quarta-feira, 15 de abril de 2015

Ouvidoria celebra novo sacerdote

A chegada de um terceiro sacerdote à ilha das Flores - o recém ordenado padre Eurico Caetano - é vista localmente como “uma graça” que se junta às celebrações dos 500 anos da paróquia florentina das Lajes que estão a decorrer.

“Vivemos um ano de graça total e numa ilha tão particular como as Flores, com cada vez menos gente, temos de saber aproveitar todos os momentos para sedimentar a nossa ação pastoral”, disse o ouvidor eclesiástico, padre Davide Barcelos.

E o primeiro momento de celebração é já no próximo domingo (dia 19) na eucaristia de Ação de Graças pela ordenação do novo presbítero, que está na ilha das Flores desde Setembro de 2014 depois de ter sido ordenado diácono, e aí leciona na Escola Básica e Integrada de Santa Cruz a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica.

A celebração decorrerá na Igreja das Lajes, paróquia que este ano assinala 500 anos de evangelização, o que “constitui um momento propício para olhar o passado e refletir sobre a vivência e identidade cristã atual, bem como repensar o futuro, estabelecendo metas e desafios, tanto a nível paroquial como ao nível de Ouvidoria/ilha”, sublinha Davide Barcelos.

A Ouvidoria da ilha das Flores tem em curso várias obras entre as quais se destacam a obra na casa paroquial de Santa Cruz (que ficará com três residências independentes para os futuros sacerdotes que apenas partilharão os espaços sociais da casa) e as obras da ermida da Fajãzinha que começarão no mês de Maio.


Notícia: portal «Igreja Açores».
Saudações florentinas!!

5 comentários:

Anónimo disse...

venho aqui denunciar aquilo que se passa no nosso centro de saúde , vem ai os especialistas e marcam as consultas como querem e lhe comvem que as marca , ate parece ser de propósito e uma vergonha o que se passa , sabendo que há pessoas que não tem transporte próprio , marcasse pra horários que nem autocarro apanham ou pra dias em que nem há autocarro , porque não se marca pra essas horas e dias pessoas de st cruz ou pessoas com meios de transporte propios , não qualquer desculpa pra que isto não seija feito , a não ser que primeiro se queira beneficiar a família e os amigos como sempre , e ainda assim a pessoas que estam a espera de ser chamadas pra os expecialistas estes vem e ficam atras sem serem chamadas , não sei porque . mas haja vergonha na cara de quem marca as coisas e de quem dirige este centro de saúde dasflores ,porque falta de competência não lhe falta .

Anónimo disse...

para quem chamou de ermida a igreija da fajazinha so para relembrar e uma das maiores da ilha , e matriz e desde julho de 1676 ate 1850 era desde a ponte da faja ate o mosteiro uma única paroquia sendo o mosteiro a primeira paroquia a separar se da igreija da fajazinha a faja-grande separou se 1861 , assim deicho um pequeno texto informativo para aqueles que desconhecem a historia .

Anónimo disse...

Quem sabe ,sabe, este pessoal do concelho das Lajes tem uma inteligência rara. Porque será que os de santa cruz não são iguais.

Anónimo disse...

O padre Davide Barcelos e toda equipe que com ele trabalha diariamente,tem feito um trabalho que ficara para a história, espero que o povo das Flores reconheçam o seu trabalho. Não só tem recuperado o património das igrejas como tem dado trabalho a muita gente, atendendo a crise de obras nesta ilha.

Anónimo disse...

O Padre Barcelos é das 5 Ribeiras freguesia de gentes do campo trabalhadoras.