quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Paulo Valadão: «Autonomia não atendeu às características de cada ilha»

O antigo deputado regional do PCP eleito pela ilha das Flores [de 1988 a 2004], Paulo Valadão, em entrevista ao jornal «Diário Insular», considera que "o problema não está nesta Autonomia, mas no modo como os [sucessivos] decisores da Autonomia não foram capazes de perspectivar o desenvolvimento [harmónico] das ilhas, com políticas adequadas às características e potencialidades de cada uma".

«Diário Insular»: Em termos demográficos a ilha das Flores passou pelo início da Autonomia sem novidades e continuou a perder população, estando no Censos de 2011 em mínimos populacionais históricos. O que se passa nessa ilha?

Paulo Valadão: Desde o início da Autonomia que houve erros claros no desenvolvimento da ilha das Flores. Não se criaram nem o bem-estar necessário à fixação da população, nem os postos de trabalho necessários para a própria ilha. A Autonomia trouxe a água canalizada, o aeroporto, o hospital e a energia eléctrica a abranger 90% da ilha. Nessa altura a [decisão] política foi a de não desenvolver [a ilha das Flores], e , em consequência, o porto [comercial] acostável só chegou quase 20 anos depois e algumas estradas só agora têm um piso condigno.
Quando se iniciaram os estudos para o cabo de fibra óptica, exigimos que abrangesse todas as ilhas. Foi o PCP, nomeadamente na Assembleia Regional por intervenção minha, o único partido político que defendeu a ligação por cabo de todas as ilhas, incluindo Flores e Corvo.
Hoje a Escola Secundária das Flores, em Santa Cruz, oferece aos alunos do [ensino] secundário cada vez menos disciplinas opcionais no 12º ano e a tendência é para a diminuição das áreas naquele ciclo de ensino. Entretanto aumenta o número de alunos por turma, contribuindo para um insucesso escolar elevadíssimo. Na Escola das Lajes, o Governo [Regional] teima em não leccionar o 3º ciclo do ensino básico. Mais uma vez o PCP, através do seu deputado [regional], apresentou recentemente uma proposta para abrir turmas do 3º ciclo nesta escola.
Na agricultura os custos sobem e os produtos locais descem. Não tem existido qualquer política de incentivo à diversificação, por exemplo de produtos hortícolas que podiam abastecer o mercado local e até serem exportados.
Com toda esta panóplia de políticas erradas é evidente que a tendência só podia ser a da manutenção da população, com risco futuro de diminuição grave.

«Diário Insular»: Já foi afirmado que a solução para os Açores é deixar que as ilhas mais pequenas decresçam até aquele que será o seu tamanho populacional natural. Esta visão parece ter a ver com o desenvolvimento unipolar e não com o desenvolvimento harmónico, que está na origem do projecto autonómico. Para a ilha das Flores, que vantagens e perigos poderão advir dessa visão?

Paulo Valadão: É evidente que quando o Governo Regional do PSD contratualizou a ligação por cabo de fibra óptica apenas a sete ilhas, não se pretendia o desenvolvimento harmónico da Região. Igualmente quando o [Governo Regional do] PS montou uma antena parabólica nas Flores, para substituir o cabo, também deixou cair o desenvolvimento harmónico da Região.

«Diário Insular»: Sente que é possível introduzir mais pujança económica na ilha das Flores, ao ponto de manter e depois aumentar a população ou parece-lhe que estamos perante um fado ou uma fatalidade?

Paulo Valadão: É óbvio que não se trata de uma fatalidade mas sim de opções [políticas] erradas que exigem uma mudança de políticas, uma mudança para a qual o PCP contribui.

«Diário Insular»: Esta autonomia, pelo caminho que vai, ainda tem futuro ou estará na altura de inventar outra Autonomia?

Paulo Valadão: O problema não está nesta Autonomia, mas no modo como os decisores da Autonomia não foram capazes de perspectivar o desenvolvimento das ilhas, com políticas adequadas às características e potencialidades de cada uma.


Entrevista publicada no jornal «Diário Insular» de 27 de Agosto [infelizmente a entrevista está disponível online apenas para assinantes].
Saudações florentinas!!

8 comentários:

Anónimo disse...

Sempre fui um Socialista desde o tempo do Doutor Mario Soares,mas desde que levei uma grande decepção acreditando que no Porto das Lajes das Flores iria ser feita uma Marina e o Governo Regional Socialista acabou por fazer um Porto de Recreio. Mudei as minhas ideias para outro Partido.

Pato Bravo disse...

Um dos bons deputados que esta ilha teve...sem dúvida alguma!

Anónimo disse...

Pois, pois... uma Marina, um Aeroporto Internacional e uma Estação de Comboios...

Anónimo disse...

Nunca fui comenista mas cheguei a votar no Paulo Valadão pois defendia a sua ilha, fechei os olhos várias vezes para dar-lhe o meu voto. Não o voltarei a fazer pois acho que o Paulo já deu à ilha o que tinha de dar e até perdeu algum "afecto" com as suas atitudes na assembleia municipal e de apoio à actual câmara. Também passaram-se história na legislatura CDU da Junta dos Cedros, que tiveram o apoio da CDU e do Paulo que nunca foram justificadas nem apuradas daí a minha desilução. Espero e para bem da ilha que os novos deputados sejam pessoas novas, com ideias novas pois não quero ver a minha ilha mais 4 anos no marasmo ou esquecida ao abandono. Dizem que o pereira quer ser deputado, espero bem que não pois com o meu voto jamais! O José da musica também com o meu voto, jamais! Queremos jovens, sem vicios e com formação pois é triste ver a nossa ilha mal representada como já foi muitas vezes!
Eu voto na diferença e no potencial, não na pessoa ou no partido! Acho que todos deveriam fazer a mesma coisa nas proximas eleições pois ratos velho só nos trazem desilusoes e vicios! Pereira para casa e Paulo Valadão fique como está, em casa!

Anónimo disse...

Quando a Terceira, através dos seus deputados, tentou por travão ao centralismo tolo de Ponta Delgada, protagonizado por Mota Amaral, o que foi que as outras ilhas fizeram?
Encostaram-se a S. Miguel.

Agora, 30 anos depois, chupem.

Anónimo disse...

Estou de acordo com o que diz o anónimo das 14,23 do dia 12 Outubro referente ao Porto de Recreio nas Lajes das Flores. Vivo fora da nossa Ilha já alguns anos e também estava convencido que estavam a fazer uma Marina, já que este Porto de alguns anos para cá passam centenas de Iates. Também terás o meu apoio em nunca mais votar Partido Socialista. Um Florentino Ausente.

Anónimo disse...

A Dora é que fez bem, mudou-se para o PS e está recebendo um bom vencimento de acessora do Pereira e o Paulo está bem caladinho na assembleia essa é que é essa! Em quem vou acreditar, no pai natal ou no s. sebastião que nunca mais regressa??? Nevoeiro por estes lados não falta mas ele (S. Sebastião) nunca mais regressa para livrar este povo do regime instalado nesta ilha! Enfim, socorro, já não posso mais!!

Anónimo disse...

A Dora é a proxima candidata a presidente da câmara.