segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Passaremos a ter apenas 3 freguesias?

A Região Autónoma dos Açores poderá vir a perder mais de metade das suas freguesias: é esta a redução do número de autarquias que está prevista no Documento Verde da reforma da administração local. O certo é que a reforma do mapa autárquico está em marcha. O documento que define os critérios desta redução está em consulta pública.

Se os critérios que constam no Documento Verde da reforma da administração local fossem directamente aplicados nos Açores ficavam 69 das actuais 154 freguesias.

Ponta Delgada passava de 24 freguesias para apenas 3. A Ribeira Grande de 14 reduzia para 5 e Angra do Heroísmo de 19 para apenas 4 freguesias.

Com uma redução de metade das freguesias ficaria a Povoação com apenas 3 e as Lajes do Pico também com 3. Com menos de metade o concelho de Vila Franca que passaria a apenas duas e na ilha das Flores as Lajes de 7 passariam a 2 freguesias e Santa Cruz de 4 para apenas uma freguesia; tal como as Velas, de 6 freguesias ficaria apenas com uma. Santa Cruz da Graciosa não perderia nenhuma e a Praia da Vitória ficaria só com uma freguesia.

Estes dados constam de uma análise feita pela delegação dos Açores da ANaFre a que a RDP Antena 1 Açores teve acesso.

O presidente da delegação dos Açores da ANaFre (Associação Nacional de Juntas de Freguesia) diz que é inevitável alterar o mapa autárquico também nos Açores, mas as regras têm de ser outras e definidas pelo Governo Regional. António Alves afirma que seria inaceitável aplicar directamente aos Açores os critérios que constam no Documento Verde da reforma da administração local.


Notícia: RDP Antena 1 Açores.
Saudações florentinas!!

21 comentários:

Alberto disse...

isto vai ser uma tragedia!!!

Anónimo disse...

Rebentam com o poder autárquico mas deixam incólumes à crise não sei quantos deputados, com os respectivos ordenados, ajudas de custo, estadias em hoteis e respectivos acessores.
Ficam também imunes à crise os nossos ex-deputados, que não obstante as reformas ou subvenções que recebem, andam por aí no activo.

Aperto, é só para os pobres, que, coitados, não têem voz.

Anónimo disse...

não é tragédia nenhuma que antes do 25 de Abril só havia um presidente de junta de freguesia ou melhor como diziam naquele tempo era o regedor.

Anónimo disse...

Ponta Delgada, Santa Cruz e Flores.

O resto são lugarejos.

Anónimo disse...

A fazenda das Lajes sempre teve ligada às lajes e vice verce não estranhamos se tal caso acontecer, em tempos que já lá vão a fazenda estava ligada às Lajes pelo caminho de cima e só houve a separação foi na altura da Loran, havia a estrada que ia sair antes do PIco ao pé de onde a Camara das Lajes tinha uma Britadeira. Saudações Florentinas.

Anónimo disse...

Acaba-se com as freguesias e com as juntas, porque rebentam a nação.
Ninguém diminui o numero de deputados nem toca nos seus ordenados.
Ninguém corta as reformas dos deputados que depois estarem no parlamento, continuam a trabalhar a sua conta.

Isto é uma vergonha!

Santa Maria da Fajãzinha nos valha.

Anónimo disse...

As juntas de freguesia é o L mais fraco,os buracos não esta nas juntas.
Ora vejamos algumas câmaras onde trabalha-se pouco e gasta-se muito bastaria reduzir nos variadores nos assessores chefes de gabinetes etc.um conjunto de carraças que levam dinheiro que dava para as juntas continuarem e que muita falta vão fazer.

Anónimo disse...

Acho muito bem que se acabem com as juntas de freguesia vejamos o caso da caveira e dos cedros os dois representantes andam sempre a lamber o pereira, o da caveira ainda fez alguma obra na sua freguesia agora o dos cedros nada fez pela freguesia a não ser arranjar problemas ás pessoas e dizer mentiras é um aldrabão Mentiroso e corrupto vai ter menos dinheiro para usar em beneficio proprio.

Anónimo disse...

Que pena...
Vão acabar umas "vaidadesinhas"...
uns "podêresinhos"de sacristia...
Que trágicomedia...
Procissão de velas com urgencia;

Sertório disse...

Para quê a freguesia da Fazenda, se as Lajes estão ali ao virar da esquina?

Anónimo disse...

os comentarios que voçes aqui escrevem de nada serve pois so alguns florentinos os andam a ler ja sabem que o governo so tenta acabar com isto tudo pra nao faltar o ordenado deles isto grande vergonha uma ilha que pouco tem e muito pagamos e ainda porcima vem ca de gravata so pratirar os nomes das nossas fregusias que muitos anos tem

Anónimo disse...

estou á espera que a troica que me já está a trocar as ideias faça uma lei para menos deputados e ganharem ordenado minimo se hÀ quem viva com o ordenado minimo eles tambem podem viver. vamos lá troica a fazer estas leis.

Português disse...

Andava a pesquisar acerca da linda Ilha das Flores, pensando ir lá passar férias... Encontrei este blogue onde os continentais são enxovalhados... Sou de um " buraco do norte do continente"mas não sou ignorante nem sinto ódio pelos ilhéus...
Somos um só povo e orgulho-me de sentir que, apesar da distância, essas ilhas façam parte de nós. Tanto ódio... e falta de respeito.
Ainda por cima não têm a coragem de escrever o nome.O meu é só um ! É "Português"!!!!!

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa através duma notícia do «Jornal Diário»: "[Alterações ao] Mapa autárquico açoriano [será] definido pela Região".

“Na Região Autónoma dos Açores a criação ou extinção de freguesias é matéria da competência dos seus órgãos de governo próprio, por intermédio da Assembleia Legislativa da Região Autónoma, sendo assim ilegítimo querer, de alguma forma, proceder à transposição de um estudo exógeno [o tal Documento Verde] para a realidade da Região”, refere em comunicado a Direcção Regional de Organização e Administração Pública (DROAP).

Eventuais alterações [ao mapa autárquico açoriano] “só podem resultar, em termos de oportunidade e conteúdo, de instrumento normativo regional, com os critérios que o legislador regional entender mais adequados”, sublinha a DROAP.

Açoriano disse...

Sr. Português:

Os Açores já estão fartos de serem roubados e enxovalhados por Portugal.

O meu nome é só um : AÇORIANO.

Antes Morrer Livre do que em Paz Sujeitos!

Anónimo disse...

O que te doi na junta dos cedros.'? Cura na cama que é lugar quente.
O perfeito da caveira com a junta ganhou dous empregos guia na fabrica da baleia e na sociedade que a camara fez. Sao 2 mil euritos nao sei se ele parte algum com pereira roubão

Anónimo disse...

Ai, ai, ai, que o pombinha já te comprou!!!

Anónimo disse...

O Sr. Pereira é a pessoa mais séria de Santa Cruz!

Anónimo disse...

Estou de acordo e usou dinheiro da camara para tratar dos seus assuntos. num pais sivilizado gailo

Anónimo disse...

Nas flores umas freguesia dava bastante

Anónimo disse...

dava bastante uma e será o corvo,eles até já têem um rei.
não há duvida,fica muito mais em conta.