sexta-feira, 13 de julho de 2007

Interactividade: a nossa troca de correspondência com @s leitor@s (II)

Voltamos a dar conta da regular troca de correspondência que vamos tendo com @s noss@s leitor@s e visitantes, tentando com que haja (uma ainda maior) interactividade entre tod@s @s que "frequentam" este «Fórum ilha das Flores».
No início do presente mês de Julho, fomos contactados por Fabrízzio Retto Frota, da Universidade do Amazonas, na cidade de Manaus (Brasil), solicitando informação acerca de uma lenda (do passado já muito antigo) da ilha das Flores. Abaixo transcrevemos esse email que nos foi enviado pelo Fabrízzio.

Olá, irmãos florentinos!
Ao procurar informações sobre a ilha das Flores, encontrei o Fórum de vocês na internet. Escrevo de longe (Brasil) e procuro alguém que possa responder a uma pergunta que há anos me intriga: é verdade que, antes da descoberta da América, dois corpos de nativos americanos foram encontrados numa praia da ilha das Flores durante o século XV, assim como troncos com símbolos desconhecidos na época? Li sobre isso num livro antigo do qual não me recordo [do título ou autor], mas a estória ficou na lembrança. Venho há muito procurando essa lenda pela rede [de internet], mas encontrei poucos relatos [e são] meio confusos. Não sei bem se isso ocorreu na ilha das Flores ou nas [espanholas] ilhas Canárias. Acredito que seja nas Flores, pois é a ilha mais ocidental da Europa e, consequentemente, mais próxima da América.

Se alguém souber algo sobre essa estória, PELO AMOR DE DEUS(!), escrevam-me contando mais detalhes. Estou escrevendo sobre as "Grandes Navegações" e quero incluir esse episódio no meu texto, contudo não quero ser leviano quanto aos factos [históricos acontecidos].

No mais, deixo [as] minhas saudações a todos os ilhéus. Espero que confirmem a lenda, pois aí terei mais uma motivação para conhecer os Açores.

Então, quem saiba algo sobre este assunto (podendo assim ajudar o nosso amigo leitor brasileiro) por favor deixe a informação no nosso espaço de comentários a este texto [abaixo] ou contacte-nos por email.
Saudações florentinas!!

4 comentários:

Anónimo disse...

Pura fantasia, nada mais...

Anónimo disse...

Já ouvi muitas...mas essa foi a primeira vez!

Anónimo disse...

Se houvesse praias talvez...

Anónimo disse...

Pode até ser fantasia, mas ele há teorias.

Basta efectuar uma pesquisa sobre o autor inglês Gavin Menzies, que tem um livro intitulado “1421 – O ano em que a China descobriu o mundo”, ou coisa que o valha.

Há, também, um artigo sobre o caso na Visão (n.º 614, de 9/12/2004).

Nada se refere quanto a nativos americanos.

Pesquisem, e opinem, nesta ordem...

Saudações