quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Melhorias na transparência municipal

Desde as saídas de Manuel Pereira (em Santa Cruz) e João Lourenço (nas Lajes) deram-se progressos realmente significativos na transparência dos municípios florentinos, que subiram mais de duzentas posições no ranking nacional.

O Índice de Transparência Municipal (ITM) avalia a informação fornecida pelos 308 concelhos do país aos seus munícipes, através da análise das respetivas páginas na Internet. Conheça o "ranking" ITM 2014, uma iniciativa da Transparência e Integridade - Associação Cívica (TIAC), descobrindo assim as autarquias que mais e melhores contas prestam.

O ITM afere o grau de transparência de cada município, medido através de uma análise da respetiva página na internet. A TIAC avalia o volume e o tipo de informação disponibilizados aos munícipes (e à opinião pública, de uma forma geral) sobre a estrutura da autarquia, o seu funcionamento e atos de gestão, entre outros tópicos. Áreas de elevado risco de corrupção, como a contratação pública e o urbanismo, suscitam uma particular atenção dos autores do ITM.

No segundo ano em que é analisada a prestação de contas do poder local, nomeadamente a forma como as autarquias divulgam informação relevante para os seus munícipes e para eventuais investidores, a TIAC regista uma muito maior colaboração das autarquias: "Sentimos uma preocupação de muitos municípios. Tanto funcionários como eleitos perguntaram, informal e formalmente, como poderiam melhorar a sua performance", explica João Paulo Batalha, diretor executivo da Transparência e Integridade. "Nos contactos mantidos, percebemos que tinham uma grande preocupação em perceber o que queríamos", acrescenta.

Há um ano, apenas 29 concelhos participaram no contraditório (fase em que cada autarquia se pronuncia sobre a avaliação que a TIAC faz a partir da análise do sítio do município na Internet); neste ano, o número ascendeu a 126 (embora apenas 19 tenham repetido a colaboração).

Na elaboração do índice de cada concelho (avaliado entre zero e 100 pontos), a TIAC considera a existência de 76 indicadores possíveis. Estes estão agrupados em sete dimensões: informação sobre a organização, composição social e funcionamento do município; planos e relatórios; impostos, taxas, tarifas, preços e regulamentos; relação com a sociedade; contratação pública; transparência económico-financeira; transparência na área do urbanismo.

Por outro lado, fazendo uma desagregação dos resultados pelas diversas dimensões, até há retrocessos. Nas informações sobre a transparência económico-financeira (divulgação de dados sobre o orçamento da autarquia, mapa de fluxos de caixa, lista de dívidas a fornecedores ou de empréstimos à banca e respetivos prazos e vencimentos), a média nacional desceu de 67 para 62.

"É preocupante que tenha havido um recuo. É uma dimensão a que teremos de estar atentos no próximo ano", diz João Paulo Batalha. Também na dimensão da contratação pública e na dimensão dos impostos, taxas, tarifas, preços e regulamentos, há agora menos transparência do que em 2013. Como se a saída da Troika tivesse aliviado a pressão para uma prestação de contas do poder local.

O Índice de Transparência Municipal é um projeto da TIAC (associação sem fins lucrativos que tem como finalidade geral promover a legalidade democrática e a boa governação), num trabalho conjunto com várias entidades. A TIAC, atualmente presidida pelo investigador Luís de Sousa, é a representante em Portugal da ONG anticorrupção Transparency International.


Notícia: semanário «Expresso».
Saudações florentinas!!

63 comentários:

Anónimo disse...

Onde estão os lourençistas agora?
Onde estão aqueles que fizeram casas, algumas com direito a piscina?
Onde estão aqueles que "comeram" o dinheiro das obras, de barracões, de viaturas, para seu proveito próprio?
Simplesmente desapareceram e ainda bem, porque gente tola e mar bravo, é correr deles para fora.

Anónimo disse...

já está a modes de fazer a piscina no porto as contas já estão direitas.

Anónimo disse...

é aproveitar a somague enquanto ela estiver cá para se fazer a piscina.

Anónimo disse...

Esta é para os Socialistas e colaboradores de campanha
Transparencias da CMLF.
1.Ata nº1-
O Vereador Carlos Silva pergunta ao senhor Presidente se ía nomear alguem para os eu Gabinete pessoal.
A resposta parece que nem os referidos acima sabiam.Mas o sr presiente já sabia!! mas não disse a eles.Agora tomem! Sr Socialistas e só para principiar deixem de se vangloriar com tanta transparencia porque até com ao senhores ele engana, aguardem que vou voltar vem mais aí...

Anónimo disse...

2ª transparencia
Ata nº 27/2013,
onde esta o parecer juriico que ficou deliberado pedir para a possivel alienação dos armazens da baleia para o Clube Naval???
Digo isto por ata de 13/014 os predios foram alienados com a abstenção dos veradores do PSD,Carlos e Armindo ,e não fica esclarecido que que tenha sido uma alienação baseado em algum parecer juridico??E mais interessante porque foi numa reunião em que a Alice não estva presente, dá que pensar!!!

Anónimo disse...

Transparencia e coerencia nº3
Na ata nº 24/2013, estando a camara no estado caotico finaceiro em que dizem que foi encontrada, o elenco camaário atribui subsidios no valor global de 7.000€, 6600. dos quais foram destinados ao grupo desportivo fazenden-se.
Tem todaa lógica sim senhor
E não esquecer esti aconteceu logo na segunda ata da CM-

Anónimo disse...

5ªTransarencia.
A Veradora Aliceé da opiniõ na ata 27/2013, que o valo pretendido pela empresa que foi contatat para proceder à auditoria das contas da camara, era um valo muito elevado ou seja 10mileuros, e perguntou tambem neste seguimento se teria sido aberto concurso par outras empresas concorrerem para se poderem comparar preços.
Pasme-se o Senhor responsável respondeu que ....não, ou á padrinhos e afilhados ou não...há falta de dinheiro
Transparencia...LOL

Anónimo disse...

Mas quem é que quer saber de actas camarárias?
Peçam as transparências lourençistas dos barracões comprados pela câmara, e iguais aos barracões de uma pessoa que eu cá sei!
Peçam as transparências lourençistas das Renault Kangoo compradas pela câmara e iguais às de uma pessoa que eu cá sei!
Peçam as transparências lourençistas da compra, construção de um moinho, hoje residencial, numa área protegida, junto a uma rocha perigosa!
Peçam as transparências lourençistas da aquisição de material de construção civil!
Vocês nem que vos cagem com tudo em cima, abrem os olhos!
Mas a vossa cegueira é tanta que mais vale ficarem mesmo na me...!

Anónimo disse...

Ó Sra. Alice isto é só fachada é mais do mesmo não fazem nada e depois vem para aqui enganar as pessoas. Esta ilha em termos de atividade esta num marasmo. Gastam o dinheiro e não aparecem as obras. O pessoal da assembleia não estão há altura das suas responsabilidades, uns por ignorância e outro venderão a alma ao diabo.

Anónimo disse...

Aquele que anda a falar mal dos Lourenços, das duas uma, não é ddas Flores ou não é do Conselho das Lajes. O João foi um grande herói para o Conselho das Lajes retirou este Conselho da sepa torta e ficou algumas dividas mas obra feita.

Anónimo disse...

Senhor anónimo 21/11/2014, 15:54:00, atas camarárias são documentos escritos que atestam a a organização duma Cãmara Municipal, e das quais se pode falar delas e se comentar sabendo o que se está dizendo, o senhor contenta-se a falar em merda e fazer acusações que ao serem certas não estão provada em lado nenhum, eu falo com facto o senhor fala com suposições, é só...consigo não perco mais tempo é muito ignorante para meu gosto , mas não se irrite olhe o coração :)

Anónimo disse...

mas acrescentando só mais um pormenor à sua conversa vou transcrever um paragrafo do seu tão letrado texto
"Peçam as transparências lourençistas da compra, construção de um moinho, hoje residencial, numa área protegida, junto a uma rocha perigosa!"
Responda-me só a isto, que eram o chefe do ambiente quanto esta obra foi autorizada??????
Pois.....perguntas pertinentes não é? Tão amigos que eles eram!:)

Anónimo disse...

E só mais uma perguntinha, pense bem que chega lá,mas não se pise:) quem foi o Vereador da oposição durante o tempo destas falcatruas que o senhor/a diz existirem.
Agora pensem!

Anónimo disse...

Ata nº 3 da Assembleia Municipal,proposta de abertura de 3 vagas para os funcionários da Federação. Esta deixo os comentários para o senhores fazerem!
Neste caso será pai, primo e Espirito Santo
Amem.

Anónimo disse...

Ata 11/2014.
Concessão de um subsidio 4.000 mil euros para o rally.
Estes quatro mil mais os primeiros 7 mil, tinha dado para por luz na avenida da fajã Grande,mas diz-se que não dinheiro!!
O raly é muito importante para o desenvolvimento das Flores com certeza, enriqueceu os restaurantes, os taxis os ren-tar, os hoteis, os esses não precisaram fazer mais nada o resto do ano, agora uma benfeitoria e proteção para os habitantes da Ilha das Flores, não só para os que lá têm casa mas também para todos os que para lá podiam passear junto junto ao mar, isso pode esperar.ok...

Anónimo disse...

Ata nº 10
O Vereador carlos perguntou que obra é que a camara ia fazer ao chegar á Fajã Grande, porque estava decorrendo lá uma terraplanagem, pelo que percebo ainda não houve resposta.
Mas penso que o regulamento de de cedencias de máquinas da camara é para pessoas carenciadas, corrijam-me.me se estiver enganado!Portanto deve ser uma coisa para algum pobrezinho!:)

Anónimo disse...

Ata nº 15
Troca de trabalhos
O empresário do mini-golfe, fica com a calçada da fajã Grande e os funcionários da camara vão fazer o mini-golfe-Transparência ao mais alto nível.E onde param os concursos, quanto dinheiro custa o mini golfe,....ninguem sabe
Mais um padrinho do cunhas,sempre fica mais perto de casa o triste.

Anónimo disse...

Não sabia que o museu estava entregue para exploração à Associação Cultural lajense.
Deve ser por causa de ele não querer acabar a obra da sede dos mesmos.
Tá certo!

Anónimo disse...

é home é um tal abrir o saco.

Anónimo disse...

Fazer obras insustentáveis, que vão ser chumbo no futuro, e escanchar as dividas em quem vem a seguir, qualquer um faz. Sobretudo se a banca abre a bolsa e os amigos de ocasião batem palmas.
Só tem tempo para ler actas de reuniões de Camara e meter-se em mexericos e intrigas, quem não tem que fazer ou está à espera de buraco, para se dependurar na teta pública.
Vai trabalhar malandro.

Anónimo disse...

Há por aí uma criatura que não se enxerga!
Parece-me que é bem gordo ou então engordou com as "transparências" de outros tempos!
Vive na ignorância de uma paixão por alguém que está morto e enterrado e deseja a ressuscitação para poder engordar ainda mais!
Passa fora! Já mamaste bastante, agora deixa uma coisinha para os outros!

Anónimo disse...

Esta ilha esta cheia de Sócrates.

Anónimo disse...

Quero deixar aqui o alerta as autoridades competentes desta ilha da lixeira que esta a nascer em terrenos da empresa Castanheira no sitio do cascalho concelho de santa cruz, é bem visível da via publica.

Anónimo disse...

Quer queira,quer a obra estão á vista e estão feitas, de tal maneira que elenco camarário na humilde ignorancia e inocência até dizem +a boca grande que não há mais nada para fazer!!!que as obras grandes estão todas feitas!!Pois estão !!!e quem as fez!!o JL , nem mais, agora falam que não têm dinheiro porque o JL deixou muitas dividas, mas em 2015 quero ver se vêm dizer quanto dinheiro ganharam de subsidios à custa das obras do JL. E os senhores nem capacidade para mandar limpar os jardins têm .ó
Senhor President o senhor da pereira estendeu-lhe uma grande casca de banana e o senhor caiu como um pato, paciencia!Ele o pereirinha agora está bem , já arrumou do caminho,pôs um na camara outro no ambiente e tá pronto para as próximas. Bem bom, sempre se ouviu dier que um burro em terra alheia é rei|

Anónimo disse...

Falem com o Presdiente da Cãmara que ele ensina ao chefe do ambiente como é que se limpam lixeiras, o home sempre tem mais experiência.
Eu acho que no lugar que já o eng. não aceitou o tacho que eles lhe queriam dar , para dirigente do urbanismo, eles podiam por o ambiente uma organica, e o José da musica deixava de ser chefe do ambiente das fLores, e passava a ser chefe de ambiente da Cãmara, bem pensando não era?Támbém ele já passa lá a maior parte do tempo, portanto já conhece os cantos à casa!

Anónimo disse...

O senhor pesidente queixa-se muito nas atas das multas que tem que pagar por causa dos problemas ambientais que o JL fez.
bem ou eu tou doido, ou era ele e o seu guarda que podia e devia ter evitado essas esses problemas. mas nessa altura era tudo cego, e voces ainda não acreditam que eles eram amigos, safa!mal ele sabia que ainda é que ia pagar o que estava a permitir , lol!

Anónimo disse...

Porque que é que ninguem disse aos vereador da oposição que a Camara se ia representar na BTL,a isto chama-se.......deixa-me ver se lembro do nome, já sei.... transparencia...nãao não......... falta de transparência, já tou tolo.Mas não sejam maus que esse pessoal precisava de fazer as consultas nas clinicas vip de Lisboa, caramba que gente má"

Anónimo disse...

Vi no facebook, um senhor chefe de Gabinete a publicar o rankink da transparencia da CM.
Meus Deus, este senhor se devia estar caladinho como um rato, para ninguem se lembrar nas falcatruas em que anda metido,não, anda aqui a vomitar postas de pescada ou de vitela..nã sei.
Veja lá se não vão fazer um indice de ITM, tambem à casa das vacas, porque acho que as coisas não vão sair muito bem.Esta gente anda com um descaramento!

Anónimo disse...

mais uma vergonha para santa cruz, está na hora de mudar de partido.

Anónimo disse...

Alguem me explica porque numa altura de crise desta. em que a camara municipal anda atirar dinheiro a alguns trabalhadores se andam abrir concursos para dirigentes intermédias de 2ª grau para irem usufruir um ordenado base no valor de mais de 2000.mil euros, e não esquecer que são cargos para senhores cheios de papel a xana bode e o néné das engenharias, este ultimo foi esperto e parece que não aceitou!Transparencia, este povo eu não percebo o que passa com ele , ou estão todos a dormir ,ou são muita burros, ou então daqui a 3 nos vão dizer de sua justiça anonimamente, vamos ver!

Anónimo disse...

E o engraçado que numa ata o senhor Pauleta diz que é obrigatório crias as unidades organicas, mas não é obrigatório preenche-las, noutro ata tempos depois o senhor Reagan vem dizer que é obrigatório preencher as vagas, mas...quando o engenheiro néne não aceitou já não se importou de mandar fechar a vaga.Afinal é obrigatório ou não é.
Isto está nas atas meus amigos no sitio da CMLF., não tenho pachorra como o outro comentador de dizer em que ata está, mas sejam interessados e vão pesquisar, que vão ver que falo a verdade, e mais parece que foi tudo feito sem a Assembeleia Municipal saber, O zé da Musica deve estar com medo de ser apanhado no aeroporto como o socrates!

Anónimo disse...

ei home isto está ruim nas flores.

Anónimo disse...

Passa fora gordo!!!

Anónimo disse...

li aqui que o joão lourenço fez as obras todas, para mim ainda está muito por fazer. vejam aumento do porto de recreio que ficou a parecer uma gaiola para os meus canários, o centro de saúde, a poisada da juventude, a piscina no porto, etc, etc e aproveitem a somague antes de ela sair das flores.

Anónimo disse...

Actas, cargos, chefes de gabinete, intrigas, trocas de lugar e politicas de alto nível.
Não estamos a falar de um lugarelho qualquer, com menos gente que um prédio.
Estamos a falar de New York com 17 milhões de habitantes.

Anónimo disse...

Senhor anónimo 24/11/2014, 16:22:00
o seu comentário só demonstra ignorancia, acha que isso são obras para fazer por Camaras ou pelo Governo Regional?

Anónimo disse...

Tenho muita pena que o senhor anónimo das24/11/2014, 16:22:00, pense que está cercado pelo um bando de ignorantes que não sabem ver nem opinar acerca de nada, realmente não estamos em Nova York, mas que as intrigas e falcatruas que o senhor tão bem descreveu em cima existem todas é a pura da verdade e realmente somos tão poucos...que fará se fossemos muitos

Anónimo disse...

Quando vires as barbas do vizinho a arder, ponhe as tudas de molhe, ò socrates meu rico HOMEM não fizeste nunhuma transferencia bancaria para a minha conta, transparencia..........cuidado com as transferencias e não as transparencia.

Anónimo disse...

As atas da Camara Municipal hoje foram recolhidas para analizar se estar transparente aos municipes, analizaram e publicaram novamente,mas não se lembram no que dizem numa reunião e depois de um mes dizem ao contrario. transparencia...

Anónimo disse...

A partir do momento que recorrem a actas camarárias para fazer prevalecer a sua loucura política, não são apenas ignorantes, são burros.
Mesmo sabendo tudo o que se passou em 12 anos de governação lourençista, a cegueira é de tal ordem que apenas conseguem subtrair deste elenco camarário coisas sem nexo.
São cabeças ocas, desprovidas de alguma inteligência, sendo iguais a si mesmo, ignorantes.

Anónimo disse...

sai-te grande gordo!!

Anónimo disse...

todos estes bazoes das Lazes que estão a mandar vir ja mamaram bastante
as casas as piscina o resta dos mosaicos do lar de idoso es tintas etc etc etc agora e a vez de outos

Anónimo disse...

Senhor anónimo das 24/11/2014, 22:19:00, que tirar coisas reais de atas, é uma loucura, o que que eu acharei do senhor/a que vem para aqui dizer coisas que não pode provar!Que está louco, eu falo de factos o senhor/a fala de suspeitas, o que se passa é que nunca ninguem as provou , e não foi à falta de bastantes pericias da Juduciária, portanto não parece que o eu leio na atas da CM não tenha nexo, agora o que senhor/a diz do Jl, não sei.....desconheço.

Anónimo disse...

Voces não quizeram o partido socialista na camara , agora aguentem-se até ao fim.Já há quem diga que estes não voltam mais à camara, veremos se é verdade. Volta João Lourenço tu é que sabes fazer obra com pouco dinheiro.

Anónimo disse...

joao lourenco tinha que ser como socratas

Anónimo disse...

Obra com pouco dinheiro. Metade paea ti, metade para mim.
O que são os milhóes dos vistos gold, os presumiveis milhões de Sócrates e os milhares de milhões de luvas de submarinos, comparados com o resto dos mosaicos do lar de idosos?
O que são?

Anónimo disse...

boa nota anónimo das 11.27 eles era um tal desviar e o zé povim apertar o cinto.

Anónimo disse...

Mas não foram só os mosaicos do lar de idosos..foi muito mais...
O Gordo encheu-se à grande quer da Camara quer do lar de idosos...
Acabou o PSD na Camara e acabou-se o pacto entre Presidente de Camara e o Gordo...

Anónimo disse...

Realmente o antigo presidente da Camara fez muita obra...basta ver o tamanho da lojeca que tinha antes de ser presidente, que tinha prai uns 40m2...e o tamanho dos espaços comerciais que tem agora quer nas Lajes quer em Santa Cruz quer fora das Flores...as dezenas de terrenos qua adquiriu nesses anos...as casas que construiu...parace-me que com um salario de presidente de camara não dá para isto tudo...mas não há quem investigue...

Anónimo disse...

há muita inveja do grande joão e são aquelas pessoas que não tem cabeça para fazer nada a não ser falar mal.

Anónimo disse...

Gostaria de ver o João Lourenço na camara de santa cruz para mostrar a estes inhamezitos como se faz obras. Nas Lages todas as freguesias estão asfaltadas com tapete, muros arranjados jardins miradouros, aos anos que prometem arranjar a estrada do farol com tapete falta um João Lourenço em santa cruz

Anónimo disse...

Grande verdade que falta em santa cruz um joão lourenço.

Anónimo disse...

João Lourenço na Camara de Santa Cruz implicava e empresa de construção vir pra ca também...porque só assim as coisas funcionam...para todas as obras serem faturadas à Camara e todos os materiais que são comprados por essa mesma empresa para essas ditas obras são comprados nas loja do Sr. João Lourenço e posteriormente faturados também à Camara...
E haver por exemplo, um muro 5*3 (15 m2), levar uma palete de cimento...e esse mesmo muro levar 4 baldes de tinta de 20L...o que se sobra deste muro dá para fazer mais uns 20 muros iguais...
É desta forma que se pode ter os maiores espaços comerciais da ilha, adquirir dezenas de terrenos, construir e comprar casas e etc, etc, etc...

Anónimo disse...

só mun ano o joao de presidente da camara de santa ruz fazia mais do que o josé carlos e o pereira estes anos todos.

Anónimo disse...

Urge os bons oficios do juiz Carlos Alexandre por estas bandas. Por favor!!!

Anónimo disse...

Por mim o João Lourenço já tinha sido o candidato certo á camara de santa cruze digo porque votava nele pela obra feita.

Anónimo disse...

eutambem votava no João lourenço foi um Homem com H grande que fez muita obra no conselho das lajes, acredito se aquela cabecinha tive-se sido presidente da camara de santa cruz a vila estava melhor.

Anónimo disse...

Juiz Carlos Alexandre?!...Pois, se calhar até nem precisava ser esse...
Isto é tudo feito à escala, em relação ao Sócrates fala-se em milhões, um apartamento de 3 milhões em França, 3 apartamentos em Portugal de algumas centenas de milhar de euros, mais umas luvas aqui outras ali, enfim, se calhar uns 10 ou 11 milhões fazem a festa...
À escala ilha das Flores, em relação ao João Lourenço,se calhar a coisa fica-se pelos 2 ou 3 milhões...Mas com tanto por onde pegar, não creio que fosse preciso esse juiz Carlos Alexandre...
O que é engraçado é que toda a gente se conforma, toda a gente vê que ele se governou à grande enquanto foi presidente da Câmara, tem tudo o que tem hoje graças às suas manobras enquanto presidente, mas ninguém faz nada...
Se fosse o Zé ali da esquina a ir ao Arlindo e roubar uma laranja pra comer, tenho a certeza que a policia ia busca-lo a casa algemado e ainda hoje de tarde estaria a responder em tribunal...e aí os nossos governantes e pessoas de poder iriam dizer: "Está correto, está a ser feita justiça, ele não deveria ter roubado a laranja"...
Mas quanto ao outro senhor que esteve na Câmara, não há nenhum governante nem nenhuma pessoa de poder que se chegue à frente e diga BASTA...

Anónimo disse...

Caro anónimo de 01/12/2014, 13:41:00...
Um ladrão, é ladrão nas Flores e é ladrão até na China, pra isso basta que o deixem continuar a ser ladrão.
O que acontece com o ex presidente de Camara das Lajes é que, por um lado as pessoas têm medo de falar, têm medo de represálias, aqueles que foram ajudados por ele também têm um certo receio porque foram ajudados...
Por outro lado, os nossos governantes, presidentes de Camara, deputados, membros de assembleias e afins são cúmplices de toda esta situação, e aqui subdivide-se em 2:
1. Há aqueles que não se querem chatear porque acham que não vale a pena, porque acham que não vai dar em nada;
2. Há aqueles que tentam ser iguais a ele, com esquemas e manobras para ir resolvendo a sua vidinha enquanto estão nesses cargos. No entanto, nunca conseguiram arrecadar tanto como ele arrecadou nos anos que la esteve...

Notas finais:
Por vezes é dificil tomar a decisão de tomar certas atitudes, que na verdade até são as mais corretas. Mas que por algum motivo podem levantar suspeitas, podem gerar confusão, mal estar, etc e etc.
Há muita gente que gostaria de revolucinar/solucionar este problema mas que não tem poder pra tal. Não estamos a ver o Manel que é agricultor a ir contra um grande homem como foi o João Lourenço. Mas temos pessoas que têm poder e possibilidades de avançar com algo do género e quanto mais não seja pelo cargo que ocupam na sociedade, têm o dever de mostrar às pessoas que não são iguais e que querem as coisas feitas com transparência.
Muitas vezes basta uma denuncia anónima pra começar uma investigação. Pois realmente, e como refere o meu caro anónimo, não será com um salário de presidente de Camara que se consegue tudo o que esse senhor tem hoje.

Anónimo disse...

Pois o ex presidente das Lajes bem se governou a coberto da assembleia municipal de entao e tambem a coberto da oposicao que tinha dentro da camara. Vistas bem as coisas, a coberto dos atuais salvadores... O que nos resta pensar?

Anónimo disse...

ai dores de cotevelo tem alguem de santa cruz.do joão

Anónimo disse...

O João Lourenço se teve-se no lugar do mamão de José Carlos santa cruz era uma cidade?

Anónimo disse...

Em Santa Cruz está tudo bem então?