sexta-feira, 30 de maio de 2014

Avaria em segmento do cabo de fibra óptica mas não afectou comunicações

O cabo de fibra óptica que liga o Faial às Flores está avariado e não pode ser utilizado. A empresa responsável pela instalação do cabo já ordenou o regresso aos Açores do navio que efectuou a operação em Outubro do ano passado. Apesar da avaria, as ligações por fibra óptica continuam a ser efectuadas através da ligação ao Corvo e à Graciosa.

A empresa FibroGlobal concluiu a ligação do cabo de fibra óptica às Flores e ao Corvo em meados de Outubro do ano passado. Na altura, o navio especializado neste tipo de operação lançou o cabo em três segmentos diferentes: um primeiro segmento que ligou a Graciosa ao Corvo, um segundo entre o Corvo e as Flores, e um terceiro segmento que ligou as Flores ao Faial.

É esta última ligação - que concluiu o anel de fibra óptica entre todas as ilhas dos Açores - que está agora avariada. Os serviços suportados por este segmento continuam operacionais porque a ligação às outras ilhas permite manter o serviço. De qualquer forma, a empresa diz ter acionado imediatamente os mecanismos para reparar a avaria.

A caminho dos Açores já se encontra o navio que lançou o cabo, no sentido de repor as ligações de fibra óptica. O navio Peter Faber deverá chegar a Ponta Delgada no início da próxima semana, seguindo depois para o Faial. A FibroGlobal adianta também que o local da avaria já foi detectado e estima que a reparação não demore mais do que sete dias.


Notícia: «TeleJornal» da RTP Açores, edição de ontem (29 de Maio).
Saudações florentinas!!

14 comentários:

Anónimo disse...

Eu disse na altura que este cabo pelo lugar que entrou em pouco tempo ia avariar, e o que liga ao Corvo tambem não dou muito tempo, o melhor é irem activando a parabolica.

Anónimo disse...

Cá está o da cana roca ......

Anónimo disse...

Pois é, a rebaixar tudo e nem sequer leu o artigo que explica que o cabo partiu perto do Faial...

Anónimo disse...

Não é.
É outra criatura de Alá, muito entendida em monda, podas e cabos de fibra óptica.

Anónimo disse...

pois...pois...eu tambem estava a prever que o cabo ia avariar pelo o lugar onde entrou e deixa-me dizer como diz o anónimo das 11,02 agora um dia vai à vida o que liga o corvo, nem sequer durou um ano.

Anónimo disse...

eu li aqui na altura da passagem do cabo, alguem que dizia deixem ficar o barco nas flores que o cabo não vai durar muito pelo o lugar que passou em santa cruz, e agora vejo que esta pessoa tem razão. eu estava a notar já de algum tempo que havia uma certa lentidão na internet.

Anónimo disse...

Sempre ouvi dizer que, quem não sabe,inventa.É claro que isto não se passa com as pessoas prudentes,sérias e bem intencionadas, mas sim com aquelas que não têm escrúpulos,e são maldosas e intriguistas.Se além destes atributos tiverem também uma boa dose de ignorância na matéria de que falam (sim porque niguém é totalmente ignorante!),então ainda vai melhor.
É o que se está a passar com a avaria do cabo de fibra óptica. Quem sabe o que é a avaria? Trata-se de uma tecnologia novíssima, de que pouca gente entende, a não ser que, quem sabe, o explique muito bem;o que em regra, não acontece, pois os técnicos não podem nem devem faze-lo, a não ser a quem de direito!
Depois,onde será a avaria? Também ninguém disse, creio.
Por isso, não sabemos, ponto parágrafo! Não inventemos.
Por último,o que têm de extraordinário uma avaria?
Quantas vezes não terá avariado a antena do Morro Alto, necessitando de intervenções técnicas de que nós nem nos teremos apercebido!... Não avariam os automáveis, os barcos, os aviões,tadas as máquinas ...
É claro que toda a gente, incluindo aqueles que aqui opinam, sabe isso!...
Por isso, o que está em causa, não é isso. É outra coisa.É o sítio da amarração. É essa "maldita" Santa Cruz,que se se pudesse afundar,já estava.
Mas também nisso, foi quem sabe, que entendeu que devia ser alí e pronto! Da mesma forma que as coisas que foram feitas nas Lajes,igualmente decididas, bem ou mal,por quem de direito, estão lá e pronto igualmente!
Entendidos?

Anónimo disse...

O cabo passou naquele péssimo buraco, que para mim não foi a decisão mais corecta mas sim decisão que me leva acreditar politica. È facil de saber a que distância está avaria.

Anónimo disse...

ao azinino das 23:28, deve ser o inteligente da terra!
eu só respondo à parte da avaria porque é a única coisa que me interessa! A avaria fez com a velocidade baixasse, principalmente à noite, e as quebras da linha são mais frequentes.
"entendido"?

Anónimo disse...

Sempre esteve entendido. Eu não disse ao contrário.
A avaria sabe-se, é perto do Faial.

Anónimo disse...

estavam a falar á praça que avaria era mesmo ali nas rochas onde o cabo entrou e era uma pessoa entendida no assunto.

Anónimo disse...

Até por onde passa um simples cabo de fibra óptica, nas profundezas oceânicas, dá azo a bairrismos tolos e a definições de fronteira.
Gente atrapalhada, quanto mais longe da porta melhor.

Anónimo disse...

eu tambem ouvi este mexerico na praça que o cabo tinha rebentado nas baixas onde entrou.

Anónimo disse...

tinha razão a pessoa que tinha dito que o cabo não ia durar muito só gente doida é que passa um cabo naquele lugar com um lugar belissimo no porto das lages.