sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Freguesia do Lajedo com projeto-piloto para prevenir risco de deslizamentos

Um projeto-piloto que está a ser desenvolvido na ilha das Flores vai ser replicado em zonas críticas de instabilidade de encostas e taludes nos Açores.

Denominado Decsionlarm este projeto-piloto que está a ser desenvolvido pelo Laboratório Regional de Engenharia Civil na freguesia do Lajedo tem a duração de dois anos e passa pela implementação de uma rede de monitorização cinemática e hidrológica a um deslizamento que coloca em causa a segurança de pessoas e bens.

"Podemos extrapolar [os resultados deste projeto] para alguns outros locais que tenham características similares. Esta iniciativa também funciona como projeto-piloto para que depois possa ser replicada, de uma maneira mais abrangente, em vários pontos do arquipélago que sejam considerados críticos", declarou Francisco Fernandes, explicando que está a ser feita a monitorização da instabilidade do talude do Lajedo, pretendendo-se "dar algum grau de previsibilidade e de antecipação ao que possa vir a acontecer através de toda a recolha de dados que é efetuada".

O responsável do Laboratório Regional de Engenharia Civil adiantou que este trabalho começou em 2016, tendo contemplado vários trabalhos de campo e a instalação do sistema de monitorização, decorrendo agora a fase de recolha de dados.

Questionado sobre os locais mais críticos do arquipélago em termos de instabilidade, Francisco Fernandes referiu que estes ainda não estão definidos, mas o objetivo é que as várias entidades envolvidas - LREC, Direções regionais do Ambiente e dos Assuntos do Mar, e Universidade dos Açores - "cheguem a um consenso e a uma priorização do nível de gravidade" das áreas consideradas críticas.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental» e TSF - Rádio Notícias.
Saudações florentinas!!

4 comentários:

Anónimo disse...

Sairia bem mais barato tirar as pessoas todas de lá e po-las a habitar numa freguesia segura e meterem lá cabras e bodes . Era um negocio muito lucrativo .

Anónimo disse...

A zona de deslizamento no Lajedo vai deslocar-se antes do final do Inverno de 2017-2018. Não deverá afectar a zona habitacional, mas do estábulo do Abel para lá, incluindo o campanário, nada ficará como antes. Mas isto não é nada de novo: os antigos lembravam-se de a ponta da aiveca do arado tocar na extremidade daquele grande pináculo que alí existe. O fque alta foi indo em delizamento

Anónimo disse...

Porque já não fizeram nestes 4 anos que se passaram, e só agora é que se lembram. espero bem que este presidente das Lajes não se esqueça de pedir ao seu Governo o aumento do Porto Comercial para receber Cruzeiros, não se esqueça de pedir aumento deste porto de Recreio em mais lugares e passar a Marina.
Não se esqueça de pedir também um Hotel como o do Inatel de Santa Cruz.
Estou ajudar a quem não tem ideias, tudo isto nas Lajes dá emprego e desenvolve o Concelho.
Assina o sempre atento para o melhor na Vila das Lajes e para o seu desenvolvimento.

Anónimo disse...

Será que a camara das Lajes já acabou as obras do Parque de Campismo e se já estão plantadas as arvores para fazer sombra de Verão, e também gostaria de saber já que sou cidadão votante se a Estrada ao pé do Cemitério está pronta que liga á eis Radio Naval.