segunda-feira, 29 de abril de 2013

Acabar com os sacos de plástico

Daniel Gonçalves, professor, ecologista e habitante na ilha de Santa Maria, quer erradicar os sacos de plástico nos Açores e levou [na passada terça-feira, dia 23] a proposta ao secretário regional dos Recursos Naturais, aproveitando uma visita do Governo Regional àquela ilha.

Este professor de Português foi um dos habitantes de Santa Maria que aproveitou a visita estatutária para ser recebido por um membro do executivo regional. Tal como fez nas anteriores deslocações estatutárias, a São Jorge e à Graciosa, o Governo Regional enviou a todos os habitantes da ilha de Santa Maria uma carta informando que os membros do executivo receberiam quem se dirigisse à Escola básica e secundária de Vila do Porto a partir das 18 horas e manifestasse essa vontade.

Daniel Gonçalves, que faz parte do conselho nacional do Partido Ecologista Os Verdes, mas foi falar com o secretário regional Luís Neto Viveiros como cidadão e fora de qualquer iniciativa partidária, quer erradicar os sacos de plástico dos Açores, começando pelas ilhas mais pequenas.

O professor sublinha que os sacos de plástico ainda são gratuitos nas lojas e supermercados dos Açores e defende que se devia começar por legislar proibindo a distribuição gratuita nos estabelecimentos comerciais. Por ser um arquipélago de nove ilhas, algumas pequenas, Daniel Gonçalves diz que é “bem possível” acabar com os sacos plásticos: “Temos a grande oportunidade de sermos uma das primeiras regiões do Mundo livre de sacos de plástico”, afirmou.

Daniel Gonçalves levou a Luís Neto Viveiros uma petição, que pretende promover, em defesa do fim dos sacos de plástico nos Açores, e pediu-lhe ajuda nesta iniciativa dizendo aos jornalistas que gostava que o secretário regional com a tutela do Ambiente fosse um dos primeiros subscritores.

Tal como aconteceu em São Jorge e na Graciosa, à porta das salas de aula da Escola de Vila do Porto transformadas em gabinetes dos secretários, foram desfilando habitantes de Santa Maria com problemas pessoais, mas também alguns assuntos relacionados com caminhos e equipamentos comunitários.

De novo, a iniciativa do Governo Regional de receber a população nestas visitas às ilhas, previstas no Estatuto Político-Administrativo dos Açores, é visto com bons olhos por quem aproveita a oportunidade para se queixar, dar sugestões ou pedir alguma ajuda directamente aos membros do Governo, que, dizem, está muitas vezes afastado da "realidade" do terreno e "tem a cabeça feita" por directores regionais ou assessores.

Mas a par do elogio, aparece sempre também a desconfiança em relação aos resultados. Ou, nas palavras de um céptico que hoje passou pela Escola de Vila do Porto: "São novos e quando chegam querem fazer sempre muitas coisas, mas depois..."


Notícia: secção «Ecosfera» do jornal «Público» e RTP Açores.
Saudações florentinas!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Com a devida vénia pela pessoa em si,que não tenho a honra de conhecer,permitam-me uma pequena crítica:
Para tão pouco, não era necessário cabeça tão iluminada.
Então o Sr. limita-se a sugerir a venda dos sacos de plástico? Mais um encargo para os já sobrecarregados consumidores!? Até parece defesa de interesses.
Quando comecei a ler o post, julguei que ia propôr o uso dos sacos de pano,antigamente feitos com os retalhos que sobravam da confecção de roupas ou de tecidos vindos da América,ou mesmo feitos de espadana ou outro matéria natural,as cestas devimes, etc., há tantas hipóteses pelas quais devemos enveredar, de facto, mas é gradualmente, como todo o processo de transformação e mudança!
No entanto, não deixo de reparar que a preocupação e a proposta de solução, vêm quando já existem soluções para minimizar os efeitoss nefastos do plástico,como a reutilização.Hoje fazem-se roupas com bastante conforto e a preço baixo.
Enfim.

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa retirada do blogue d' Os Verdes - Açores:

A favor da erradicação dos sacos de plástico na Região Autónoma dos Açores: Daniel Gonçalves, professor na ilha de Santa Maria e conselheiro nacional do Partido Ecologista Os Verdes, lançou uma petição que pretende erradicar os sacos de plástico nos Açores, apoiando que seja proibida a distribuição gratuita destes sacos em todos os estabelecimentos comerciais da Região.

Vários estudos indicam que os sacos de plástico representam, em média, 10% de todo o lixo produzido por uma pessoa e que a cobrança de taxas pelo saco de plástico diminui em mais de 50% o seu uso. Este tipo de saco representa um perigo enorme para os vários habitats naturais dos Açores, com especial ênfase no marinho, sendo causa habitual de morte para várias espécies. E mancham também a paisagem das ilhas, por se encontrarem espalhados, como lixo, um pouco por toda a parte, com especial relevo para ribeiras e beiras de caminhos e estradas.

Apoie esta petição assinando aqui: http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2013N39761.