quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Assim foi o Espírito Santo da Praça

Por altura do Verão, a ilha das Flores é visitada por muitas pessoas vindas das mais variadas paragens e com os mais variados motivos. É também por esta altura do ano que abundam as festas, quer de carácter religioso ou profano. As mais concorridas são, sem sombra de dúvida, as Sopas de Espírito Santo.

Costa Ocidental pode estar presente em duas dessas efemérides, sendo que uma foi a tradicional Festa de Espírito Santo da vila de Santa Cruz e a outra na freguesia da Lomba, esta última tratando-se do "pagamento" de uma promessa.

Neste vídeo mostra-se a Festa de Espírito Santo do Império da Praça, que é a maior da ilha das Flores e, segundo consta, a maior dos Açores. Como as imagens comprovam, é um momento cheio de simbolismo, devoção e muita dedicação, por uma causa que, para muitos, ultrapassa o real/palpável e, é nessa área, que cada um, bem como cada qual, é que sabe qual o significado que tem para si.

Costa Ocidental recolheu as imagens possíveis, visto que as duas festas ocorreram em simultâneo.

A todos os que tornaram possíveis estas imagens, muito obrigado. Obrigado especial à Luísa Silveira pela imprescindível ajuda.


Vídeo: YouTube de José Agostinho Serpa.
Saudações florentinas!!

13 comentários:

Anónimo disse...

Alguem ouviu o programa Inter Ilhas hoje?? eu ouvi e gostei, uma ilha dinamica aom gente cheia de força, folclores a transbordar de gente, atletas aos magotes,chefes do ambiente e maestros que fazem sopa para vender,e os tres tipos homems do MAR os homens da terra e os homens (grande teoria)não sei a que tipo de homem o senhor se considera!Os projetos da camara que se resumem .......a a a.. nada!e o homem da camas do lar, o o roberto mesquita de ponta delgada finalmente o val do zesinho para acabar da esfumaçar a conversa.Lindo uma manhã que deixa qualquer florentino a rebentar de orgulho

Anónimo disse...

Fiquei muito contente om o programa inter Ilhas hoje, andavam para aí a dizer que o folclore estava quase a acabar, que não havia gentes, que não tinham roupas nem musicas, AFINAL, era tudo mentira, o que esta gente iventa!!!

Anónimo disse...

Realmente, e falnado muito seriamente, porque acho que as pessoas estão com atitudes que roçam cumulo de falta de humildade e coerencia, foi muito triste ouvir uma pessoa relacionada com um certo grupo de dança, quando as coisas estão bem, esou qui eu para elogiar, agora atirarem areias para os olhos como aquela senhora tentou fazer, porque acho que nem ela acreditou no que estava a dizer, já é demais, e se quer um conselho de uma pessoa mais velha , não é assim que se chega lá, mais vale dizer , as coisas não estão bem mas eu e a minha equipa vou ter força para as melhorar, porque quem a esteve a ouvir "nas Flores" sabe que nada do que a senhora disse corresponde à verdade!Haja paciência!

Anónimo disse...

E o Fazendense meus amigos, aquilo é que é atletas, 230, muita people, meu deus o que vai na cabeça desta gente!e depois o senhor ainda diz que o Guverno Ragional não ajuda NADA..... é só e a Cambra Tá bem....Não sei é se o senhor Diretor Regional do desporto vai gustar de sabrer isto.

Anónimo disse...

A senhora das danças parece que também já exibe filmes no Museu das lajes, o Macieira que tenha cuidado, ela já manda no campo dos jogos, agora já exibe filmes no museu,isto promete.

Anónimo disse...

O Fazendense diz que o Governo não ajuda, mas senão me engano na ultima ata da cambra, eles já não quiseram dar dinheiro, portanto...., alguem dá, quem será será o Junta FF, ou seja Juntamento de Freguesia do Fazendense, mas eles não quiseram votar no Duarte, fazendense é esperto.......

Anónimo disse...

Sou Florentino mas não vivo lá já alguns anos. Ouvi o programa da RDP que muito gostei de ouvir estas pessoas a falar dos sacrifícios que fazem em levar as suas tarefas avante. Mas continue desgostoso de ainda haver tesouras como a do anónimo das 22.38 que em nada ajuda quem quer trabalhar e ver seu Conselho andar para a frente, anónimo como o das 22,38 nem havia de existir nas Flores que a sua cabeçinha só tem argumentos para falar mal. Haja paciência para aturar tanta ignorancia.

Anónimo disse...

Senhor anónimo15/11/2014, 10:23:00, ser Florentino á distância é muito fácil, se o senhor gostasse da sua terra estava cá!portanto deixe de dizer tolices e dar opiniões de coisas que não sabe.Ou então está cá e andar a falar como gato com o rabo de fora, nunca se sabe!mas desconfia-se!!!!!

Anónimo disse...

Achei muito engraçado foi ouvir a do folclore a dizer que queria um grupo mais jovem, que é que a senhora terá contra os velhos, ou mais idosos?
Além disso os Jovens foi ela que os pos a andar de lá para fora.
E tenha calma menina, porque ser velho ou novo, às vezes e´tudo uma questão de prespetiva porque a senhora para um jovem de de 12 ou 13 anos também já não é considerada jovem!!Embora faça muito esforço pra isso!!!!

Anónimo disse...

Senhor Florentino não residente,resuma-se à sua ignorãncia porque não sabe o que está falando.Pergunte às pessoas das Flores, que residem cá e veja se disse alguma mentira, ao contrário não dê opinião daquilo que não sabe, palavras levas o vento e é muito fácil ir para uma rádio dizer aquele monte de mentira sobretudo das danças, é preciso é provar no terreno que é verddade, tenho dito e não falo mais consigo

Anónimo disse...

Ao comentador das 10:23
A língua tola e porca é sempre a mesma em todos os comentários.
Já é conhecida.
É uma língua invejosa, aporcalhada, velhaca e atoleimada.
É nada comparada com um todo sério, com vontade de trabalhar e que gosta da sua terra.

Anónimo disse...

Já vi que não existem argumentos sólidos para a minha opinião.oque significa que tenho razão. sempre ouvi dizer quem cala consente ou então atira polvora para o ar, que é o esta acontecendo para dispersar as atenções!Uma Estratégia pobre, como a dee todos os falhados e frustados!

Anónimo disse...

Há quem só saiba destruir.
Há quem só saiba roer.
Há quem só saiba cortar.
Há quem só saiba falar mal.
Esta é uma doença antiga, com diagnóstico óbvio.
Felizmente os empenhados em construir, em melhorar e em fazer o que podem pelos outros, são mais.