terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Acabou o «Manhãs de Sábado» na RDP

Acabou, sábado passado, o programa da RDP/Antena 1 Açores, «Manhãs de Sábado», do qual era primeiro responsável Mário Jorge Pacheco. Acabou no dia que completava 15 anos. Tanto quanto percebi por várias declarações que ouvi, os realizadores e colaboradores do programa mantinham a disponibilidade para o fazer, mas os responsáveis da rádio pública quiseram que ele terminasse. Na minha opinião essa decisão é condenável, roça a estupidez e empobrece muito seriamente a programação da rádio pública regional. Os responsáveis por esta decisão e todos os que a ela se poderiam opor e não o fizeram merecem a mais viva condenação!

O que era o «Manhãs de Sábado»?
Era mais ou menos isto: ao longo de toda a manhã, de todos os sábados, o Mário Jorge Pacheco, sempre com um alinhamento cuidadoso, ia fazendo um programa preenchido com o melhor que há na música portuguesa e em especial da feita aqui nos Açores e ia estabelecendo ligação com colaboradores em todas as ilhas. Estávamos a ouvir, como acontecia comigo sempre que podia, e sentíamo-nos verdadeiramente parte desta Região, percebendo com clareza a extensão e dispersão territorial, a diversidade cultural, a qualidade humana e a vontade, que existe numa grande parte da população, de contribuir para um desenvolvimento sustentado do conjunto da Região. Para além das ilhas, também existiam contactos com as comunidades emigradas e descendentes, completando assim e bem a dimensão das nossas vivencias enquanto Região. Os temas eram muitos, a liberdade de cada colaborador permitia-lhes valorizar as suas criatividades e o resultado final era, em geral, [um programa de rádio] excelente, estimulante e com muita utilidade para quem ouvia. Era bom, era muito valorizador da Região e das pessoas, mas acabou!

Deixo aqui expressa a admiração que dedico ao Mário Jorge Pacheco e a toda a sua equipa, sem excepção.


José Decq Mota

Crónica da autoria de José Decq Mota, publicada no sítio da CDU/Açores.
Sobre este mesmo assunto pode também ser lido um artigo de opinião do jornalista José Gabriel Ávila: "Manhãs de Sábado - Um bom exemplo radiofónico", publicado no jornal «Diário dos Açores».

Saudações florentinas!!

8 comentários:

Anónimo disse...

Uma coisa que gostaria saber se for possivél. Gostaria de saber se já começou a funcionar a nova Central da EDA no cabo de cima das casas nas Lajes Flores Azores.Obrigado. J.A.

Anónimo disse...

Tenho chorado dia e noite com pena.

Anónimo disse...

O deputado Rosa, como toda a gente suspeita, vai acabar doido como o chefe.

Reparem-lhe bem na feição.

Anónimo disse...

Não posso mais.

Arranjem-me um lençol.

Anónimo disse...

Que eu siba ainda não,esta para breve.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 10:18 do dia 22 de Fevereiro,a resposta á sua pegunta é negativa.

Anónimo disse...

Muito obrigado amigo das 00:15 do dia 26/2/2011 pela sua informação. J.A.

Anónimo disse...

...e eu tenho chorado baba e ranho!!

É triste ver o programa q me acompanhava à anos "partir" :'((((

VOLTAAAAAAAAAAAAAAA!