sexta-feira, 24 de abril de 2015

Visita guiada ao Centro de Resíduos

A Humanidade tem vindo a evoluir ao longo dos séculos, em algumas sociedades mais que noutras, criando e acartando consigo uma série de consequências... É do conhecimento geral que quanto mais evoluída é uma determinada sociedade, maior é o consumo e o desperdício. É neste sentido que as grandes cidades, e por que não as pequenas, vem deparando-se com grandes e por vezes graves problemas com o lixo que é produzido em quantidades, para muitos de nós, incalculáveis.

Assim, a tecnologia, aliada a muitas boas vontades e conhecimento, tem vindo a criar algumas alternativas para dar um melhor destino ao lixo/resíduos domésticos, urbanos e industriais. Os Açores não são excepção e o lixo é produzido à escala proporcional da sua população. Existem algumas ilhas com tratamento de excelência para esse material e outras nem tanto...

Na ilha das Flores, desde 2 de Maio de 2012, existe o Centro de Processamento e Valorização Orgânica de Resíduos que tem como objectivo dar o melhor destino ao lixo/resíduos produzidos cá na ilha. Este foi o primeiro Centro de Resíduos a funcionar nos Açores e tem sido um bom exemplo de como é possível encontrar soluções, mesmo para grandes problemas, quando existe boa vontade e determinação entre várias entidades.

Segundo as imagens e os testemunhos dos intervenientes, este foi um dos maiores e melhores investimentos, sendo imprescindível na ilha das Flores, tornando-se uma mais-valia para a saúde do ambiente, dos animais e das populações.

Este é mais um trabalho da Costa Ocidental, com algumas relevâncias e particularidades... A produção chama a atenção de todos para que dediquem um pouco de atenção a certas partes deste trabalho, visto que testemunha o que outras pessoas têm que fazer para tratar do nosso lixo.

Na ilha das Flores existem todas as condições para que o dito lixo seja selecionado/separado com maior atenção, cuidado e dedicação desde o momento em que cada um de nós o produzimos, para que outras pessoas que tem como nobre profissão dar o encaminhamento devido e respeitoso aos nossos resíduos sendo que, muitas e muitas vezes, não é tarefa fácil devido à falta de cuidado e sensibilidade de muitos de nós.

A Terra/Natureza/Ilha agradecem a atenção dedicada e empenhada de cada um... onde quer que esteja/encontre.


Vídeo: YouTube de José Agostinho Serpa.
Saudações florentinas!!

5 comentários:

Anónimo disse...

A terra, o ambiente, a natureza ... E Deus acima de tudo

Anónimo disse...

Uma limpeza que preza a terra que nos viu nascer.
Consola a ver.
Assim os Florentinos a saibam valorizar, cumprindo com as suas obrigações, reduzindo reutilizando e separando para a reciclagem.

Sou Valente Porcalhão, Nem meu Rabo consigo limpar disse...

há tantas pessoas desempregadas o governo que paga estas pessoas para separar o lixo.

Anónimo disse...

O labrego das 19:32, deve viver afocinhado numa esterqueira.
É um surrão sebento, de ideias curtíssimas, transportador de uma carga genética bronca, que configura uma inteligência curta.
Temos de arrastar isto.

Anónimo disse...

eu apoio a ideia do anónimo das 19.32 em dizer que há tantos desempregados que o governo socialista que pague para que haja mais emprego.