terça-feira, 18 de junho de 2013

Judiciária investiga alegada fraude fiscal

O caso chegou ao Ministério Público alegadamente através de uma denúncia anónima. Em causa estão declarações de IRS entregues nas Finanças por cerca de trezentos florentinos que terão indicado possuírem uma deficiência superior a 60%, o que lhes permite beneficiar de reduções fiscais.

A Polícia Judiciária (PJ) está a investigar um caso de alegada fraude fiscal na ilha das Flores que envolve cerca de três centenas de pessoas, entre elas antigos (e actuais?) titulares de cargos políticos.

Segundo uma fonte ligada à investigação, já terão sido ouvidas cerca de 270 pessoas alegadamente envolvidas no processo e a PJ já inquiriu também a delegada de Saúde das Flores, que terá assinado os atestados médicos apresentados pelos contribuintes da ilha. O caso chegou ao Ministério Público, alegadamente, através de uma denúncia anónima mas o anormal número de pessoas envolvidas, numa ilha com menos de 4 mil habitantes, terá sido suficiente para levantar suspeitas ao Fisco.

Um dos suspeitos, que preferiu não prestar declarações à Lusa alegando segredo de justiça, disse, no entanto, que ninguém terá agido de má-fé ao declarar uma deficiência superior a 60%, tendo em conta que eram doentes oncológicos e todos estavam munidos de atestados médicos.

A Polícia Judiciária já esteve várias vezes na ilha das Flores acompanhada por um médico do Instituto de Medicina Legal para entrevistar as pessoas. Entre os implicados estão pessoas que se destacaram na sociedade florentina, como ex-autarcas ou ex-deputados. A investigação pode considerar-se um mega-caso de fraude fiscal, atendendo a que quase 10 por cento da população da ilha das Flores está envolvida.

A agência Lusa tentou obter mais informações junto da PJ e da delegada de Saúde da ilha das Flores, mas ninguém se mostrou disponível para falar à comunicação social.


Notícia: «Informação Açores», «Público» e «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

14 comentários:

Anónimo disse...

o que eu gostava mesmo era que tivessem que dar o dinheiro de volta...ia ser milhares a entrar nos cofres...ahahahahhaha

Anónimo disse...

Companhia de ladroes..... :)

Anónimo disse...

ninguem agiu de má fé, so estavam a lezar o Estado em milhares.
Algus sao tao doentes como eu, ou seja, nada.
Deviam no minimo devolver o dinheiro. Mas isso é pouco porque nao basta ressarcir o cacau- eles agiram com dolo.

Anónimo disse...

Porque será que este assunto não está ter a devida atenção dos comentadores habituais deste blog?

Anónimo disse...

Gostava de saber quais os requesitos para ser considerado deficiente na ilha das Flores, será uma questão partidária?
Mudo de partido afinal nas Flores muda-se de partido facilmente, basta ver os ferranhos do PSD e CDU candidatos à CM de Santa Cruz hihihihihi agora são todos PS ou seja, do partido que dá a têta Pública a chupar!

Anónimo disse...

obrigado a quem fez a denuncia, estavam a roubar o Estado, cambada de gatunhos.

Sempre soube que existiam muitos déficientes nas Flores mas 10% é muita gente;))) espero que a Justiça não falhe e seja severa a quem têm por lapso (hihihihihi) roubar o Estado que somos todos nós contribuintes deste país.

Obrigado anónimo pela tua denuncia. É de anónimos atentos com tu que este país precisa já que os possuidores de cargos Públicos nesta ilha, como ex-autarcas (até sei que é) são considerados déficientes.

Anónimo disse...

"Eis" ou "atuais" autarcas, deficientes?

Anónimo disse...

Se juntarmos aqueles que realmente são incapacitados com os que se querem fazer passar por tal, ficamos com a sensação que nesta ilha restam poucos a quem se possa dizer, "benza-te deus".

Anónimo disse...

Sendo uma patologia rara e incurável, a Doença de Machado-Joseph afecta um número surpreendente de pessoas da Ilha das Flores - e .....

Anónimo disse...

a justiça é cega surda e muda! Mais depressa vão apanhar aqueles que devem cem euros ao fisco do que estes que "desviaram" milhões, e é claro que não interessa comentar tal como se faz a muita coisa que se passa aqui!

Anónimo disse...

deficientes é o que existe mais nesta terra, que vergonha.......10% da população!? vai ser lindo o resultado desta investigação, espero que aqueles que individamente se aproveitaram desta "opção deficiente" sejam obrigados a repor o dinheiro ao Estado com juros elevados. Mas a delegada de saúde também devia ser responsabilizada afinal ela representa o Estado pelo seu emprego Público.
Quanto aos ex-deputados e ex-presidentes de câmara até sei quem são e bem sei que são deficientes mentais.

Anónimo disse...

eu tambem tenho esse atestado veremos o que aconteçe

Anónimo disse...

Eles estão tão caladinhos que nem comentam!!!! É só rabos presos.

Anónimo disse...

Eu ouvi dizer que avia muitos doentes em santa cruz com vontade de trabalhar.
Será verdade???