terça-feira, 7 de outubro de 2014

Centro de Saúde precisa de enfermeiros

Os Centros de Saúde das ilhas mais pequenas dos Açores estão a funcionar apenas com um enfermeiro no turno da noite, o que para o sindicato é grave e já não se justifica.

"A partir da meia-noite está um enfermeiro sozinho a assegurar o serviço de atendimento de urgência e o serviço de internamento. Isto não é possível continuar mais. Já existem enfermeiros formados disponíveis para trabalhar", salientou o presidente da direção regional dos Açores do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.

Segundo Francisco Branco, as Unidades de Saúde de ilhas como Flores, Santa Maria ou Graciosa "não têm ainda o número de enfermeiros suficientes que permita prestar cuidados com segurança", já que o enfermeiro não consegue "tomar conta de 15 doentes internados e simultaneamente vir ao serviço de urgência".

O sindicalista disse não ter um levantamento feito do número de enfermeiros necessários na Região, mas alertou para a situação dos Centros de Saúde das ilhas mais pequenas, já que este ano foi autorizada a contratação de 105 enfermeiros mas os hospitais absorvem a maior parte.

Francisco Branco aproveitou para criticar a forma como os partidos costumam conduzir a discussão em torno do Serviço Regional de Saúde, considerando que tem por base a conquista de votos em vez das reais necessidades dos açorianos.


Notícia: «Açoriano Oriental» e «Correio dos Açores».
Saudações florentinas!!

30 comentários:

Anónimo disse...

tantos sem trabalho nos açores, não sei como faltam enfermeiros.

Anónimo disse...

O Serviço Regional de Saúde está, como se sabe, rebentado de dívidas.
E ninguém sabe como é que se vão pagar.
Vem agora este armado em provedor dos doentes, pedir mais contratações dos da classe que representa, e mais despesas em cima dos contribuintes.

Anónimo disse...

os deputados se ganhasem 1,3oo euros por mês já dava para contratar vários enfermeiros, é que deputado não faz falta nos açores e os enfermeiros faz muita falta para a nossa saúde.

Anónimo disse...

Tem toda a razão o anónimo das 7,49 os Enfermeiros fazem mesmo muita falta a nós são eles que em parte tratam da nossa saúde, e os deputados tratam da nossa algibeira.

Anónimo disse...

Os(as) deputados(as) se ganhassem 1300 euros morriam à fome!
Aquela gentinha está habituada a muitas mordomias e andarem com eles ao colo! Já enoja a soberba de certas figuras, ditas da classe política!
A decadência do sistema de saúde é de tal forma que não faltará muito para ficarmos com medo de adoecer. É cada vez mais notável que a intenção da classe política, sem excepção, é acabar com o chamado Estado Social, prejudicando assim aqueles que mais necessitam.

Anónimo disse...

1.300 euros é muito dinheiro para os deputados não fazerem nada. quem deveria estar a receber este dinheiro e mais algum era os médicos e enfermeiros são pessoas que tem grandes responsabilidades.

Anónimo disse...

Abaixo com o ordenado dos deputados,cresçam o salário dos médicos e enfermeiros,os deputados ganham sem fazerem puto,não merecem.

Anónimo disse...

Deixem os deputados em paz!
São o espelho da sociedade, da cultura, do exemplo, ou seja, de tudo! Mas tendo em conta o fraco grau social em que vivemos.

Anónimo disse...

Acabar com os Deputados e voltar ao Governador Civil na Horta Angra e Ponta Delgada, assim poupamos milhões por ano e este dinheiro poderia ser distribuido para uma mulhor saúde.

Anónimo disse...

Metade dos deputados davam e sobravam.
Não temos meios nem geramos riqueza - somos só 230000 - para pagar 57 politicos profissionais, que nem um diploma em portugues correcto sabem redigir.
O exemplo de contenção e de serviço público, poupando as algibeiras dos contribuintes, devia começar por cima. Pelos dirigentes que temos.
Vão para alí fazer teatro, ouvirem-se a si próprios, uns a façar bem, pagos para isso, outros a falar sempre mal, pagos para isso, sem ninguem, com o minimo de descrição, lhes passar cartão.
A politica nos Açores e em Portugal enjoa que tomba.
Ou isto muda .- para todos e não só para os indefesos, ou o estouiro está próximo.

Anónimo disse...

Os usos e abusos de atestados, baixas, comparticipações e xulice desenfreada à conta dos impostos de todos, tornou-se uma pouca vergonha.
Esse enfermeiro devia era dar graças a Deus por ainda ter emprego cá, porque no continente o governo empurrou-os todos para a inglaterra.

Anónimo disse...

desculpem dizer mas a pouco tempo vi nas notiçias nacionais imaginem o jornalista e a peça que se seguia a dizer que ja havia deputados a passar dificuldades financeiras e dificuldades por causa do ordenado . onde isto ja chegou ?????

Anónimo disse...

estão a ganhar muito é reduzir para ordenado de 1000 euros por mês e assim já há dinheiro para todos.

Anónimo disse...

Fui a todas as festas no nosso concelho (Lajes) este ano não vi nenhum politico em procissões e não ser o Presidente C.M. em todas a tocar musica o vice presidente e o deputado do PSD na Lomba, a deputada nas Lajes, estão cansados do ano passado...

Anónimo disse...

Estás a faltar à verdade o deputado do PS foi a muitas, mas deve trabalhar para a MEO ele está sempre ao telemovel, falar com a população faz favor, falta dois anos.

Anónimo disse...

mas estes dois anos estão a ser grandes parece que nunca mais chega ao fim.

Anónimo disse...

O anónimo das 22:42 está enganado.O deputado do PSD anda mais nas festas de Ponta Delgada do que nas da Lomba, e oferece a vaca para as sopas é para a Caveira, nem sequer é para a Lomba, onde há sopas todos os anos.
Ele bem que podia cortar aqueles pés de uva de cão que tem em frente à casa, alí naquele vietnam

Anónimo disse...

Dar a vaca para a caveira muito bem a lomba ele pensa que é dele, a Fazenda o que ele tem é muitas terras votos poucos,nas lajes tem algumas pessoas conhecidas, e amigas falsas, como exemplo a mandatária dele na minha freguesia disse vou abraçar esse projecto do Bruno e do PSD, nas outras eleições abraçou o projeto do PS, é uma mulher de muitos abraços, o Deputado Bruno arrumou os antigos de uma forma ou de outra os PSD antigos e sérios e começou a lidar com crianças, o resultado apareceu nas urnas, pelas próximas vai ter difilcudades para fazer uma lista com PSD que abraçem o projecto dele.

Anónimo disse...

O Deputado do PSD escolher bem nas ultimas eleições,a de P.Delgada está do PS, a das Lajes mandatária está no PS,

Anónimo disse...

O nosso deputado aprendeu muito com o joão, vem as Flores Duarte Freitas ele não convida os militantes do PSD convida certas pessoas para não falar dos problemas, joão na altura de eleições para a comissão politica, não informar certos militantes, que sabia que não votavam nele, será que Bruno vai fazer o mesmo, vou e muitas pessoas vão tambem estar atentos.

Anónimo disse...

P.Delgada terminou foi uma fantasia de crianças, ou algum sonho, resultado uma ilusão para todos os florentinos.

Anónimo disse...

Será que a ilusao dos florentinos é PSD ou também o PS.

Anónimo disse...

Mas vocês não vêem outros para para pegar senão com a deputação florentina?
Muito trabalham em prol das Flores e ainda há povo que não está contente com o excelente desempenho destas digníssimas criaturas!

Anónimo disse...

nesta altura acho que a maior das ilusões dos florentinos, em especial os do concelho das lajes foi acreditarem no P.S.

Anónimo disse...

Sei que não tem nada a ver com a noticia nem com os comentarios anteriores, mas uma vez que Sr. do RiscarDireito me rejeitou de amigo no Facebook, aproveito para falar aqui.
É que este Sr. (Riscardireito), colocou uma foto, criticando, a areia que está junto à casa do falecido José Farelo. No entanto, está esquecido que quando teve o muro da sua casa na rua de cima na Fazenda das Lajes, caído na estrada, nunca se dignou a limpar...e foi chorando, chorando até que alguém fosse limpar e arranjar o muro...

Anónimo disse...

Por acaso, e só por acaso, estou muito insatisfeito com a governação socialista no concelho das Lajes!
Embora saiba que a conjuntura económica não é a mais favorável, também sei que se poderia fazer um pouco mais em prol da população Lajense.

Anónimo disse...

Tem toda a razão anónimo das 13:57 os nossos deputados trabalham tanto , reuniões com as nossas identidades, empressário: agricultores, pescadores,associações,culturais e desportivas, império do espirito Santo, reuniões com a população nas próprias freguesias,etc...

Anónimo disse...

Ainda faltam dois anos para eleições! Quando chegarmos lá, eles aparecem como abutres à procura do tacho! Aí toda a gente vai ter oportunidade de falar com tão honrada gente!

Anónimo disse...

Andarem um verão inteiro atrás de procissões. Nada mais ajustado a essa cambada que pouco mais sabe fazer.

Anónimo disse...

é só festas e gastar o dinheiro para um lado 4500 para outro 4000 bem poupadinho daqui
a uns dias dava para fazer a piscina no porto.