domingo, 16 de fevereiro de 2014

Muito má classificação dos municípios florentinos na qualidade de vida

Os Açores são a única região do país que não tem nenhum município no top 25 do ranking Portugal City Brand elaborado pela empresa Bloom Consulting.

Este ranking avaliou as áreas de negócios, turismo e qualidade de vida nos municípios portugueses, tendo classificado Lisboa e Porto no topo da lista das cidades com as melhores pontuações. No plano açoriano, Ponta Delgada (42º) encontra-se à frente, seguida pelas cidades de Angra do Heroísmo (86º), Horta (94º), Praia da Vitória e Lagoa. Os concelhos das ilhas ocidentais ficaram em posições bastante modestas: Santa Cruz das Flores em 217º, Corvo em 268º e Lajes das Flores em 300º.

Este ranking não se baseou em inquéritos, mas em estatísticas oficiais. Não foram utilizados questionários ou efetuadas quaisquer entrevistas, mas sim dados estatísticos concretos de fontes oficiais, como sejam o Instituto Nacional de Estatística, a Associação Nacional de Municípios Portugueses e o portal PorData. Na categoria "Negócios (Investimento)" foi considerada a percentagem de novas empresas sobre o total de empresas, em "Visitar (Turismo)" foi tida em conta a taxa de ocupação hoteleira e em "Viver (Talento)" foram consideradas não só as taxas de desemprego e de criminalidade, mas também o poder de compra de cada munícipe relativamente à média nacional.


Notícia: «Diário Insular» e «Diário dos Açores».
Saudações florentinas!!

4 comentários:

Anónimo disse...

A classificação dos municípios quanto à qualidade de vida não se pode medir apenas por números muito menos por estatísticas.
Mede-se pelas pessoas e por aquilo que elas sentem.
Mas não deixa contudo de ter relevância o marasmo empresarial que vivemos e a baixíssima percentagem de turistas que temos.
Isto quer dizer que chegou a altura de apostar nas pessoas e na sua iniciativa e acabar com obras de enfeite.

Anónimo disse...

é preciso apostar em obras para que dei trabalho a esta juventude e desenvolva esta ilha.

Luis Silveira disse...

Este ranking é uma treta, Lisboa a melhor cidade para se viver? Poluição atmosférica e sonora não faltam, algumas ruas cheias de lixo e excrementos de cão, o Tejo é o que se sabe, sujo, porco a não poder mais, as pessoas stressadas a correr de um lado para o outro, policiamento apenas nos grande eventos, fora isso poucos polícias se vê na rua, por isso há os assaltes que há. Nem tudo é mau, na questão da saúde, sim senhor, estão muito melhores do que nós. Mas para mim o que Lisboa tem de melhor é o aeroporto e a TAP para nos levar de regresso aos Açores.

Anónimo disse...

Luisa, tem muita razão. E mesmo no que diz respeito à saúde, atenção que muitos dos médicos que por aqui andam vêm no doente apenas uma fonte de rendimento, uma cobaia, um elemento de estatística para investigação sobre medicamentos (os quais muitas vezes são receitados para além do necessário...), esquecendo de forma consistente que na maior parte dos casos o corpo sabe como regenerar-se ... se lhe dermos tempo. Coisa que em Lisboa... não temos :-(
Virginia