quinta-feira, 16 de junho de 2011

Invasoras ameaçam a biodiversidade

O director regional do Ambiente assegurou que as plantas invasoras “são uma das principais razões da perda da biodiversidade [nas ilhas açorianas]”.

Por essa razão, adiantou João Bettencourt, o Governo [Regional] dos Açores investiu nos últimos anos cerca de 2 milhões de euros no âmbito do Plano Regional de Erradicação e Controlo de Espécies de Flora Invasora em Áreas Sensíveis (PRECEFIAS). Segundo explicou na abertura do XI Simpósio da Associação Ibero-Macaronésica de Jardins Botânicos, esta “guerra” à flora invasora abrangeu 21 espécies exóticas em 24 áreas protegidas, com cerca de 650 hectares.

Para o director regional do Ambiente, é imperioso preservar a enorme riqueza biológica do arquipélago, razão pela qual devemos adoptar medidas “que previnam a sobrexploração dos recursos biológicos, a difusão de espécies invasoras e a poluição do ambiente natural e dos habitats”. “Toda a pressão exercida sobre o nosso ecossistema carece de acções vigorosas de combate às piores espécies exóticas e recuperação dos habitats naturais, sob pena de se perder um património insubstituível”, argumentou João Bettencourt.


Notícia: «Jornal Diário», rádio Atlântida e o sempre inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

1 comentário:

José Baldes disse...

cuidado com o Pinheiro, a nova infestante/invasora na Ilha das Flores. Pelo menos assim acha o nosso "deputado músico"...
Tanto inhame bom que esta terra já deu...