sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Governo Regional de Carlos César possui das maiores redacções açorianas

A comunicação social açoriana passa por dias difíceis. Os despedimentos de jornalistas no grupo Açormédia não são o único sinal de que a crise já chegou à Comunicação Social da Região. O Governo [Regional], o parlamento e as autarquias há muito que provocaram uma verdadeira razia nas redações.

Só no Governo [Regional], há mais jornalistas do que na maioria dos jornais e rádios dos Açores. Desde que Carlos César chegou ao Governo [Regional], os convites a jornalistas multiplicaram-se. Quase todos os secretários regionais têm, nesta altura, assessores de imprensa requisitados aos mais variados órgãos de Comunicação Social. Só jornalistas são, pelo menos, oito. Um número superior à maioria dos jornais e rádios da região. Isto sem contar com outros assessores que desenpenham as mesmas funções, embora não tenham seguido uma carreia jornalística.

E sem contar também com a equipa de sete redactores, que formam o Gabinete de Apoio à Comunicação Social nos Açores, responsável pela divulgação das iniciativas do Governo. Há quem entenda que esta aposta do executivo na informação, revela também uma estratégia para tentar esvaziar a Comunicação Social.

Mas se ela existe, o Governo [Regional] não está sozinho. No Parlamento, o presidente e os grupos parlamentares do PS, PSD, CDS e Bloco de Esquerda, têm todos jornalistas nos seus gabinetes. Cinco, ao todo. E até as Câmara Municipais já fazem o mesmo. A Associação de Municípios dos Açores e, pelo menos, metade das 19 autarquias do arquipélago, já contrataram, no total, mais de uma dúzia de jornalistas para assegurarem o apoio na divulgação das suas iniciativas.

Ainda assim, há quem se queixe de não conseguir passar a mensagem.


Notícia: RDP/Antena 1 Açores.
Saudações florentinas!!

4 comentários:

Anónimo disse...

Dizem-me que a anterior Secretária Regional da Educação, nunca teve acessor de imprensa.

Nos Açores há Liberdade de Imprensa, de Expressão e de Tudo! disse...

Qual é orgão de comunicação que é propriedade do Governo Regional?

Eu sei que na Madeira, o Alberto João tem lá o seu »Jornal da Madeira» que custa 11.000,00 euros/dia, segundo o intrépido candidato Coelho.

Aquilo é que é um forrobodó.

Ninguém se lembra do tempo do Mota Amaral que controlava todas as redacções e até proibia a gente de ver as mamas da Gabriela, Cravo e Canela?

Anónimo disse...

isto é uma vergonha!!!!!

Anónimo disse...

é verdade que não se podia ver.