quarta-feira, 18 de abril de 2007

VIII Festival da Canção Infantil da ilha das Flores

Em ano de comemoração do 1º Centenário da fundação do Movimento de Escutas, uma vez mais o Agrupamento de Escuteiros 691 de Nossa Senhora da Conceição - Santa Cruz das Flores, ligado a este evento desde o seu início, organizou, com o apoio de várias entidades públicas e privadas, a 8ª edição do Festival da Canção Infantil da ilha das Flores, que desta feita ocorreu no passado dia 14 de Abril pelas 21 horas, no lotadíssimo Pavilhão de Jogos do hotel Servi-Flor (que sempre será conhecido como o antigo "Hotel dos Franceses" e que nessa noite terá albergado cerca de 5 centenas de pessoas a assistirem a este evento).
A edição deste ano do Festival Infantil da Canção contou com um total de 17 temas, interpretados por 21 pequenos cantores, com idades compreendidas entre os 5 e os 11 anos, brilhantemente acompanhados por uma orquestra de 12 elementos, dirigida pelo maestro José Gabriel Eduardo e apoiados por um coro de 18 vozes ensaiado pela professora Marlene Rodrigues.
A abertura do Festival, como não podia deixar de ser, foi efectuada com a “cor” do hino do Festival com letra de Luís Sousa e música de Luís Sousa e José Castro, seguindo-se a apresentação dos temas em desfile.
A abertura da segunda parte do Festival ficou a cargo do grupo de Ballet, ensaiado e dirigido pela senhora Diva Malheiros, que apresentou três números do futuro trabalho do jovem grupo [a exibir (ainda sem data marcada, mas que se prevê seja) no próximo mês de Junho], de seguida subiram ao palco as participações especiais dos representantes do Festival “Caravela D’ Ouro” (vindo da ilha do Faial), Rodrigo Nunes da Silva, de 9 anos, com o tema «A Respiração dos Açores», com letra de Victor Rui Dores e música de Fernando Goulart, e do Festival “Baleia de Marfim”, vinda da ilha do Pico, Èrica Dinis Jorge, de 10 anos, com o tema «No domingo fui ao Circo», com letra e música de Sérgio Luís .
A canção vencedora desta VIII edição do Festival Infantil da Canção da ilha das Flores foi o tema «Aos meus amigos», interpretada por Alexandre Sousa, com letra de João Gonçalves e música de Emanuel Bettencourt e foi eleita pelo público presente (através de um formato inovador) em boletim próprio (entregue à entrada do evento), depositado na urna existente para o efeito.
A eleição de melhor letra, bem como a melhor música, ficou a cargo do júri composto por três elementos, sendo igualmente o Alexandre Sousa a arrecadar os respectivos prémios.
O vencedor deste Festival será o nosso embaixador na "XVII Gala dos Pequenos Cantores - Caravela de Ouro", deslocando-se no próximo ano à vila da Povoação, na ilha de São Miguel, onde irá representar a ilha das Flores.
Na segunda posição ficou a Joana Medeiros, de 7 anos, com o tema «O Nascer de uma Canção», letra de José Eduardo e música de Pedro Silva.
Em palco esteve igualmente o vencedor da passada edição do Festival da Canção Infantil da ilha das Flores, Joaquim Freitas, de 10 anos, que [este ano] na sua deslocação à Povoação, angariou o 4º lugar com a canção «Ser Criança» e irá fazer uma participação especial no Festival da Canção Infantil "Baleia de Marfim", das Lajes do Pico.
Resta-me endereçar um obrigado ao Agrupamento 691 pela amável cedência de informação, bem como os parabéns a todos os envolvidos, mas sobretudo ao Agrupamento de Escutas pelo serviço prestado à comunidade florentina, não só por este evento, mas por todos os outros que desde há alguns anos tem vindo sabiamente a organizar, certamente o seu trabalho e dedicação são um exemplo entre pares.

Como o importante nestes eventos é participar, até porque todas as crianças que subiram a este palco foram vencedoras pelo forma magnífica como cativaram todos aqueles que se deslocaram ao Pavilhão, aqui seguem por ordem de actuação os Artistas da noite.

Concorrente nº 1
NOME: Nísia Jerónimo
IDADE: 6 anos
TÍTULO: “Quero Roupa Mãe!!!”
AUTOR: Cândida Almeida
MÚSICA: Pedro Silva

Concorrente nº 2
NOME: Maria do Céu
IDADE: 10 anos
TÍTULO: “A minha ilha: as Flores”
AUTOR: Pedro Gordete
MÚSICA: Emanuel Bettencourt

Concorrente nº 3
NOME: Joana Medeiros
IDADE: 7 anos
TÍTULO: “O Nascer de uma Canção”
AUTOR: José Eduardo
MÚSICA: Pedro Silva

Concorrente nº 4
NOME: Mariana Lima
IDADE: 7 anos
TÍTULO: “Trapalhadas”
AUTOR: Mariana Matos
MÚSICA: Paulo Vicente

Concorrente nº 5
NOME: Diana Sousa
IDADE: 7 anos
TÍTULO: “A Banda dos Trapalhões”
AUTOR: Vitália Sousa
MÚSICA: Emanuel Bettencourt

Concorrente nº 6
NOME: Andreia Pinto
IDADE: 7 anos
TÍTULO: “Palhaço”
AUTOR: Cândida Almeida
MÚSICA: Pedro Silva

Concorrente nº 7
NOME: Jânia Vieira & Helena Botelho
IDADE: 5 e 6 anos
TÍTULO: “Os Sons”
AUTOR: Cândida Almeida
MÚSICA: Paulo Pimentel

Concorrente nº 8
NOME: Ana Castro
IDADE: 8 anos
TÍTULO: “Pardalinho”
AUTOR: Cândida Almeida
MÚSICA: Emanuel Bettencourt

Concorrente nº 9
NOME: Pedro Lopes & Alexandre Fontes
IDADE: 5 e 6 anos
TÍTULO: “Já sei namorar”
AUTOR: Cândida Almeida
MÚSICA: Paulo Pimentel

Concorrente Nº 10
NOME: André Machado
IDADE: 5 anos
TÍTULO: “O que eu gosto de fazer”
AUTOR: Cândida Almeida
MÚSICA: Pedro Silva

Concorrente nº 11
NOME: Bernardo Martins
IDADE: 11 anos
TÍTULO: “Sempre em Frente”
AUTOR: António Gonçalves
MÚSICA: Paulo Vicente

Concorrente nº 12
NOME: Brícia Silva
IDADE: 10 anos
TÍTULO: “Ilhas de Sonho”
AUTOR: Raquel Machado
MÚSICA: Pedro Silva

Concorrente nº 13
NOME: Alexandre Sousa
IDADE: 9 anos
TÍTULO: “Aos meus Amigos”
AUTOR: João Gonçalves
MÚSICA: Emanuel Bettencourt

Concorrente nº 14
NOME: Ariana Furtado
IDADE: 6 anos
TÍTULO: “Pardalinho”
AUTOR: Cândida Almeida
MÚSICA: Paulo Pimentel

Concorrente nº 15
NOME: Helena Marques
IDADE: 6 anos
TÍTULO: “Posso mudar o Mundo”
AUTOR: Maria José Sousa
MÚSICA: Pedro Silva

Concorrente nº 16
NOME: Beatriz Silveira
IDADE: 9 anos
TÍTULO: “O Reino da Bicharada”
AUTOR: Pedro Gordete
MÚSICA: Paulo Vicente

Concorrente nº 17
NOME: Lívia Silveira
IDADE: 5 anos
TÍTULO: “O Amigo Imaginário”
AUTOR: Marlene Rodrigues
MÚSICA: Emanuel Bettencourt

7 comentários:

Anónimo disse...

Parabens Flores por este evento digno de registo

Anónimo disse...

gostei muito da tua reportagem,continua a mostrar-nos o que há de melhor nesta bela ilha.sim e o festival foi muito bonito com crianças tão pequenas que nos encantaram.e mais uma coisa o importante destes enventos não é competir,mas sim conviver uns com os outros.Pois são muito pequenos para se falar em competir ,crianças de 5,6,7 11anos.Lá no fundo dos seus pequenos corações todos querem ganhar o primeiro lugar,e é normal,mas competição???
comprimentos

Sandro Soares disse...

"Errar é humano", obrigado pela sua atenção. comprimentos

Anónimo disse...

E para fazer parte do movimento escutista católico não é necessário ter a situação regularizada perante a igreja? vejo alí um dirigente que não a tem assim tão regularizada.

Anónimo disse...

Será impressão ou nota-se uma certa dor de cotovelo neste último comentário??

Anónimo disse...

Parabéns pelo espectáculo!!!
Foi uma noite espetacular, com uma organização que se esforçou, com músicos excelentes que apesar de alguns contratempos como a falta de tempo e condições para ensaiar, estiveram no seu melhor a animar fantasticamente esta noite.
Como é com os erros que se aprende, de certeza que para o ano que vem será ainda melhor. Aguardamos o próximo ano.
Parabens a todos e bem hajam.

Anónimo disse...

Em primeiro lugar gostaria de vos agradecer por fazer parte deste bonito invento, que acompanho há 4 anos e parabéns a todos.

Abraço

do vosso amigo
Pedro Silva