quarta-feira, 22 de março de 2017

Debater o desenvolvimento sustentável

A fundação Inatel inicia na ilha das Flores um conjunto de 17 debates temáticos que vão decorrer até 2018 em todo o país.

Os debates temáticos foram organizados segundo os objetivos da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, promovida pelas Nações Unidas e que traz à discussão 17 metas para a resolução Transformar o nosso Mundo.

"Pretendemos dar o nosso contributo, levando à discussão cada um dos 17 objetivos para o desenvolvimento sustentável nas diversas regiões onde o Inatel está instalado e tem delegações", afirmou José Manuel Alho, vogal da administração do Inatel.

O primeiro debate deste ciclo, subordinado ao tema "Proteger a vida marinha", terá lugar no próximo sábado (dia 25) na ilha das Flores, "sendo os Açores uma região cujo reconhecido património marítimo se estende muito para além da sua dimensão económica", e inclui uma homenagem póstuma, "modesta mas simbólica", ao oceanógrafo Mário Ruivo. O seu nome será atribuído a uma das salas de conferências do hotel gerido pelo Inatel na ilha das Flores, "para que as novas gerações não esqueçam o contributo que ele deu a Portugal", salientou José Alho.

A iniciativa conta, também, com uma mostra fotográfica, da autoria de Nuno Sá, sobre o "Mero, uma espécie icónica nos Açores" e propõe aos alunos da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz das Flores que sejam "repórteres por um dia", escrevendo uma notícia sobre os principais assuntos em debate, acompanhada de uma reportagem vídeo e fotográfica.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Uma excelente iniciativa, que assenta como uma luva na realidade dos Açores em geral e da Ilha das Flores, em particular.
Oxalá as entidades oficiais e particulares da Ilha e as pessoas em geral, apoiem e participem neste debate. Agradeço à Inatel o convite que teve a gentileza de me dirigir e a que só não correspondo,por estar ausente da Ilha. Obrigado à Inatel por conceder à Ilha das Flores, onde tão pouco acontece, o privilégio de ser palco de discussão de uma temática tão actual e tão importante para o nosso desenvolvimento sustentável.
Desejo à Inatel o maior sucesso este evento.