terça-feira, 28 de outubro de 2014

Açores perdem receita de 37,4 milhõ€$

Passos Coelho disse "sim" à redução de 30% em relação às taxas nacionais, mas diz que não pode haver aumento de transferências da República. Assim, a Região fica a perder.

A abertura do primeiro-ministro para alterar dos actuais 20% para 30% o diferencial fiscal nos Açores, anunciada na sua primeira visita oficial a esta Região Autónoma, representa um presente “envenenado” que contraria a proposta do Governo Regional presidido pelo socialista Vasco Cordeiro.

O Executivo açoriano pretendia que a baixa da carga fiscal fosse acompanhada do correspondente reforço das transferências da República para a Região, de modo a compensar a quebra na cobrança dos impostos que constituem receitas próprias da Região. Passos Coelho deixou claro que estava receptivo à redução de impostos, mas contrariou a pretensão do Governo Regional num tema que não fazia parte da agenda da cimeira entre os dois governantes.

A questão foi introduzida pelo líder regional do PSD, com Duarte Freitas a propôr, nas vésperas da visita do primeiro-ministro, a reposição "com urgência" dos 30% do diferencial fiscal no arquipélago (a diminuição máxima que os impostos podem ter em relação ao Continente), dizendo ter "fundadas esperanças" de que haveria resposta positiva de Passos Coelho nesse sentido.

"Esta proposta do PSD/Açores é uma esperteza apressada porque dá com uma mão e tira com a outra. Estamos todos de acordo com a reposição fiscal. O que diferencia o PSD/Açores é que omite a correspondente reposição dos recursos que foram retirados aos açorianos", reagiu o vice-presidente do Governo Regional. Sérgio Ávila acrescentou que "por decisão do PSD e do CDS-PP, os açorianos estão a pagar mais impostos para que o Governo da República poupasse com os Açores".

Duarte Freitas estima que esta medida devolve aos açorianos cerca de 50 milhões de euros. Diferente previsão tem o Governo Regional, que aponta para uma perda de receita na ordem dos 37,4 milhões de euros. Ou seja, os contribuintes locais ganham, mas é o Governo Regional quem perde.


Notícia: jornal «Público».
Saudações florentinas!!

9 comentários:

Anónimo disse...

Passos Coelho escancha o diferencial fiscal em cima dos Açorianos.
Não pagamos de uma maneira, pagamos de outra.
Que é que esta criatura veio cá fazer?

Anónimo disse...

Os Açores também têm de pagar o forró do despesismo, que não foi pouco, em obras de fachada que não servem para nada. Depois de tanto subsídio, continuamos a zona de maior desemprego, pedir não custa, inteligência e planos para combater a pobreza (de que não se fala nos organismos oficiais) é que é mais difícil. Passos Coelho pode ter muitos defeitos, mas ao menos não esteve com demagogias e eleitoralismos. Trabalhem e deixem de pedinchar e enganar os açorianos. Não sabem fazer nada sem mama? Ah, pois é, pensar e trabalhar nos gabinetes é mais difícil do que dar tachos, e aparecer na televisão.

Anónimo disse...

Se Portugal não tem dinheiro o que andam a fazer passos Coelho e Paulo Portas um para o México outro para os Açores e assim se gastam milhões que são muitos que vem e paga Zé Povinho. No tempo do Salazar ele resolvia os Problemas de Portugal pelo telefone, e telefone de manivela com pilhas para ser alimentado em casa, hoje a electrónica está moderna nem é preciso sair da cadeira que já se fala de cara a cara.

Anónimo disse...

A frota de viaturas do estado em Lisboa vai ser toda renovada.
Os desmandos do BPN e, ao que deu a entender o 1º ministro que escolhemos, do BES, vão albardar todos os portugueses.
Todos, com os nossos mirrados impostos, vamos pagar trafulhices, incompetência e pouca vergonha.
Porquê?
Tendo em conta os jornais (se é que se pode) porque a os interesses particulares de quem nos governou e governa misturam-se com as trapaças desses bancos.
É justo vir ao Açores apoiar o abaixamento de impostos, se forem os açorianos a pagar?
É sério vir aos Açores, acompanhado da Secretária de estado não sei das quantas, Berta Cabral, virar costas aos trabalhadores da base das Lajes, lavar as mãos bem lavadas, e deixa-los à deriva?
E o aeroporto da Horta?
E a certificação da iluminação do aeroporto das Flores, que permite operações noturnas?
Nada. Este primeiro-ministro veio aos Açores gastar os nossos suados impostos em passeatas, campanha eleitoral e petiscar queijo.

Anónimo disse...

Anônimo das 22.37: Então as frotas do estado vão ser todas renovadas? É para rir, não?
Quem pôs os portugueses a pagar os desmandos do BPN foi o Sócrates. No caso do BES não é assim.
Não foi o Governo dos Açores que quis baixar os impostos? Demagogia pura na presente situação. Aeroporto da Horta e das Flores? Gastar, gastar e depois é só pedir dinheirinho. Afinal quer impostos baixos ou quer pagar mais?
Quantas viagens aos Estados Unidos já fez o Governo dos Açores? Foi para resolver o problema das Lajes?

Anónimo disse...

outra vez carros novos e depois diz que vai fazer mais cortes nos ordenados em 2016. haja paciencia para aturar esta politica.

Anónimo disse...

Viagens? Mas as comitivas políticas por acaso viajam?
Acho graça que são representantes do povo, neste caso florentino, e ninguém os vê. Nem por uma questão de cortesia. E quando os vemos é de mão estendida a pedir". Estes sim são os verdadeiros pedintes.
A frota do estado não precisa ser renovada, bastam as viaturas de aluguer, e quanto ao BES e BPN nem vale a pena comentar pois é o expoente máximo da corrupção portuguesa e demonstra bem a podridão e promiscuidade da nossa classe política, toda ela sem excepção!
O corte da despesa deveria começar na própria classe política, no exemplo de poupança, que pura e simplesmente não existe, e talvez houvesse o tal "dinheirinho" para a certificação da iluminação do Aeroporto das Flores, que tanta falta nos faz, mas não vale a pena gastar a saliva com palavras para pessoas que estão literalmente cegas por uma cor partidária e por um cada vez mais repugnante estado democrático, feito de incompetentes, sujeitos à sua manutenção num lugar de topo.

Anónimo disse...

Vão.
As despesas com mordomias e carros de luxo vai aumentar.
E porquê?
Porque esta gente não papa Francisco que andou no Brasil de mini ou como o Presidente Teófilo Braga, que ia para Belém no eléctrico.
Esta gente entende que o prestigio dos governantes mede-se pelo luxo e pela forma como impressiona os indígenas.
Foi do linheiro cavaquista que saíram os que empanturraram o BPN, alguns dos quais zarparam para o estrangeiro, vivendo em Cabo Verde.
Todos nós, para salvaguardar os investimentos deles e branquear a fortuna que a politicada toda ganhou, é que estamos hoje a pagar.
O BES, como facilmente se adivinha, vai cair em cima dos portugueses. É uma questão de tempo. Parte do dinheiro que pedimos e pagamos juros, é para "almofadar" os desmandos da finança.
E nós nos Açores que culpa temos da mediocridade que grassa em Lisboa e tem grassado de forma quase continua nos últimos 35 anos?
Quem quer ilhas, paga-as.
Este governo Passos Portas já desrespeitou os Açores e o governo que os Açorianos livremente escolheram mais do que uma vez.
Os impostos tem de ser mais baixos nos Açores porque os custos de viver em ilhas são mais altos. Isso tem de ser devidamente reposto, coisa que este desorientado governo não quer. Dar com uma mão e tirar com a outra é coisa de quem não presta.
Os aeroportos da Horta e das Flores são o único meio de saída e chegada das pessoas à sua terra. Porque vivemos em ilhas, coisa que essa gente não sabe o que é.
São necessários, por isso o dinheiro ali gasto não mal empregue.
Foi uma vergonha ver Berta Cabral em cima de um palanque vermelho, no meio do nevoeiro a receber honras militares, enquanto um dos principais problemas que nos afectam, a base das Lajes e as centenas de pessoas que vão ficar sem trabalho, lhe passar alegremente ao lado.
Repito: essa gente, para além de petiscar queijo e de se fazer passear, fez por aqui mais alguma coisa?

Anónimo disse...

o bes é mais um que vai empobrecer mais os já pobres dos portugueses, e enriquecer aqueles que já estão ricos. foi o que aconteceu com bpn.