terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Câmara de Santa Cruz é... troca-tintas?

Pediu a palavra o senhor VEREADOR JOSÉ CARLOS para dizer que relativamente às obras que estão a ser efectuadas no CONVENTO DE SÃO BOAVENTURA, já vários munícipes vieram expor o seu descontentamento face à PINTURA que o sr. director regional da Cultura decidiu mandar efectuar e que NA SUA OPINIÃO NÃO SE ENQUADRA NO PADRÃO ARQUITECTÓNICO DA ILHA, pelo que deveria aproveitar-se a visita estatutária do Governo Regional nos próximos dias 12, 13 e 14 de Outubro [de 2010] para se TOMAR UMA DECISÃO E DEMONSTRAR QUE A CÂMARA [MUNICIPAL DE SANTA CRUZ] DISCORDA COM ESTA SITUAÇÃO, PELOS QUE TODOS CONCORDARAM.

in Acta da Reunião Ordinária nº 26/2010 da Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores (realizada em 7 de Outubro de 2010)

21 comentários:

Anónimo disse...

o sr. lunino lima ainda aproveitou a tinta para pintar o seu bar as pessoas vao pensar que o bar faz parte do museu

Anónimo disse...

ainda falam da casa amarela.

Anónimo disse...

Jesus do Céu!!!O que é isto?
Casa de São Rafael mudou-se para as Flores?
Tá tudo doido ou quê?Isso parece coisas de rapazes pequenos...


Lucinda Freitas

O ocre, fica bem, em qualquer casa portuguesa, concerteza!... disse...

Desde que seja para «facturar», muda-se de tinta como se muda de camisa...

Anónimo disse...

Andam por aí uns cabeças de burro, falhos de entendimento.
As cantarias nos Açores são agora moda. Mas nem sempre foi assim.
Antigamente, com a intenão de as proteger, eram pintadas com as tintas da altura, o ocre ou o azul anil.
As cantarias da Igreja estão desgastadas. E diz quem entende que das duas uma: ou são protegidas, com tintas regionais, as mais adequadas contra o salitre, ou continuam-se a desgastar, ficando com locas e manchas esburacadas feias.
No lugar de criticarem, apontando o dedo e condenando os demais, antes apresentassem uma solução.

Anónimo disse...

a camara das lages tem tinta para vosses pintarem isto tudo

Anónimo disse...

Só agora é queo elenco câmarario deu por essa tamanha asneirada!
existem responsáveis por estas decisões que deveriam pagar por erros desta natureza??

Nelson Fraga disse...

À Dona-Manuela-comentadora-anónima-das-19h10:

aproximadamente 5 centenas de pessoas (sim, quase 500 almas!) que "confrontadas de forma chocante com a pintura da cantaria do Convento de São Boaventura em berrantes tons amarelo-ocre (...) defendem o retorno da cantaria do Convento de São Boaventura à sua "cor natural", entendendo que a protecção da cantaria contra a erosão salina pode ser realizada com materiais em cores de tom neutro (que permitam manter o aspecto natural da pedra do Convento)".

Se o acima indicado é (na excelsa consideração da mademoiselle) não apresentar-se uma solução, então aquelas quase 500 "cabeças de burro" (como a mademoiselle insulta quem pensa diferente de si) estão (aquelas praticamente 500 pessoas) no seu pleno de direito de lhe apontarem o dedo (a si, mademoiselle) e chamarem-na de jumenta!

Anónimo disse...

A Dona Manuela não sabe do que fala e não tem o direito de chamar burro a ninguém a não ser a si mesma. Existem tantas técnicas de restauro de cantarias. Escolheram esta por ser fácil de aplicar, quem sabe a mais barata mas com certeza a mais aberrante de todas... mas não vale apena mostrar descontentamento porque as pinturas continuam...

Anónimo disse...

este pessoal de s. cruz ainda vai ficar doido por causa da casa amarela.

Anónimo disse...

Eu, anónimo das 19:10, não faço ideia quem é essa tal "mademoiselle" Manuela. Nunca a vi, não a conheço, não sei o que faz e não tenho nada a favor nem contra ela.
Posto isto, vamos aos factos, porque a ignorância, quando é atrevida, é um cabo dos diabos.

Certas cantarias nos Açores desgastam-se facilmente. A sua conservação eficaz faz-se usando as tintas que os nossos antepassados usavam: o ocre ou o anil.

A conservação "com materiais em tons de cor neutro" referem-se especificamente a quê?
Vamos ser claros e rigorosos.
Referem-se a vernizes?
Referem-se a caldas de cimento?
Referem-se a «próteses» de cimento?

Os vernizes não são solução. Impedem o contacto da pedra com o ar e a água com salitre acumula-se por baixo e atira com o verniz.
Fica em menos de 5 anos uma porcaria.
As caldas de cimento, com o tempo, escamam.
Fica uma porcaria.
Os remendos de cimento, com o tempo descolam e caem.
Fica uma porcaria com buracos.

Alguém conhece mais alguma técnica?
Se conhece, em vez de se por a assinar papeis perfeitamente inuteis e politicamente manipuláveis, que diga.

Anónimo disse...

a resposta ao titulo do artigo é.....................................sim!

Com um presidente trica-trica estão vocês à espera de quê?

eheheheheheheheheheheh

Anónimo disse...

Agora sim, o assunto chegou ao seu nivel (politico) mais alto, senão vejamos:
1. Será que devo gravar as alterações que fiz à acta? e submeter à aprovação da câmara
2. Porque é que o Senhor Vereador tendo conhecimento em 07.10.2010 desta situação não manifestou a sua indignação? o que fez? Nada!
Nada, nada e ainda nada.
Mas trabalha-se:
- uns jobs for the boys
- uns apoiozitos
- meia dúzia de larachas
- muita demagogia
- umas actas democraticas publicadas em formatos que permitem ao municipe interagir
- um vereador que vem a publico informar que tinha conhecimento da situação à pelo menos três meses
- uns cafés
- umas cigarradas

É de facto muito árduo o trabalho dos homens que lideram os destinos do nosso concelho, ah! e de reconhecida falta de profissionalismo também.

Já agora façam uma revisão à acta e enviem para a câmara, porque pelo rascunho que nos enviaram a esta hora ela ainda não deve ter sido fechada.

Francamente meus Senhores.

Um dia destes vamos vê-los a beber mudas"tea" na esplanada do Lucino ou no Gil, ou a inaugurar a nova Praça Amarela que tanta tinta fez correr.

Anónimo disse...

Para o anónimo(a) das 20h30 de 03/02/2011

A pedra nunca deve ser pintada em caso algum, deve é claro ser protegida com produtos As pedras de cantaria das portas e janelas (soleiras, ombreiras, parapeitos e vergas), das pilastras, revestimentos dos cunhais, das escadas e dos varandins são intervencionadas para remover as manchas, incrustações, depósitos superficiais, crostas ou colonizações biológicas existentes, através da aplicação de jactos de água de pH neutro e escovagem, com escovas não metálicas, como refere Appleton (2005). As fissuras devem ser reparadas com a utilização de argamassas fabricadas com resinas epóxicas ou acrílicas ou ainda através de acrescentos com pedra do mesmo tipo.

In Tese de Mestrado de António Ernesto de Deus Martins: Faculdade de Arquitectura 2010

Anónimo disse...

Pois é.
Mãs aqui é diferente.
Primeiro. As nossas pedras são diferentes. Não são iguais à especificadas por Appleton, que se referia a outro tipo de material nem às brilhantemente estudadas pelo Mestre António Martins.
Vem de vulcões, que é coisa diferente.
Segundo. As nossa cantaria está sempre sujeita a ventos do mar que trazem salitre. O salitre entranha-se em certos tipos de pedra, como os da cantaria da igreja e acelera o desgaste, formando-se buracos, locas e manchas.
Não me parece que a acção do salitre tenha sido testada nos estudos acima referidos.

A utilização de escovas, metálicas ou não, só provoca mais desgaste. Não reconstroi os buracos nem elimina o salitre.

Quando se tapam as fissuras com argamassas fabricadas com resinas epóxicas ou acrílicas, adia-se o problema. É como remendar com pano novo em cima de tecido velho. Em pouco tempo o remendo cai, porque a pedra onde encaixa, à força do salitre, o empurra.
Os acrescentos com pedra do mesmo tipo resultam temporariamente também. Sendo a pedra do mesmo tipo também se desgasta da mesma forma nas zonas onde se faz o encaixe.

Desde que os Açores se conhecem, as casas e os monumentos feitos de cantarias deste tipo, facilmente trabalhaveis mas de má qualidade, que se usam tintas tradicionais, não plastificadas, que permitem o equilibrio da pedra com o ar e a chuva. A cal, o ocre e o azul anil.
É o que sempre resultou até agora.

Quem conhecer métodos melhores que diga quais, no lugar de assinar abaixoassinados e de se fiar em politicos.

Anónimo disse...

Aplicar jactos de água de pH neutro e escovagem, com escovas não metálicas, só vai desgastar ainda mais o que lá está.
Não tem jeito, porque no lugar de melhorar, piora.

Anónimo disse...

Comungo inteiramente da sua douta opinião, sendo aqui diferente, á que no imediato pintar de amarelo todas as cantarias das Flores, concretamente a Igreja Matriz. Valha-nos DEUS

Anónimo disse...

eu sei o que fazia a esse anonimo ferveroso defensor da situacao actual, conservava lhe o cerebro em tinta amarelo ocre ou anil se preferir.

Anónimo disse...

este anónimo das 12,11 poe-se para aqui a dizer asneiras. pensa que alguem tenha medo dele. reduzete á tua insignificançia.

Anónimo disse...

voces tem de lavar com jatos de água e areia os cérebros destas cabeças pensadoras que fizeram a dita reunião la na salinha do fumo e do mexerico, foi só entre o elenco camarário, vocês ainda não perceberam isso??? o presidente e os vareadores estão- se nas tintas se vocês gostam ou não gostam da cor da tinta?? eles são a lei, e o que eles ditam é que vale!! pensam que eles dão algum valor à opinião dos outros.!!!!eles estão lá pelo vencimento, e mais umas ofertas pela porta da cozinha, e o resto não os incomoda.
por acaso ainda não perceberam???pena não haver la alguém que montasse um aparelho de escutas, vocês iam ouvir as gargalhadas da Dora e dos restantes!! iam ver como eles nos escarnecem a todos!!!
para eles os cães ladram e a caravana vai passando!!! esta é uma causa perdida!!!!

Anónimo disse...

ie home voces não falem mal do seu presidente é uma bilissima pessoa e tem feito tanto por este concelho. ara diabo tanto falar mal.