quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Mostrando o mar dos Açores em apneia

Filmado nos Açores, um documentário sobre pesca submarina focando a sua sustentabilidade conseguiu ultrapassar em apenas 48 horas o objetivo traçado, afirmando-se como um dos poucos casos de pleno sucesso de crowdfunding em Portugal.

A paixão pelo mar em geral, dos Açores em particular, e pela pesca submarina enquanto desporto sustentável, levou David Ochoa, Frederico Hall Silva e André Domingues a vários mergulhos nas ilhas açorianas, que ficaram registados em imagens. Os cinco anos de filmagens resultaram na captação de imagens inéditas, que deram agora origem a um documentário de uma hora e meia.

O projecto só foi possível graças a uma acção de crowdfunding que decorreu até 14 de Dezembro, fazendo com que os mentores do projecto respondessem a encomendas de 14 países diferentes: "Foi um sucesso conseguimos o valor pedido em 48 horas", disse David Ochoa.

Totalmente filmado em apneia, a profundidades muitas vezes abaixo dos 30 metros, onde estão registadas mais de quarenta espécies marinhas diferentes, o documentário 'INHALE – The Azores in One Breath' atravessa as zonas mais selvagens e inexploradas do ecossistema subaquático açoriano, onde retrata a pesca submarina como a mais sustentável de todas as formas de pesca e como uma actividade amiga do ambiente. "Não é o típico filme de pesca submarina que muitas vezes parece violento", explicou David Ochoa. "Há um grande respeito pelo mar e pelas espécies", defendeu.

Este filme conta com o testemunho de várias personalidades reconhecidas mundialmente neste ramo, como é o caso de André Domingues (cinco vezes campeão nacional de pesca submarina), António Bessone Basto (praticante da modalidade e o atleta mais eclético de sempre em Portugal), João Barreiros (biólogo marinho e professor na Universidade dos Açores) e de Jody Lot (campeão mundial de pesca submarina), entre outros num total de 15 entrevistados.

David Ochoa, que pratica pesca submarina desde os 7 anos, aliou a paixão antiga à área em que se formou - jornalismo e cinema - e agora já pensa no próximo projecto, que passa pela promoção e desenvolvimento de roteiros turísticos para pesca submarina e mergulho em apneia: "As ilhas portuguesas são locais privilegiados para quem gosta do fundo do mar", concluiu.


Notícia: jornal «Diário de Notícias da Madeira».
Saudações florentinas!!

Sem comentários: