quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Hoje foi Dia Mundial da Rádio

A rádio é um dos meios de comunicação mais importantes e eficazes para a difusão de uma notícia, informação ou apelo.

Esta "comemoração" é assinalada a 13 de Fevereiro, pois foi nesse dia que em 1946 a Rádio das Nações Unidas emitiu pela primeira vez um programa em simultâneo para um grupo de seis países. A data foi declarada em 2011 pela UNESCO e o primeiro Dia Mundial da Rádio foi celebrado em 2012.

No Dia Mundial da Rádio celebra-se um meio de comunicação que permanece como primeira opção para mulheres e homens em todo o Mundo. Uma força para a liberdade de expressão e o pluralismo, a rádio é essencial para construir sociedades do conhecimento inclusivas e promover respeito e compreensão entre as pessoas.

A rádio continua a ser o meio de comunicação social que atinge as maiores audiências, continuando a adaptar-se às novas tecnologias e a novos equipamentos. É um meio bastante útil para a população, seja como ferramenta de apoio ao debate e comunicação, na promoção cultural ou em casos de emergência social. Para os profissionais de comunicação social é uma plataforma para divulgarem factos e histórias.

A rádio acompanhou os principais acontecimentos históricos mundiais e continua a ser um meio de comunicação fundamental. Este meio de comunicação social adaptou-se à era digital e continua a ser um meio fiável para a população, que recebe a informação na hora, sendo uma das características mais positivas da rádio.

As características da rádio como meio de comunicação de massa fazem com que seja especialmente adequada para a transmissão da informação, podendo esta ser considerada a sua função principal: a rádio tem condições de transmitir a informação com mais rapidez do que qualquer outro meio.

Entre os meios de comunicação de massa, a rádio é o mais popular e o de maior alcance público, constituíndo-se muitas vezes no único a levar a informação para populações de vastas regiões que ainda hoje não têm acesso a outros meios, seja por motivos geográficos, económicos ou culturais.

Uma das grandes vantagens da rádio sob o jornalismo impresso é que, além de informar, diverte. Além disso vence a distância sem que o repórter necessite sair do próprio local do acontecimento para transmitir notícias e está ao alcance de todos, inclusivé dos iletrados. Dos restantes meios de comunicação de massas, a rádio é o mais privilegiado devido às suas características intrínsecas. Entre elas destacam-se a linguagem oral, a mobilidade, o baixo custo, o imediatismo e a instantaneidade, a sensorialidade, a autonomia e a penetração.

A rádio foi o primeiro dos meios de comunicação de massa que deu imediatismo à notícia devido à possibilidade de divulgar os factos no exacto momento em que ocorrem. Permitiu que o Homem se sentisse participante de um Mundo muito mais amplo do que aquele que estava ao alcance dos seus órgãos sensoriais: mediante ampliação da capacidade de ouvir, tornou-se possível saber o que está a acontecer em qualquer lugar do Mundo.


Desde a semana passada que a ilha das Flores se encontra com muito deficiente recepção da emissão da RDP Antena 1 Açores, devido a uma avaria provocada pelos fortes ventos ocorridos.
Saudações florentinas!!

Sem comentários: