Poeira do Saara pode chegar a Ocidente
Uma nuvem de poeiras do deserto do Saara cobre os Açores durante esta semana, devendo manter-se até sexta-feira. Previa-se que o fenómeno afectasse apenas os grupos oriental e central, mas vai chegar às ilhas das Flores e Corvo. À partida, estas poeiras são inofensivas para a saúde.
"Esta situação deverá manter-se pelo menos até sexta-feira. A partir de quarta-feira (hoje) a nuvem passará a afetar mais os grupos central e ocidental e menos o grupo oriental”, disse a meteorologista Fernanda Carvalho, da delegação regional dos Açores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
As primeiras previsões apontavam para que as poeiras poupassem as ilhas das Flores e do Corvo, mas de acordo com o IPMA também as duas ilhas do grupo ocidental vão ser atingidas, com efeitos visíveis no céu: “Mantêm-se as condições do céu esbranquiçado, típicos destas situações. Estas poeiras condicionam a aparência do céu e, muitas vezes, confundem-se com nuvens altas”, explicou Fernanda Carvalho.
Segundo a meteorologista, agora “as poeiras encontram-se a níveis mais altos da atmosfera, superiores a mil metros”, mas para o final da semana poderão “estar mais junto à superfície” e por isso com maiores efeitos. “Estamos a avaliar a situação, mas não deverá afetar a saúde pública, o que não quer dizer que não tenha influência sobre as pessoas, sobretudo na respiração e inalação de partículas”, adiantou.
Fernanda Carvalho esclareceu que as poeiras saarianas deverão ser visíveis a olho nu ou podem ser observadas em forma de lama caso ocorram aguaceiros: “Não estamos à espera de precipitação significativa, mas por vezes há alguma precipitação de origem orográfica e então aí há uma remoção da poeira com a precipitação e temos aquele depósito de terra, de lama”.
As previsões da IPMA apontam para que no próximo fim-de-semana a nuvem de poeiras do deserto do Saara (no norte de África) já não esteja a afetar o arquipélago dos Açores.
Notícia: jornal «Açoriano Oriental» e RDP Antena 1 Açores.
Saudações florentinas!!
17 comentários:
O Saara sempre esteve lá e os Açores cá. Nunca ninguém fez alardes. De uma hora para a outra, poeiras vão, poeiras vem, com perigos pelo meio e asmáticos em prevenção.
Quando não há noticias há quem as teça.
E há quem deveria ficar calado quando não tem nada de interessante para dizer...
E há quem esteja desacreditado de saber de tudo e nunca se calar.
Eu acho que a culpa desta situação é da Câmara das Lajes...
Esta poeira vem com a lista do PS para nos tapar os olhos
Há poeiras e areias misteriosas que, canalizadas para as ilhas ocidentais, são demais para certas camionetas.
ouvi que o presidente da camaradas lajes vai concorrer para deputado do ps será verdade? já estávamos mortos e então se for verdade nem ligados às maquinas do coração ninguém aguenta. 4 anos de governo e nada se fez nas lajes e quase 4 anos de camara foi só forró e mai nada, o melhor é saírem antes da derrota que o povo está revoltado.
A maior poeira é este P S .
Confirmo que tem sido a maior poeira este ps, nas Lajes em 4 anos não aumentou o porto para ter condições de atracar Cruzeiros não aumentou o Porto de Recreio passando a Marina, já vai com 3 anos a promessa do Posto de Socorros na Casa do Povo das Lajes e até à data Nada.
Depois de ter gozado as minhas férias no mês de Julho é que o Governo socialista manda o Santorinho 4 vezes às Flores. Adeus votos, adeus socialista.
O Santorinho andou com o entendido em politica das 10:48 na mesma escola.
dou toda a razão ao anónimo das 10.48 e eles venham á minha porta pedir votos que lhes vou atender, no mês de julho é o mês de mais movimento de turistas e veio o barco às flores 1 vez haja paciencia com estes politicos.
A melhor poeira era que sega-se todos os que votem nestes governo P S mais quatro anos sem cumprirem o que prometeram.ruaaaa
O servo de Deus das 22:12 entrou em histeria.
Poeira vai, poeira vem.
A poeira que rola por aí em certas cabeças de burro sorradas da politica deve pesar toneladas.
servos são os que trabalham para encheres a barriga aos que nada fazem na vida autênticos parasitas.
tens toda a razão anónimo das 22.12 não fizeram nada senão andar a beijar a mão ao padrinho rua e o povo é que tem a arma na mão RUA.
Enviar um comentário