segunda-feira, 6 de abril de 2015

Voo "low cost" para São Miguel permite bilhete gratuito para outra ilha açoriana

Os passageiros do Continente apenas têm de declarar que o destino final é outra ilha açoriana, pedir encaminhamento à SATA e não ficar mais de 24 horas em São Miguel.

As companhias aéreas de baixo custo ("low cost") chegaram na semana passada ao arquipélago dos Açores. O Governo Regional fala na «maior reforma de sempre» no acesso às ilhas que já promoveu, por exemplo, o aumento das reservas nos hotéis.

Mas os voos nestas companhias aéreas só irão para São Miguel. No futuro podem chegar à Terceira, mas o objetivo do Governo Regional é aumentar a concorrência e beneficiar, de igual forma, todas as ilhas dos Açores. Uma meta que levou o Governo Regional a permitir que os passageiros das "low cost" também recorram, de forma gratuita, ao chamado sistema de encaminhamento gratuito que já existia para quem voava na TAP e na SATA.

O secretário regional dos Transportes explicou à rádio TSF que há muito tempo que a ilha de destino não podia fazer variar o valor pago pelo turista ou pelo açoriano na viagem para o Continente. Vítor Fraga admite que a diferença é que antes o bilhete era único, vendido pela TAP ou pela SATA, ou seja, mal se notava.

Agora, com as "low cost", os preços devem descer e o sistema mantém-se para todos. Quem voar para São Miguel numa destas companhias aéreas de baixo custo pode pedir para ir até outra ilha de forma gratuita.

Vítor Fraga conta que basta ao passageiro declarar que a sua ilha de destino é outra, pedir o encaminhamento à SATA (que faz as ligações entre ilhas) e não ficar mais de 24 horas em São Miguel. Se não fosse assim, com os preços mais baixos praticados pelas "low cost", esse segundo voo podia ser mais caro do que a viagem para o Continente.

Uma «escolha livre» que segundo o Governo Regional leva as companhias a concorrerem mais umas com as outras, levando todas as ilhas do arquipélago a beneficiar da chegada aos Açores das companhias aéreas de baixo custo que apenas voam para São Miguel.

Este sistema de encaminhamentos gratuitos para outras ilhas irá custar aos cofres públicos entre 4 a 5 milhões de euros por ano, valor onde se inclui todo o tipo de viagens (residentes ou turistas). Dinheiro que vem do Orçamento do Estado para o Governo Regional que depois faz o pagamento à SATA.


Notícia: TSF - Rádio Notícias.
Saudações florentinas!!

6 comentários:

Anónimo disse...

Vamos ser claros.
A «maior reforma de sempre» facilitou o acesso a uma ilha e promoveu o aumento de estadias nos respetivos hotéis.
Nas outras oito ilhas não se deu por isso.
Porque é que isto acontece?
Esta «reforma» peca por uma incrível falta de comunicação.
As coisas saem às pingas. Todos os dias há novidades e todos os dias se desvendam mistérios.

Anónimo disse...

ano de eleições, voces não se iludem.

Anónimo disse...

Se antes já tinha poucos dias de consulta, agora é que o meu médico de família não vai parar muitos dias por mês na ilha.

Anónimo disse...

ontem tive a paciencia de ouvir na rtp açores depois do telejornal na assembleia regional o alentejano mas não ouvi ele a puxar nada para as flores.

Anónimo disse...

Este esquema revoluciona as comunicações no pior sentido. Cria açorianos de primeira, com acessos fáceis e fluxos turísticos e açorianos de segunda, enriçados nos horários da Sata, com fluxos turísticos complicados e acessos complicados.

Anónimo disse...

Se não estás contente com o médico de família, anónimo das 23.39, só tens uma coisa a fazer...aproveita os preços baixos e muda de ilha