segunda-feira, 4 de abril de 2016

Conselho de Ilha quer saber quando será construída a Estação Geodésica das FLW

O Conselho de Ilha das Flores quer saber como está o processo da estação geodésica, segundo o memorando enviado ao Governo Regional a propósito da visita estatuária que amanhã se inicia.

O documento elenca 35 pontos, que vão desde a saúde aos transportes, das comunicações móveis ao acesso à medicina no trabalho, entre outros, repetindo várias propostas de memorandos elaborados por ocasião de anteriores visitas estatutárias do Governo Regional à ilha das Flores.

No memorando, o Conselho de Ilha das Flores, entidade consultiva que integra autarcas e representantes dos sindicatos e associações empresariais, além de outros organismos ligados ao ambiente, pescas ou agricultura, pede ao Governo Regional para “ter em conta a atual situação financeira da Cooperativa Ocidental, mantendo o apoio técnico à gestão e produção de leite e, em conjunto com a sua direção, assegurar a viabilidade da unidade fabril”.

Na área da saúde, os conselheiros florentinos querem saber o ponto de situação da instalação do Posto de saúde das Lajes, da rentabilização da câmara hiperbárica e da unidade de hidroterapia (encerrada por razões de segurança), e sobre a possibilidade de deslocar mais médicos especialistas à ilha, abrangendo maior número de especialidades.

Na educação, o Conselho de Ilha das Flores reclama “uma intervenção mais profunda” na Escola padre Maurício de Freitas, em Santa Cruz, e, ainda em matéria de obras públicas pretende saber se se mantém a calendarização das obras de proteção da orla costeira ou da requalificação do porto das Poças para aumento da capacidade de transporte marítimo de passageiros.

No memorando, os conselheiros florentinos retomam uma reivindicação bastante antiga, perguntando para quando a certificação da iluminação da pista do aeroporto.

O reforço da produção de gelo, a operacionalidade do posto de pescas da freguesia de Ponta Delgada, a selagem das lixeiras, a repavimentação de estradas e os transportes escolares são outras questões que o Conselho de Ilha das Flores vai suscitar ao Governo Regional, que incluem ainda a criação de um horário de Verão pela AtlânticoLine no qual seja contemplado a ligação entre as Lajes e o Corvo pela embarcação Ariel.


Notícia: «Açoriano Oriental», «Diário Insular» e «Diário Digital».
Saudações florentinas!!

6 comentários:

Anónimo disse...

Espero que o Conselho de Ilha pergunto ao Governo quando é o aumento do Porto de Recreio nas Lajes Passando a Marina.

Anónimo disse...

é já amanhã!!!!!

Anónimo disse...

Este concelho de ilha é bla blaba, o governo vai embora e fica tudo na mesma, há quantos anos se promete eliminação da pista do aeroporto que tanta falta faz para evacuações a noite, o porto das poças, ajuda financeiro lacticínios, a abertura da sala de desmanche do matadouro etc.

Anónimo disse...

ó homem de deus das 17.35 pensa antes de falares este aeroporto é um perigo de dia quanto mais de noite. outra para que é que queres obras no porto das poças para 5 pescadores quanto á lancha ariel deveria era estar a sair das lajes que já tem sala de embarque.

Anónimo disse...

se fosse em são Miguel já estava pronta.

Anónimo disse...

só gente doida é que fala em obras no porto das poças e em tempo de crise sabendo que tem porto com boas condições para meia dúzia de pescadores noutros tempos e com descargas de navios eram piores as condições e tudo se resolveu agora estes pequenos que não sabem o que é a vida querem obras para que com tantas coisas mais importantes para se fazer nas flores.