domingo, 24 de novembro de 2013

Governo Regional volta a encomendar construção de dois barcos ferry para transporte de passageiros inter-ilhas

O anúncio foi feito este domingo pelo presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro, durante a cerimónia da bênção do navio Mestre Simão, um barco com 40 metros de comprimento, destinado ao transporte de passageiros e viaturas entre as ilhas do triângulo.

"Estamos a concluir os trabalhos finais de lançamento do processo de construção de mais dois navios ferry para o transporte de pessoas e viaturas, os quais de dimensão superior à dos que vão servir o triângulo", sublinhou Vasco Cordeiro. Segundo explicou, estes dois novos barcos vão dar corpo ao desejo do executivo dos Açores de criar, à escala regional, um "verdadeiro mercado interno açoriano", uma área em que, na sua opinião, está a haver uma "revolução tranquila".

Os Açores alugam actualmente dois barcos (Express Santorini e Hellenic Wind) ao armador grego Hellenic Seaways por 6,1 milhões de euros/ano para as ligações entre todos os grupos de ilhas do arquipélago durante os meses da Primavera e do Verão.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental» e rádio Atlântida.
Saudações florentinas!!

2 comentários:

Anónimo disse...

O mercado interno, como muito bem se diz, faz-se com transportes baratos.
As actuais tarifas da SATA, por exemplo, são muito pouco fomentadoras desse mercado.
O preço dos transportes marítimos inter ilhas tem de ser competitivo. Ora esses barcos tem de se amortizar e tem de se sustentar. Combustíveis, tripulações e manutenções.
Não é enchendo-os de clientes de euro e meio que isso acontece.
Não é metendo lá gente barulhenta e bêbada, que se atraem turistas.
O mercado interno, para ser criado, exige politicas económicas de complementaridade. Uma ilha, para vender para as outras, tem de produzir o que as outras não tem.
Só transportes pare pouco.

Anónimo disse...

Uma boa solução.A mobilidade de pessoas e bens, é uma alavanca de progresso económico e social.