sábado, 29 de novembro de 2014

Ilhas mais pequenas continuam muito dependentes da expedição de gado vivo

No ano de 2013, os Açores expediram um total de 12,4 mil toneladas de carne de bovino, da qual cerca de um terço ainda foi na forma de gado vivo. Cerca de 36,5% do transporte em vivo é ainda bastante e embora tenha sido uma ligeira redução em relação aos 37,2% verificados em 2012, não parece haver neste momento uma tendência clara de descida, ou pelo menos tão expressiva como a que se verificou em anos anteriores: em 2010 o peso do gado vivo era de 49%, tendo baixado para cerca de 43% no ano de 2011.

Registe-se que a ilha de São Miguel não detem a dianteira neste negócio: tem cerca de 31,5% da carne que é expedida e é a Terceira a que mais exporta, com um peso de 35%. A predilecção de ambas estas ilhas é para o envio de carne já refrigerada. Em São Miguel apenas 14,6% da carne que a ilha vende no exterior vai na forma de gado vivo, o que é claramente o mais baixo valor açoriano. A Terceira, embora com um peso relativamente maior, está nos 20,1%.

Mas para algumas ilhas este parece ser o único meio de escoamento em termos de venda de carne para o exterior. A Graciosa está totalmente dependente do envio de gado vivo, que representa 100% da carne que vende para o exterior. Igualmente com valores altíssimos estão as ilhas de Santa Maria, com 98,8%, as Flores com 89,15%, São Jorge com 79,15% e até o Faial que atinge os 66,74%. É muito!

A quantidade de carne expedida também tem vindo a aumentar: de 10,5 mil toneladas em 2010, para 11,8 em 2011, 11,4 em 2012 e 12,4 em 2013. Os dados sobre o assunto estão divididos: os abates, incluindo o seu destino, são compilados pelo IAMA (Instituto de Alimentação e Mercados Agrícolas), que gere os matadouros; e a expedição em vivo é compilada pelo Serviço de Veterinária, da Direcção Regional da Agricultura.


Notícia: jornal «Diário dos Açores».
Saudações florentinas!!

13 comentários:

Anónimo disse...

Não sei para que serve uma associação.
Não sei para que serve uma sala de desmancha.
Não sei para que serve quatro deputados quando não resolvem os problemas dos agricultores.
Não sei para que foi criada as ilhas de coesão.
Não sei para que serve um governo.

Anónimo disse...

os deputados é só para ganharem um grande ordenadão e não dizer nada para não ofender o padrinho.

Anónimo disse...

Não sei para que serve uma associação. - Serve agradar ao Governo, e vender produtos mais caros que os outros comerciantes.
Não sei para que serve uma sala de desmancha - Serviu para inaugurar, por uma placa, e o zé povinho lavrador bater palmas ao secretário.
Não sei para que serve quatro deputados quando não resolvem os problemas dos agricultores- São 3 deputados, 2 a dizer sim senhor e a faturar, e o outro a faturar e a dizer bojardas para segurar a marmita para o próximo mandato.
Não sei para que foi criada as ilhas de coesão - Para fazer coisas desnecessárias como hoteis nas Flores.
Não sei para que serve um governo - Essa também não sei responder.

Anónimo disse...

LÇinguas aporcalhadas

Anónimo disse...

Os agricultores tem o que merecem todos os anos associação faz o convívio com os agricultores e convidam o secretario para encher a mula vai-se embora e fica tudo na mesma ainda-lhes batem palmas.

Anónimo disse...

mexeu na ferida do anónimo das 12,13.

Anónimo disse...

Falta o Paulo Valadão na assembleia regional para defender os agricultores.

Anónimo disse...

Falta lá nada...o que falta na Assembleia é alguém com 2 dois dedos de testa, que seja inteligente e saiba puxar para a nossa terra o que realmente faz falta...não vamos estar aqui com merdisses...no tempo em que vivemos toda a ajuda é bem vinda, e existe tanta coisa que pode ser feita e que pode ser melhorada na nossa ilha...tenham juízo pá...

Anónimo disse...

alguém me sabe dizer quando chega os contentores vacas para cooperativa ocidental.

Anónimo disse...

Pregunta ao Vitorino ahahahahha

Anónimo disse...

ahahah que graca

Anónimo disse...

mas este ainda e presidente.

Anónimo disse...

Não pegou-lhe a satã, já devia ter sido a mais tempo deixou a fabrica na falência, mas agora é que o novelo vai desenrolar?