sexta-feira, 17 de outubro de 2014

FAP resgata dois tripulantes de veleiro

Dois tripulantes de um veleiro com o motor avariado, que navegava a cerca de 110 quilómetros a oeste da ilha das Flores, foram ontem resgatados pela Força Aérea Portuguesa.

Segundo o Comando da Zona Marítima dos Açores, os dois tripulantes, ambos de nacionalidade sueca, seguiam no veleiro Chilom que navegava “sem energia a bordo e com as velas seriamente danificadas pela força do vento".

"O veleiro, registado em Gibraltar, largou das Bermudas a 19 de Setembro em direção aos Açores, tendo sido surpreendido pelo mau tempo já na fase final da viagem", sendo que o pedido de auxílio foi recebido ao final da manhã de quinta-feira (ontem).

Na operação de salvamento esteve empenhado "um helicóptero EH-101 e o avião C-295 da Força Aérea Portuguesa para resgatar os tripulantes, tendo um deles suspeita de fratura das costelas".

O Comando da Zona Marítima dos Açores adianta ainda que os tripulantes foram resgatados "a meio da tarde, em condições muito adversas, com ventos na ordem dos 80 quilómetros por hora e ondulação de 8 a 10 metros", e foram posteriormente transportados para o Hospital Santo Espírito, na ilha Terceira.


Notícia: «Açoriano Oriental» e «Jornal de Notícias».
Saudações florentinas!!

3 comentários:

Anónimo disse...

Por acaso já tinha lido esta noticia, agora pergunto quem rebocou o iate ou ficou à deriva esperando melhoria de tempo.

Anónimo disse...

Estas tripulações deveriam ser condecorados todos os anos pela época do 10 de Junho, em vez de outros parasitas que são condecorados pelo facto de serem unicamente jet-set. Estes Homens e mulheres é que são verdadeiramente HERÓIS.
Bem hajam a todos. Quantas vidas estes Homens e Mulheres já não salvaram? Ninguém fala nisto.
Pena que nas Ilha mais pequenas não estejam cediados tripulações para que não haja uma discrepância entre a requisição do avião e a devida autorização para que o mesmo se desloque à Ilha das Flores. Já senti isto na pele.
A estes HERÓIS o meu muito obrigado. BEM HAJAM

Anónimo disse...

Grande Iquipa, e que Deues vos dei muita sorte e coragem. Com a vossa coragem e dedicação vocês tem salvado muitos seja de uma Ilha para a outra seja em alto mar com ventos fortes.