terça-feira, 6 de maio de 2014

Apresentação da Festa do Emigrante

A Câmara Municipal de Lajes das Flores fez a apresentação pública da XXIX Festa do Emigrante, tendo apresentado o cartaz que servirá de base à sua divulgação e promoção. A organização da edição deste ano da Festa do Emigrante ficará a cargo da Associação Cultural Lajense, com apoio do Município e do Governo Regional.

A Câmara Municipal das Lajes pretende sobretudo “promover e divulgar, junto daqueles que visitam o concelho, as nossas tradições e a nossa cultura, nomeadamente nas áreas da música, da dança e da nossa gastronomia”, como afirmou o presidente da Câmara na sessão de apresentação. Deste modo “será dado destaque à nossa etnografia, folclore, filarmónica e às nossas danças tradicionais. Haverá ainda no programa um destaque especial para a juventude, nomeadamente nos concertos e DJ’s, bem como na organização de eventos desportivos. Queremos também mostrar a quem nos visita, o nosso património conservado e recuperado, nomeadamente nas áreas da agricultura e da caça à baleia, sectores que tiveram no passado um grande impacto na economia do concelho”.

Na sessão de apresentação do cartaz, o presidente da Câmara Municipal das Lajes afirmou ainda que “sendo uma das mais antigas e mais prestigiadas festas municipais dos Açores, a Festa do Emigrante celebra sobretudo o regresso à sua terra de origem daqueles que partiram no passado para destinos mais longínquos, sobretudo para os Estados Unidos, em busca de uma vida melhor mas que apesar disso não esqueceram nem cortaram com a ligação à sua terra mãe, dando-lhes regularmente o prazer e a satisfação da sua visita.”


Notícia: "sítio" da Câmara Municipal de Lajes das Flores.
Saudações florentinas!!

22 comentários:

Anónimo disse...

Será que este ano os apoiantes do PS vão dizer mal da festa como diziam nos anos anteriores?

Anónimo disse...

eu gostava ver cantora brasileira adriana lua nesta festa do emigrante 2014.

Anónimo disse...

grande festa heheh a da fajazinha vai ser maior espero que não seja com dinheiros da camara.

Espreita disse...

realmente foi só a apresentaçao do Cartaz

Anónimo disse...

óh Espreita, com a apresentação costuma se dizer qual é o cabeça de cartaz....duh....será que és tu?

Anónimo disse...

Quatro comentários - 4 - feitos pelo mesmo cabeça de burro.

Anónimo disse...

ao 21:35: achas que és tão espertinho...mas não passas de um tolinho com mania de se esperto com tantos deste concelho.

Anónimo disse...

eu sempre fui do acordo ser comissões das festas indepedente da camara como acontece em outras ilhas, e todos os anos novas comissões.

Anónimo disse...

fala-se em festas mas não se fala num enfermeiro permanente para a casa do povo das lajes estou a ver que esta gente entressa mais as festas do que a saude num concelho que se encontra tantos estrangeiros e agora todos os dias chegam iates aqui às lajes e tude é possivel depois de uma longa viagem ter necessidade em alguma queda fazer algum corativo e não temos nada que os possa secorrer. não sei como querem que as pessoas nos visitem. já não existe bombeiros, já não existe ambolancia e não sei o que mais vai acabar. assina o sempre atento para o melhor no concelho das lajes.

Anónimo disse...

Amigo das 09;36 do dia 10 de Maio.
Tem o amigo toda a razão em dizer que não se fala num enfermeiro permanente nas Lajes,concordo a 100% consigo.
Quanto a dizer que já não há Bombeiros nem Ambulância,está errado nessa parte,continua a haver os Bombeiros nas Lajes.
Cumprimentos.

Anónimo disse...

Numa ilha com escassas 4000 pessoas não é fácil fixar médicos com o actual sistema.
Um sistema idêntico ao utilizado para a colocação de professores faria muito mais sentido e traria muito mais benefícios para os doentes.
Pelo andar da carruagem, com o número de jovens que temos a tirar medicina, para lá caminhamos.
Mais vale termos um bom centro de saúde, equipado com o que for rentável, do que duas piscas de centros de saúde.
O que é que falta então?
Falta uma boa ambulância bem equipada estacionada nas Lajes, que em poucos minutos chegue aos locais mais distantes de Santa Cruz e transporte os doentes até ao centro de saúde.
Mais, é querer despesa.

Anónimo disse...

Para se ter uma ambolancia apetrechada nas Lajes com o sistema que existe em São Miguel na Terceira e falam que será no Pico que é o carro dos primeiros secorros é necessário a presença de um Enfermeiro especializado em saber trabalhar com o aparelho em caso de ataque Cardiaco. Fala em poucos minutos das Lajes Santa Cruz, não sei se o anónimo está a pensar nas vias Rápidas Ribeira Grande Ponta Delgada ou Praia Angra é que das Lajes, Santa Cruz com tantas curvas um doente com um ataque cardiaco quando chegar à Ribeira Funda já está Morte. Por isso é necessário na Casa Do Povo das Lajes um Enfermeiro especializado nestes aparelhos para establizar o doente até ele chegar ao Hospital Mais próxima que neste casa seria o da Horta.

Anónimo disse...

estes aparelhos, chamados desfibrilhadores, não exigem grandes especialistas.
Quase todas as cidades já os tem, dispersos pelas ruas principais.

Anónimo disse...

Gostava que o anónimo do dia 11 das 14:12 por favor me disse-se qual é a via rápida que usa para chegar das Lajes a Santa Cruz em poucos minutos, ou será de Santa Cruz as Lajes? Desde já agradeço,e que eu demoro pelo menos entre 20 a 25 minutos,o que para um doente e muito tempo, mas se calhar não conheço bem o caminho certo.

Anónimo disse...

para fazer uma viagem lajes, santa cruz em 25 minutos é precisa picar bem no acelarador.

Anónimo disse...

Por esse vosso ponto de vista as populações das outras freguesias distantes também tinham direito a um enfermeiro permanente. Lajedo, Mosteiro, Ponta delgada e todas as outras exigiriam igualdade, mas não é possivel, nem faz qualquer sentido. Sabem quantos milhares de pessoas por esse país foram habitam a mais de 20 km de um centro de saude?? Imaginem se todos exigissem uma ambulancia e um enfermeiro à porta de casa.

Anónimo disse...

Eu vi logo que este burro das 14.09 era de santa cruz, já é a segunda vez que ele vem com esta conversa de ignorante, segundo leva a crer que tem muita inveja das Lajes, mas não vale a pena e lhe dou um conselho que é enrroscar o rabo e meter-se debaixo da mesa.

Anónimo disse...

Pois pelo seu ponto de vista, anonimo das 14:09 estou a ver que afinal só e preciso ambulância e centro de saúde em Santa Cruz, que deve ser onde você mora, ou então trabalha la, se calhar e mesmo no centro de saúde.Pois tudo bem e que seja muito feliz, porque estou a ver que só pensa em si,e portanto deve estar bem servido.

Anónimo disse...

fala -se da festa do emigrante aparece que a festa vai ser a frente dos paços de concelhos e pela noite dentro vai ser na gaiola que o joão fez no recinto da festa que já lá vão 25 anos.

Anónimo disse...

Acho muito bem na varanda do Municipo, sentam-se as identidades e esposas e maridos, no coreto actua os Presidentes (Camara e Assembleia)Associação Cultural e Filarmonica e orquesta. à noite os jovens na gaiola, quim Barreiro na garagem da vizinha, sopas pagas quem quizer comer. barracas em aluger, 20mil euros...

Anónimo disse...

este que diz barracas a 20 mil euros deve tar a brincar, onde é que se faz nas flores lucros ans festas maiores para pagar barracas de 20 mil euros,isto aqui não é as festas de são joão na terceira.

Anónimo disse...

Pelo que diz o anónimo do dia 17 das 21:59,realmente a festa do emigrante vai ser um grande espetáculo, isto deve ser mesmo para as entidades e respetivas famílias serem filmados na varanda do município,e os presidentes no coreto,e o máximo, será uma festa muito falada nas redes sociais.