quarta-feira, 7 de novembro de 2007

«Para grandes Esperanças, maiores Enganos», por Maria José Sousa

Campo de Futebol de Ponta Delgada

Os que me conhecem sabem que sou natural da freguesia de Ponta Delgada. Embora esteja a residir em Santa Cruz, guardo a minha freguesia num cantinho do coração, pois é também a terra dos meus pais e dos meus avós.

Dói-me então tudo o que afecte o rumo e a vida da terra que me viu crescer.

Este não pretende ser um artigo “prevaricador”, como sei que alguns ousam dizer, mas sim apenas um alerta para o problema. Também quem me conhece, sabe que digo e assino aquilo que penso.

O Campo de futebol de Ponta Delgada, inaugurado com a pompa e circunstância que alguns devem recordar, por ter contado com a presença das Velhas Glórias do futebol português, encontra-se, já não digo em estado de degradação, mas sim, completamente degradado. Confesso que a obra em si, nunca foi uma obra concluída e perfeita do ponto de vista crítico do desportista, no entanto estava praticável para a modalidade e para o fim a que se destinava e era sem dúvida uma mais valia, em especial para os jovens da freguesia.

O estado em que o encontrei a última vez que por lá passei, deixou-me perplexa. Na altura nem encontrava palavras para descrever. Sei que as barras que delimitavam o campo foram roubadas, puro acto de vandalismo que muito lamento existir. Resta questionar a razão porque nunca foram repostas, resta questionar porque os balneários se encontram abandonados, abertos, por pintar, resta questionar porque os arredores do Campo são uma pequena nova lixeira da ilha, resta questionar se os jovens da freguesia (embora poucos) não têm o direito a possuir uma zona de desporto e lazer em condições, resta questionar se a população de Ponta Delgada é só “muita” para fins de votos e no resto dos anos é pouca para merecer uns “arranjos” nas suas coisas.

Maria José Sousa

Este artigo de opinião é parte integrante do jornal «As Flores», edição de 18 de Outubro de 2007.

59 comentários:

Anónimo disse...

Futebol em Ponta Delgada das Flores?
Nem sequer existem 11 mamcebos em idade de jogar...
Não há coisas mais importantes?

Anónimo disse...

Esse pessoal precisa é de limoar valetas e malhar tremoço...

Anónimo disse...

Nada de desesperar D. Maria José, guardo com muito carinho o manifesto eleitoral do Srº Manuel Pereira, das autárquicas 2005, e entre toda aquela panóplia de investimentos constato que para Ponta Delgada consta dentro da Área Cultural, Social e Desportiva a elaboração de um projecto para a execução da cobertura do Polidesportivo de Ponta Delgada, e além deste projecto existe ainda a construção de um Parque Desportivo, a criação de um pólo do Clube informático e finalmente a criação de de um posto de abastecimento de combustíveis. Há coisas fantásticas não é???? Aproveitei para analisar item a item este manifesto e dá-me vontade de rir, enfim esta gentalha delicia-nos com as suas ideias.

Anónimo disse...

Já agora um aeroporto...

Anónimo disse...

Ignóbeis. Já diz o ditado e com razão: "de boas intenções está o inferno cheio". Gostava mesmo de saber, quantos pontos desse dito manifesto foram literalmente cumpridos à risca!

Anónimo disse...

Acho que nem o Município de Lisboa conseguiria executar tamanha façanha! Dentro do referido manifesto fala-se dum projecto para a reabilitação das Piscinas Naturais com a construção de balneários, bar/restaurante e esplanada, não me digam que é a barraca da funcionária da Câmara? (a tal que decide quem vai aos urinóis, que eram para os frequentadores da piscina e não da barraca Manuela vs Câmara) E a piscina coberta ficará aonde? e o Parque de Campismo? e o Parque de Lazer de Ponta Delgada?

Anónimo disse...

Contei 29 pontos de obras a executar directamente pela Câmara e 7 pontos em que seria diligenciado com o Governo Regional, destes 7 pontos apenas dois tiveram execução, a protecção da Orla marítima e o Porto de Ponta Delgada, dos outros 29 acho que mesmo com mais um mandato ele não conseguiria executá-los. Se pudesse digitalizava o manifesto e espetava-o aqui.

Anónimo disse...

Mais uma vez foram enganados...

Anónimo disse...

Já agora contratem o cassetes...

Anónimo disse...

os residentes em ponta delgada merecem que façam alguma coisa por eles e eu dou todo o meu apoio.

Anónimo disse...

Uma coisa é certa.Bola nunca mais.Já bastou ver o descalabro do minhocas e do boavista...

Anónimo disse...

A sério. Se arranjares forma de digitalizar o manifesto ia ser óptimo. Agrura para uns, satisfação para outros, mas uma lufada de ar fresco acerca de promessas eleitorais por cumprir vinha, sem dúvida, em boa hora.

Anónimo disse...

Eu quero uma equipa de futebol para ir para a 3ª divisão...

Anónimo disse...

os rapases de pd agora querem é motos 4 e nao futebol este da muitas pernas quebradas

Anónimo disse...

a rapaziada hoje em dia pensa que a bola é quadrada.Não têm forças nas pernas e não só....Gostam é de empinar....

Anónimo disse...

O restaurante em Ponta Delgada foi feito com dinheiros públicos. Graças à CMSCF existe restaurante em Ponta Delgada! Ainda dizem que o tipo não é generoso! Foi financiado a fundo perdido e a troco de alguns jantares…Se querem saber mais sobre o assunto perguntem ao vira casacas do Presidente CMSCF.

Anónimo disse...

Pelo menos lá há peixe fresco todos os dias.....
Aqui em Santa Cruz é peixe escalado e congelado....

Anónimo disse...

O Presidente gosta de peixe fresco?Grelhado ou frito?

Anónimo disse...

Essa do Restaurante de PDL ter sido financiado dá-me vontade de rir!!! Só da cabeça de um mentecapto sai uma bacorada dessas. Ou muito me engano ou a maioria de quem comenta aqui são fedelhos de 10 ou 11 anos, não quero acreditar que um ser adulto esteja crente que a CMSCF financiou o restaurante do Meireles.

Anónimo disse...

Eu só quero é peixinho fresco e vinho de cheiro.M'ai nada!

Anónimo disse...

Alguém “mordeu” o comentário elaborado pelo anónimo de 12 de Novembro às 20.42 minutos. Até sei quem foi o “vira casacas”!? É triste ver as verdades escarrapachas num blogger que é, permita-me que lhe diga, um sucesso nesta terrinha Santa. As verdades custam a engolir a seco, podes sempre engolir com um bom copo de vinho tinto ou champanhe. Aproveita bem o tempo que te resta para beber champanhe pois acabou-se o tempo em que tudo se comprava com umas simples latas de tinta ou blocos. Quem te avisa não merece castigo, compreendeste oh palhaço!

Anónimo disse...

Isto tá bonito:é blocos, é tinta, é peixe frito, é champanhe...
Pena é que ninguém se lembra de mim....

Anónimo disse...

Ainda bem que o JL ganhou em tribunal a questão das areias do mato, assim nas próximas autárquicas o continental cá do sito não vai distribuir esse preciso material a ninguém ou se o fizer paga-lhe ao preço de petróleo! Força JL se pudesse votava em ti!

Anónimo disse...

Força JL.Tu és um verdadeiro florentino.O chuchialismo rosa-mamão tem os dias contados.

Anónimo disse...

Sr anónimo de 13 de Novembro 15:50 : Ainda se lá houvesse uma enguias ou umas papas de sarrabulho, ou até uns rojões. Mas não há nada disso. Quando muito um peixito frito ou grelhado e umas febras ...

Anónimo disse...

Para o anónimo de 13 de Novembro, das 13:25. Responder-lhe no mesmo tom seria descer ao seu nível e aí tenho a certeza que me ganharia, ao dizer-me que o meu tempo está acabando está seguramente enganado porque não exerço, nunca exerçi nem pretendo exercer cargos politicos, apenas sei de fonte fidedigna que o restaurante foi a expensas do dono, o que você fez não foram mais do que "manobras de foguetório" e isso o povão está farto de ler e ouvir. Como não o conheço não quero lhe retribuir o tão gentil nome que me apelidou no final do seu comentário. Crítica pela crítica, respeito pelo respeito, quando assim não é estamos mal mesmo. Olhe aproveite e candidate-se às proximas eleições, poderá mudar este estado de coisas.

Anónimo disse...

Claro, eu vou candidatar-me e arrasar tudo.

Anónimo disse...

leva jl para tua casa palhaço

Anónimo disse...

a respeito do campo de futebol nada vocemeces so sabem é falar na po... da politica e mal uns dos outros seus idiotas

Anónimo disse...

Campo de futebol?Eu fazia era um campo de trabalho para aqueles malandrões dos rapazes de pdl que passam o dia sentados a criar cu....

Anónimo disse...

disseste bem mas esqueceste (com a cerveja na mao)

Anónimo disse...

e os de s. cruz também que não querem nada é só pulir calçada.

Anónimo disse...

é verdade quando os velhos morrerem essa rapaziada vai morrer à fome.nem sequer sabem cultivar um pé de couve...

Anónimo disse...

Eu se fosse presidente da câmara punha essa malta a limpar as ribeiras no lugar de andarem todo o dia com cerveja na mão....

Anónimo disse...

Discordo com o comentário do amigo (a) 15 de Novembro de 2007 3:09:00 AZOT, ele (Presidente) é que deveria andar a limpar as ribeiras, e mesmo assim não acredito nas capacidades para desempenhar a tarefa!

Anónimo disse...

grande antero sim sr é o agredecimento

Anónimo disse...

´tai asno...

Anónimo disse...

grande j.l. um dia que saias da camara é que vão ver a falta que fazes.

Anónimo disse...

Concordo com o post, contudo a articulista deveria também ter referenciado o avultado investimento no porto, apenas, única e exclusivamente para servir um profissional de pesca. É um investimento de cerca de 1 milhão e 200 mil euros para calar alguns "enfants terribles" lá do burgo.

Anónimo disse...

Para rentabilizar o investimento feito no porto de Ponta Delgada das Flores tem-se que recrutar para a pesca aquela juventude que anda todo o dia a coçar o cu na Terra Chã.Por essa gente a trabalhar a pescar, congelar e processar peixe...
Vamos ao trabalho, seus labregos...

Anónimo disse...

tambem há cursos para pescadores porque não dar um cursos a esses rapazes de p.d. e s. c. para não andarem todo o dia na cervejola e a pulir calçada. é que se não se botarem ao trabalho daqui a uns anos morrem de fome por nem saberem plentar um pé de couve. e olhem que empregos cada vez há menos trabalho é o que não falta na nossa ilha.

Anónimo disse...

É verdade, sim senhor.Põr essa malta a trabalhar.Já não há serviço militar obrigatório e essa rapaziada anda muito solta.É só alcóol e maconha.
Andam a comer as reformas e os subsídios dos velhotes.
No meu tempo vergava-se a mola....

Anónimo disse...

também no meu, quando saia da escola era arrumar a mala e ir mondar entre o milho deroda das paredes para os ratos não irem à maçaroca ou plentar batata doçe e quando sai da escola quase aos treze anos o meu primeiro emprego foi ir trabalhar na florestal a fazer na fonte frade paredes de leives de terra no inverno e as mãos ficavam brancas que parecia não ter sangue.

Anónimo disse...

Amigo hoje em dia o que interessa éo emprego assegurado, trabalho vai-te embora, aguardar pacientemente que a santa reforma chegue

Anónimo disse...

Acho que as reformas vão ir todas ao ar.O Estado Português está completamente falido.Os politicos abotoaram-se bem e agora deixam o zé povinho a esgravatar....

Anónimo disse...

Eu fikei perplexa ao ler tta burrice junta , concordo c a Maria José, ñ sou de ptd sou do concelho das lajes o kual me orgulho mt, e acho k devemos tentar fzer o melhor p a nxa freguesia,vesitei á cerca de uma semana ptd e verifiquei mtas coisas que poderiam tar melhor se o sr presidente de junta desse mais atenção á sua freguesia.Acho injusto da maneira co dizem k foi á custa da cmsc k o sr Meireles conseguiu o seu restaurante,e tdas as barbaridades k dizem do pessoal de ptd, será k é só o pessoal de lá k tem defeitos e os restantes são perfeitos?

Paulo Henriques disse...

O que a cara leitora queria dizer no comentário acima, era o seguinte:"Eu fiquei perplexa ao ler tanta burrice junta, concordo com a Maria José, não sou de Ponta Delgada sou do concelho das lajes o qual me orgulho muito, e acho que devemos tentar fazer o melhor pela nossa freguesia, visitei há cerca de uma semana Ponta Delgda e verifiquei muitas coisas que poderiam estar melhor se o senhor presidente de junta desse mais atenção à sua freqguesia.Acho injusto da maneira como dizem que foi á custa da CMSC que o senhor Meireles conseguiuo seu restaurantem e todas as barbaridades que dizem do pessoal de Ponta Delgada,será que é só o pessoal de lá que tem defeitos e os restantes são perfeitos?"

Ora, cara leitora, diga lá se assim o texto não ficou mais lindinho? (não mexi na pontuação)

Anónimo disse...

Sim , talvez até que tem razão! mas para quem não é completamente burro deve ter entendido o conteúdo. Até o sr entendeu o que lá estava escrito! A não ser que esta mensagem lhe tenha magoado!

Anónimo disse...

Já agora sr Paulo Henriques quis emendar o meu português ,mas já reparou para o seu?......

Paulo Henriques disse...

Viva! Claro que entendi o seu texto.Só quis eliminar os ruídos da linguagem sms.(Muitos k's e etc).E o meu português, limitou-se a copiar o seu português!

Anónimo disse...

O sr por acaso não é professor de português?e é florentino?

Paulo Henriques disse...

Sou florentino, mas não sou professor de português.

Anónimo disse...

Então deve ter já uma idade bem avançada para não gostar de utilizar esta linguagem.

Anónimo disse...

O que temos a fazer D.Maria José é fazer um limpeza na Junta de freguesia nas próximas eleições , porque eu acho que o pessoal já está cansado!!!!!!!

Anónimo disse...

Nunca vos disseram na escola que não se deve escrever com abreviaturas para as outras pessoas lerem, que é uma falta de educação. Só usamos abreviaturas quando tiramos notas para nós. Realmente o que vos ensinam nas escolas?Isto vem tudo de encontro ao que se ouve do tipo de professores que arribam por estas paragens. Pois são normalmente do fim da lista!!!!

Anónimo disse...

Se o sr se estva areferir ao anónimo das 11:42 deve estar com falta de óculos porque não vi nada de abreviaturas.ele até foi bem explicito a dizer que a junta de ponta delgada já está cansada. É tempo de mudanças !!

Anónimo disse...

Não, o senhor estava a dar razão ao Paulo Henriques.

Anónimo disse...

ok !ou doeu-lhe o comentário!

Anónimo disse...

Doer o quê????