encher de orgulho os Florentinos numa lavagem de roupa suja que nao tem coragem para fazer cara a cara com as pessoas em questão...fico triste por dizer isto, porque tb sou florentino apesar de viver fora ha alguns anos, mas realmente a ilha das Flores merecia ter habitantes melhores.

Anónimo disse...

Este rapaz tem valor e merece todo o respeito e admiração dos Florentinos e dos Açorianos.
A sua área de estudos não tem muita tradição nos Açores, muito menos nas Flores que é uma pocinha no mar aberto do conhecimento.
O Claudio merece o nosso respeito porque sabe ser Florentino, com a nobreza que se lhe conhece, mas é simultaneamente um rapaz do mundo, mergulhado na ciencia nos seus patamares elevados.
As discussões e comentários deste blog são típicas de peixes de pocinha, limitados da barbatana e sem guelra para muito, e não de navegadores de mar alto com visão aberta.
O Claudio, como rapaz inteligente que reconhecidamente é, percebe isso e saberá certamente desculpar.
O essencial é ficar claro, e julgo que isso é unanime, é que esta noticia alegrou a nossa comunidade e trouxe muito orgulho e muita esperança às gentes desta terra.
Parabéns ao Cláudio e muitos mais sucessos como este.

Anónimo disse...

Invés de felicitarem o Cláudio pelo excelente feito, preferem estar a criticar, a apontar o dedo e a julgar os outros. Deviam apoiar o Cláudio e não falar sobre as Flores, ele fez o que fez e e o que é por si! Não precisa de nenhum rótulo, como "Ilha das Flores", ou "Menino de Ponta Delgada", ou então " o que não recebeu bolsa". Apesar de muitos desafios na sua vida ele seguiu em frente e agora realiza um dos seus sonhos! Parem de pensar apenas em vôces e como conseguir atingir os outros. Apenas estejam felizes por ele, ele já o deve estar por si e não a romoer coisas do passado.

Anónimo disse...

A Camara nao da bolsa ao Cláudio pá tirar o mestrado, mas da a muitas boas meninas parava gastarem nas discos em são Miguel, vão para a universidade aberta, mas a abertura e outra. Que vergonha. Mas muitos parabéns ao Cláudio. A quem o achou sempre um nody o chamávam escola, agora enfiem la o nody no mesmo siteo onde metem as bolsas para gastarem em álcool. Mas e gente muito seria e honesta, lol, na boca dos papas.