segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Assim foi a Festa de Santo Cristo dos Milagres, na freguesia da Fazenda

Desde há séculos que a crença religiosa faz parte das populações, independentemente do credo religioso praticado. Em Portugal, nos Açores e na ilha das Flores são vincadamente crentes na religião católica, bem como as suas práticas.

Desta feita a paróquia da Fazenda realizou a sua festa do padroeiro Santo Cristo, que com todo o rigor e tradição fez as delícias a todos os que ali se deslocaram com a finalidade que só cada um sabe...

A igreja engalanada a rigor, diria mesmo de elevadíssimo requinte e bom gosto, esteve aberta para receber todos os que pretenderam, e foi palco para as cerimónias religiosas que a esta festa estão ligadas, presidida pelo padre José Trigueiro. Ao final da tarde um concerto pela Filarmónica Nossa Senhora dos Remédios, com a qualidade que vem sendo apanágio, para logo depois abrilhantar a procissão que percorreu algumas ruas da freguesia da Fazenda levando consigo inúmeras pessoas que, cada qual a seu modo, viveram cada momento de interiorização e meditação.

Obrigado à Paróquia da Fazenda, aos padres José Trigueiro e José Alcino e ao diácono Luís Alves.

Como vem sendo hábito, Costa Ocidental tenta estar presente no maior número de eventos possível. No fim-de-semana de 1 a 3 de Agosto aconteceram dois eventos de relevância na ilha das Flores: a festa do Cais das Poças sobrepôs-se à festa de Santo Cristo, na freguesia da Fazenda. Dada a impossibilidade de estar nos dois lugares em simultâneo, foram captadas imagens dos dois eventos, no entanto tendo ficado algumas actividades por registar em ambos os casos, mas o elementar e relevante pensamos que foi captado.

Obrigado a todos os que, de uma forma ou de outra, tornaram possíveis estas imagens. Obrigado especial à Luísa Silveira, pela ajuda na produção.


Vídeo: YouTube de José Agostinho Serpa.
Saudações florentinas!!

6 comentários:

Anónimo disse...

vou aqui levantar dois problemas ,que no fundo se resumem a o mesmo com soluçoes ou falta delas muito simples . todos sabemos que pessoas reformadas ou invalidas nao podem casar porque perdem as reformas , bem, ainda nao percebi bem qual a gravidade do problema em alterar a lei , so mesmo por teimosia ou falta da vontade , havendo pessoas que queriam se se casar mas so não o fazem porcausa de não perderem a suas reformas , a alteração da lei não vai por o governo mais ou menos pobre nem leva qualquer partido a perder ou deichar de perdeer votos a outra questao prende se com a igreija catolica porque para quem quer casar ao catolico obrigatoriamente tem de estar a o cevil ,isto em portugal . porque em outros paises como espanha não e obrigatorio estar casado ao cevil porque isto foi acordado esntre a sante se e o governo espanhol , inflismente não porque motivo não se fez ou faz o mesmo em portugal , separação de casamentos cevil pra um lado catolico pra outro um nada tem a ver com o outro .

Anónimo disse...

muito bem dito anónimo das 23,01. A lei está a favor dos políticos e eles quando vão para as reformas levam uma grande saca de dinheiro e se ficarem viúvos tem quanto queira até para lhes lavar os pés.

Anónimo disse...

Ser viúvo não é fácil, não.

Anónimo disse...

Alguém aqui está fora do contexto, mas até posso ser eu. O que é que estes comentários tem a ver com a festa da Fazenda?

Anónimo disse...

Está tudo contextualizado!
São os viúvos da fazenda que aproveitaram a festa para manifestarem revolta.

Anónimo disse...

Vídeo, muito bom (como é costume). Texto descritivo é que poderia estar melhor... ou simplesmente resumir-se à descrição do evento... o discurso de "criou-se o mundo... e houve festa na Fazenda" acaba por diminuir a mensagem que se quer transmitir. Apenas uma sugestão para melhorar o bom trabalho já realizado.