sábado, 4 de outubro de 2014

Regulador recomenda aumento da água

A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores (ERSARA) está a preparar uma recomendação para o aumento das tarifas de água cobradas aos consumidores finais, para que se consiga suportar as despesas dos serviços.

Na apresentação do relatório anual do controlo da água para consumo humano relativo a 2013, o presidente da ERSARA referiu que algumas autarquias açorianas estão a cobrar tarifas de fornecimento “demasiado baixas” para os custos: “Estamos a preparar uma recomendação para apresentar aos nossos parceiros, no sentido de aumentarem as tarifas que cobram aos consumidores finais, de forma a que possam suportar parte das despesas nestes serviços”.

Hugo Pacheco referiu que um eventual aumento no preço da água deverá ter em conta, porém, princípios como o da “acessibilidade” e “sustentabilidade”, além de uma atenção especial às famílias numerosas e carenciadas. O responsável lembrou que a ERSARA apenas poderá fazer recomendações em matéria de tarifas de água, uma vez que essa “é uma competência das autarquias”.

De acordo com a ERSARA, a qualidade da água potável distribuída pelos dezanove concelhos dos Açores é, em geral, de “boa qualidade e boa para o consumo humano”. Hugo Pacheco recordou que, dos 19 concelhos da Região, apenas Lajes das Flores apresentava no ano passado resultados “medianos”, devido à deficiente desinfecção da água. Segundo o responsável, a Câmara Municipal de Lajes das Flores já instalou, em Junho deste ano, um novo sistema automático de desinfecção da água, que, como indicam as análises mais recentes, demonstram que o problema “já está ultrapassado”.

De acordo com os resultados das 21.671 análises à qualidade da água efectuadas nas nove ilhas dos Açores durante o ano de 2013, existiam quatro concelhos que apresentavam um indicador de 100% no parâmetro de “água segura”: Corvo, Santa Cruz das Flores, São Roque do Pico e Angra do Heroísmo. Mais de metade dos concelhos da Região apresentava também um “bom desempenho” em matéria de qualidade da água (superior a 99%) e quatro municípios registavam valores superiores a 98%.


Notícia: «Açoriano Oriental» e «Correio dos Açores».
Saudações florentinas!!

6 comentários:

Anónimo disse...

As politicas de distribuição gratuita acabam, como se vê, no abandalhamento.
Gasta-se sem ser preciso, desrespeitando as regras mais elementares do bom senso, e as autarquias não tem como garantir qualidade, porque o sistema não gera receitas e não tem sustentabilidade.
Anda a Camara Lajense a remendar asneirada, fruto de anos e anos de incúria e de uma brutal irresponsabilidade.
Democrática e humildemente pergunta-se, sem ofensa para ninguém: quem é que defende as pessoas e a sua saúde?

Anónimo disse...

Pois é, tratam a água, mas os meus cágados morreram todos no mesmo dia da semana passada. Se não foi da água, do que foi?

Anónimo disse...

Foi porque a praia desceu.

Anónimo disse...

Eu defendo a saúde, mas também defendo um enfermeiro todo o dia para servir o Concelho das Lajes. E já agora pergunto para quando o inicio das obras na casa do povo das Lajes para o Posto de Saúde.

Anónimo disse...

Foi dos excessos de cagança que normalmente os lideres sem espelho tem.

Anónimo disse...

Pois eu defendo é os meus cágados, e o diabo levou-os