sábado, 8 de outubro de 2011

Navio "Atlântida" supera a velocidade que era exigida pelo Governo Regional

O navio "Atlântida", fabricado nos estaleiros navais de Viana do Castelo, superou em testes de mar a velocidade de 19 nós, ao contrário do que invocou o Governo Regional dos Açores para rescindir o contrato de fornecimento do ferry.

A informação foi revelada à Agência Lusa pelo secretário de Estado adjunto e da Defesa Nacional: "Os testes de mar que o navio fez entre Viana do Castelo e Lisboa revelaram que o navio é capaz de fazer uma velocidade superior a 19 nós, contrariamente ao que havia sido dito anteriormente e que teria sido uma das justificações para a celebração do acordo de rescisão do contrato de fornecimento", disse Paulo Braga Lino.

O navio deveria ter seguido em 2009 para os Açores, mas a empresa pública açoriana AtlânticoLine, que o tinha encomendado, rescindiu o contrato com a empresa pública de Viana do Castelo, no valor de 50 milhões de euros, alegando uma diferença de 1,4 nós na velocidade máxima que o ferry conseguia alcançar em relação à que tinha sido acordada (18 nós).

"Neste momento, a nossa preocupação central é encontrar uma solução para o navio Atlântida e para os estaleiros. Nesse sentido, existem já contactos com três entidades internacionais potencialmente interessadas no navio, sem prejuízo de o nosso desejo se manter: de o navio poder ser entregue ao destinatário inicial, que é o Governo Regional [dos Açores]", disse [ontem] o secretário de Estado.

Braga Lino esclareceu ainda que a empresa que gere os estaleiros de Viana, a EmPorDef, está a analisar agora a possibilidade de contra-argumentar em relação às justificações apresentados pelo Governo [Regional] açoriano. "[Mas] Não queria centrar tanto a questão na informação prestada ou não prestada ao Governo Regional Açores. A nossa preocupação neste momento, como digo, é encontrar um destino para o navio e, acima de tudo, salvaguardar o interesse nacional", afirmou.

"Não nos podemos esquecer de que os contribuintes, nos quais estão obviamente incluídos os contribuintes açorianos, estarão a pagar duas vezes o navio", explicou Braga Lino, acrescentando que todos os contribuintes terão de suportar "os custos com a fabricação e com o desenvolvimento deste navio e os contribuintes açorianos também estão a pagar neste momento os custos com o aluguer e o frete do navio que tem feito as ligações na Região Autónoma dos Açores, que não é propriedade do Governo Regional nem da AtlânticoLine".

O secretário de Estado recusou ainda fazer "comentários adicionais" em relação ao caso do concurso aberto já este ano pela AtlânticoLine para a construção de mais dois navios e que, para o Ministério da Defesa Nacional, estabelece critérios que excluem à partida as empresas nacionais.

O Governo [Regional] dos Açores reafirmou [ontem], numa carta enviada a Braga Lino, que os requisitos do concurso não inviabilizam a participação de estaleiros portugueses, lamentando que, em lugar de criticar, não se trabalhe para se construir uma proposta vencedora. Esta foi a resposta do Governo Regional a uma carta do secretário de Estado, enviada a 29 de Setembro, na qual Braga Lino pedia ao executivo açoriano para interceder neste caso em nome do "interesse regional e nacional".


Notícia: notícias.RTP.pt.
Saudações florentinas!!

9 comentários:

Anónimo disse...

ninguem entende estes politicos depois do 25 de abril. um diz uma coisa outro diz outra em quem eu vou acreditar.

Anónimo disse...

Tens razão anónimo das 9h44 mais vale entregar a alma ao diabo que confiar nestes politicos, são mesmo uma máfia ao serviço do povo! Eu já não acredito em nenhum politico a não ser no meu idolo, o pereira. Vou-lhe confiar o meu voto pois ele é o meu idolo, com a 4 classe consegue manipular um concelho, hihihihihihihihih ehehehehheheheheh quero duas latas de tinta, um camião de areia e uns sacos de cimento e lá vou eu votar. Risos e mais risos e mais risos...hihihihihi

Anónimo disse...

Se as duas versões (Gov.Regional dos Açores e Sec.Estado Adjunto e da Defesa)são como referido,nesta notícia,impõe-se uma investigação isenta para saber quem está a enganar quem!Esta poderá ser mais uma reedição das trapalhadas que já leva este processo dos barcos e que nunca foram convenientemente explicadas. Há aqui muitas perguntas que se impõe;1º.Quando os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC)detectaram deficiências no projecto,porque é que o projectista não foi chamado a corrigi-las ou a assumir a sua responsabilidade? 2ºPorque é que a AtlanticoLine aceitou as soluções que os (ENVC) propuseram? que competência técnica têm os gestores políticos da AtlanticiLine,para decidirem questões dessa natureza? 3ºPorque não agiu logo o governo,que tutela a AtlanticoLine? Este poderá ser mais um de muitos erros cometidos, a contrariarem a sempre propalada boa administração regional. Se este povo não vivesse dependente de um poder omnipresente e asfixiante,muito mais se saberia àcerca de muito e muito mais. Mas talvez a história se repita,e faça com que, de tanto assobiar para o lado, o vento traga o ruído de volta. A ver vamos.Oxalá os meus receios sejam infundados.Para bem de todos nós. Boa noite

Anónimo disse...

O teu voto é bem caro, anónimo de cima, outros não levam tanto...

Anónimo disse...

Se forem à junta dos Cedros o presidente costuma dar muita coisa nesta freguesia. Também é xuxalista como o pereira!!

Anónimo disse...

O pombinha (presidente da freguesia dos Cedros) nem escrever sabe, já viram os editais que este pobre de espirito assina, são erros e mais erros! A nossa lingua portuguesa nesta freguesia, nos ultimos anos, sofreu várias alterações. O Padre José Maria Alvares já deve ter dado várias voltas no seu caixão! O partido xuxualista deveria ter vergonha, nem todos os meios justificam os fins!

Anónimo disse...

só agora passado este tempo todo é que os estaleiros de viana vem fazer um teste para jornalista ver, enfim...a empresa "está a analisar agora a possibilidade de contra-argumentar em relação às justificações apresentados pelo Governo [Regional] açoriano". só agora, passados 2 anos?! lol

Anónimo disse...

O presidente dos cedros pobre de espirito, estao bem enganados este sr. é das melhores pessoas que temos à face da terra.
Se ele tivesse no governo com o sócrates nem os vencimentos recebiamos.

Anónimo disse...

E parece que faltam mais alguns dados, é pena que os jornalistas não se interessem por este assunto, o contrato que foi feito aos Gregos para ter dois barcos a operarem entre ilhas, os milhoes de euros que um graduado militar recebeu e fugiu para a Tailandia A alegada falta de velocidade do barco foi culpa de quem mandava por toneladas de equipamentos, ora o motor do barco estava preparado para x de toneladas, fora colocadas muito mais, do que estamos á espera, milagres?. Se calhar quem mandou la por mais essas toneladas a mais de equipamentos estava á espera de luvas como é costume no nosso meio, ve-se todas as obras publicas que sofrem derrapagens de milhoes, para encher os bolsos aos politicos corruptos e aos partidos.
Se houvesse coragem e honestidade de quem governa, colocava o Atlantida a fazer as carreiras entre ilhas de borla, gratis, com pessoal da nossa marinha, visto ela estar ao serviço do povo, como gostam de dizer os graduados dessas instituições.E sempre servia para o cumprímento do serviço militar dessa tripulação