segunda-feira, 12 de maio de 2014

Fim do Observatório Meteorológico

Autorizada (...) a cessão, a título definitivo, à Região Autónoma dos Açores do edifício do Observatório Meteorológico de Santa Cruz das Flores, com a faculdade de o mesmo ser demolido, por constituir um perigoso obstáculo à navegação aérea na ilha das Flores, devendo a Região Autónoma, como contrapartida, edificar o novo Observatório Meteorológico no Monte das Cruzes, em terreno sua propriedade, num prazo máximo de dois anos e de acordo com as orientações do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica. O edifício do novo Observatório, bem como o terreno da sua implantação, passará a constituir património do Estado.

Portaria de 12 de Maio de 1993
in Diário da República, 2ª Série, nº 128, 2 de Junho de 1993
Saudações florentinas!!

6 comentários:

Anónimo disse...

Boa! Notícia oportuna. Tudo para retirar um "obstáculo" à pista do Aeroporto. E agora, quantos já se construiram e estão a construir? E não faz mal, pois não? Claro que não,porque a pista cresceu! O problema era esse,e não o obstáculo.
Mas ainda bem que se lembra o compromisso assumido e não cumprido,para desencorajar eventuais tentações,numa altura em que muito se "fareja"à volta das pedras, as tais que foram numeradas antes de serem retiradas, para permitir a reconstrução. Será que ainda estão todas, com números visíveis ou não?

Anónimo disse...

onde andam estas pedras?

Anónimo disse...

Para que gastar dinheiro noutro se existe a metrologia do Aeroporto de Santa Cruz e na R.T.P.Açores e no Climaat nas Lajes.

Anónimo disse...

Ao Anónimo de 12, 07h02;
Essas pedras estavam no terreno onde está a ser construído o "Museu" (para que será mais um?), mesmo junto ao muro do parque infantil, cobertas com areia.
Como vê, estarão mesmo muito próximas das obras, que vêm crescendo para baixo!...
Não vá o diabo tecê-las e algum "inocente" operador de máquinas pense que aquilo é entulho...

Anónimo disse...

Um edificio lindo que numca devei ter sido demolido mas os principais responsáveis continuam eleitos pelo povo ,as pedras estas tenho muitas duvidas que ainda estejam todas!

Anónimo disse...

Oh Anónimo de 12/5,09H20,não é isso que está em causa!...Se fosse,não estava ninguém preocupado!...
Quando o Observatório foi demolido,já não funcionava nada lá.
Ele apenas albergava arquivos mortos.
O que está em causa, é um património arquitectónico e histórico riquíssimo,um edifício emblemático,vetusto,de rara beleleza,oferecido a Portugal pelo Prícipe do Mónaco,face importância geográfica que deu aos Açores, em matéria de observação e registo de fenómenos climáticos.
É pois,muito mais do que um edífício, o que está em causa.É uma arquitectura singular,é uma memória,é uma dádiva;só há mais um semelhante, no Faial.Até do ponto de vista turístico,ele seria uma mais valia, se pudesse voltar para o mesmo sítio. A sua localização, sobranceira ao mar,a sua torre, de onde se disfrutava de uma vista magistral sobre a baia da Ribeira da Cruz, a Ponta da Caveira,o Corvo,um vasto horizonte de mar e de serra, a Vila de Santa Cruz. Que saudades!...Que pena não ser possível compatibilizar o progresso com o que de bom havia antes dele... Será que neste caso não teria sido possível?
Diz que não há dinheiro. Há para o que eles querem. Olha se não há para a deslocação do Senhor Presidente da República à China,com uma grande comitiva...
Com a justificação de dar a conhecer o nosso País e as suas potencialidades de investimento...
Aos chineses, que abundam entre nós no comércio e não perdem tempo a comprar tudo o que é privatizado e aparece à venda...
Venham mais opiniões! Vamos fazer um movimento pelo Observatório Afonso de Chaves!... À rua|...