terça-feira, 19 de novembro de 2013

2º Festival de Artesanato dos Açores

O Festival de Artesanato dos Açores (Prenda) reúne este mês artesãos de todo o país, funcionando como uma montra dos produtos regionais para potenciar novos negócios numa atividade em crescendo e com mais produtos a caminho da certificação.

“Este ano, o grande destaque são os produtos certificados. Vamos fazer uma campanha específica dos produtos que estão em portaria, porque julgo que o público não tem muito conhecimento do que efetivamente tem selo de garantia de certificação de origem açoriana”, disse a directora do Centro Regional de Apoio ao Artesanato, Sofia Medeiros.

A segunda edição do Festival de Artesanato dos Açores (Prenda) vai decorrer no Pavilhão do Mar (em Ponta Delgada, São Miguel), de 22 de Novembro a 1 de Dezembro, depois de um interregno em 2012.

Segundo Sofia Medeiros, estarão presentes "cerca de 52 stands com artesãos regionais e nacionais, através da Federação Nacional de Artes e Ofícios, o que permitirá também um intercâmbio em áreas pouco conhecidas nos Açores", frisando que o evento pretende "destacar o artesanato açoriano nas suas várias valências" mas também potenciar "novos negócios".

Este ano, "será feita uma grande campanha dos produtos certificados", aliando também artesanato e gastronomia. O festival vai ter também stands dedicados à parte alimentar, desde o bolo lêvedo às queijadas, ou ainda projetos-piloto como "o da cooperativa CresAçor e a presença da Loja Açores e de outras instituições", destacando também as parcerias com o Museu Carlos Machado e escolas.

Actualmente estão inscritos no Centro Regional de Apoio ao Artesanato cerca de 450 artesãos em várias áreas, mas nem todos estão no activo. Sofia Medeiros disse que "este ano tem surgido um grande número de inscritos", sobretudo "na área dos têxteis" relacionado com a moda, admitindo que com a crise "as pessoas procuram um [rendimento] extra".

O Centro Regional de Apoio ao Artesanato promove ao longo do ano várias formações que "de certa forma têm potenciado a entrada de novos artesãos na actividade", segundo Sofia Medeiros, para quem "a grande batalha é tornar o artesanato autossustentável, já que há nicho e mercado para tal".


Notícia: jornal «Açoriano Oriental» e «Diário de Notícias».
Saudações florentinas!!

Sem comentários: