segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Flores não tem nenhum canil municipal

O diretor regional da Agricultura afirmou que nenhum canil municipal no arquipélago cumpre integralmente a legislação, mas assegurou que as Câmaras Municipais estão a trabalhar nesse sentido.

Foi verificado que nenhum canil municipal dos Açores cumpre integralmente a lei, conforme esta estabelece programas de esterilização e também registo eletrónico dos canídeos ou dos felinos. José Élio Ventura afirmou que "espera num curto espaço de tempo isso possa ser superado", embora exija "um investimento significativo" dos Municípios açorianos para satisfazer a legislação.

O diretor regional da Agricultura reconheceu que o decreto legislativo regional [que proíbe o abate de animais de companhia e errantes] criou um conjunto de exigências aos Municípios para as quais não estavam preparados, mas destacou que é "cada vez maior" a preocupação com "a salvaguarda dos animais, quer de companhia, quer errantes". Segundo José Élio Ventura, nesta fase inicial a Direção regional da Agricultura está "numa ação pedagógica de sensibilização", para depois prosseguir com a aplicação de coimas aos Municípios que continuem infratores.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

12 comentários:

Anónimo disse...

As coimas deverão ser sim passadas a quem abandona os animais e quem tem os animais maltratados.
E isto passa-se á vista de todos e ninguem faz nada, nem as proprias autoridades que passam e viram a cabeça pro lado

Anónimo disse...

gente anda o rebocador a transportar material da Capital para santa cruz.

Anónimo disse...

O José Helio que comece a sensibilização pelos autarcas. Aqui nas Lages a coisa está bonita, com a sensibilidade do Macielzinho. Á quanto tempo foram iniciadas as obras para o canil??? Deus tenha piedade de quem votou neste estronço

Anónimo disse...

O Municipio de Lajes das Flores tem um canil que cumpre todasas regras : trata-se de um palheiro na pedreira onde estão cercados e à fome 3 cães. Sei bem quem é que devia lá estar e não eram os cães.

Anónimo disse...

Há vacas felizes nos Açores que nadam o inverno todo em lameiro. Toda a vida foi assim, vociferou-me um caboz avermelhado, sem perceber a calinada onde se estava a meter. Depois queixam-se. Bastam uns retratos na net e uma campanhazinha bem feita, patrocinada pelos concorrentes, para milhares de consumidores virarem costas e mandarem os nossos produtos às malvas.

Anónimo disse...

há tanto lugar lá para cima das casas para canil, não é na pedreira que devem fazer que não tenho cão para não os ouvir.

Anónimo disse...

para quando o hotel como o do inatel e o centro de saúde na nossa Vila???

Anónimo disse...

Já deveria estar feito anónimo das 13.37.

Anónimo disse...

animais mal tratados... bla bla bla ... os donos sao comandantes, viuvas de gerentes bancos, lavradores, ... as autoridades nada fazem.
Temos que alertar para isto

Anónimo disse...

Um concelho, não é a Vila, com menos de 2000 pessoas, a maior parte idosas, quer rotundas largas, para escoar os milhares de veículos que por lá transitam, uma escola sem ter alunos e um hotel feito à conta dos contribuintes. O posto de socorros, se tiver coletes de força para emergências psiquiátricas, é capaz de ser útil.

O grupo ocidental precisa, isso sim, uma valência que atraia turistas. Com esta Sata encafuada em São Miguel, não vamos muito longe. As Lajes precisam, isso sim, de estruturas decentes para atrair os navios de cruzeiro que nos passam ao largo, a caminho de São Miguel.

Anónimo disse...

E o hotel do Inatel em santa cruz não vez que foi com dinheiro dos contribuintes e o hotel que é conhecido como o dos Franceses foi feito com o dinheiro dos contribuintes, deves ser muito novo anonimo das 9,11.

Anónimo disse...

Já que o Partido Socialista ganhou as Eleições espero que o Presidente da Camara das Lajes peça ao Governo um Centro de Saúde.