sábado, 18 de dezembro de 2010

Eventual erupção vulcânica poderá acontecer nos mares dos Açores... mas sem perigo para as populações

O presidente do Serviço Regional de Protecção Civil dos Açores (SRPCBA) afastou [ontem] qualquer risco para as populações associado à possibilidade de estar a ocorrer uma erupção vulcânica submarina entre as ilhas dos grupos Central e Ocidental do arquipélago.

Apesar disso, e face ao alerta recebido do Centro de Informação e Vigilância Sismológica dos Açores (CIVISA) de que uma erupção poderia estar a ocorrer nessa área desde o início de Dezembro, a Protecção Civil acompanha o “fenómeno com atenção”, garantiu Pedro Carvalho à Agência Lusa.

O presidente do SRPCBA adiantou que a situação foi também comunicada às autoridades marítimas para diligenciarem a possibilidade de recolha de informações por embarcações que naveguem na zona em que eventualmente se estará a registar a erupção vulcânica.

Teresa Ferreira, do CIVISA, justificou a suspeita de uma erupção entre as ilhas dos grupos Central e Ocidental, numa zona da crista média atlântica, com o registo de mais de uma centena de sismos nos últimos 10 dias. A investigadora adiantou à Agência Lusa que a zona em causa se localiza a mais de 100 quilómetros das ilhas mais próximas – Flores, Corvo, Faial e Graciosa – e a profundidades que vão dos 800 aos 2.000 metros.

A última erupção marítima documentada ocorrida nos mares dos Açores ocorreu em 1998 ao largo da Serreta, na ilha Terceira.


Notícia: rádio Atlântida e «Diário de Notícias».
Saudações florentinas!!

2 comentários:

Anónimo disse...

ainda vamos ficar ligados ao faial e o corvo.

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa, com pergunta [na TVI24] "Crise sísmica nos Açores pode formar nova ilha?" e resposta [no «Correio da Manhã»] “Dificilmente surgirá um [novo] ilhéu nos Açores”, através de esclarecimentos de Teresa Ferreira, do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores.