quarta-feira, 7 de maio de 2014

Peça infantil «Dom Rodrigo, valentão»

Na era das tecnologias, informática e globalização, a internet é uma união global mas sem sombra de dúvida um paradigma da ambivalência que domina a sociedade moderna. Este foi o modo tomado pelo Grupo de Teatro A Jangada para levar à cena uma peça de teatro infantil, cujo tema é exactamente o alertar as crianças (e porque não os adultos) para o perigo que pode ser o mau uso da internet.

Com a excelência e profissionalismo a que já nos habituou, A Jangada proporcionou um serão agradabilíssimo e divertido a todos os que escolheram o auditório da Escola Secundária das Flores para assistirem à estreia de “Dom Rodrigo, o Valentão”, com texto de Fernando Oliveira, encenação de Joaquim Salvador para um elenco de luxo: António Lopes (no papel de Megabyte), Cristina Carvalho (como Ritinha Dedo Rápido), Cristina Ribeiro (Inspectora Sardinha), Domingos Fontoura (Dom Rodrigo), Lília Silva (Dragão Papa Moscas) e Nídia Mendonça (Inspectora Pista Falsa), e não esquecendo todos os que nos bastidores dão o seu melhor para que tudo esteja nos conformes na hora da subida dos panos, a saber e para esta peça: Luísa Gonçalves, Rita Fernandes, Cristina Carvalho, Cecília Estácio, Diana Reis, William Braga, Paulo Mateus, José António Castro e Hélder Pulido.

Após a estreia na ilha das Flores, o Grupo de Teatro A Jangada voou para outras paragens teatrais, desta feita a ilha do Faial. Muitos parabéns a todos os responsáveis pelo estrondoso sucesso que foram as seis actuações em dois dias (28 e 29 de Abril, que estas imagens mostram) na cidade da Horta, mais concretamente no auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, onde cerca de 400 pessoas não quiseram perder a oportunidade de assistir a um verdadeiro momento de teatro.

Este vídeo, com o integral trabalho na referida ilha do Faial, é disso testemunho e mostra a altíssima qualidade com que A Jangada - Grupo de Teatro presenteia todos aqueles que têm a oportunidade de usufruir dos momentos teatrais desenvolvidos.

Obrigado ao Grupo de Teatro A Jangada, à Biblioteca Pública e Arquivo Regional da Horta, à Luísa Silveira pela ajuda na produção e a todos os - que de uma forma ou de outra - tornaram possíveis estas imagens.


Vídeo: YouTube de José Agostinho Serpa.
Saudações florentinas!!