quinta-feira, 28 de junho de 2012

Lajes das Flores vai continuar a ser o único concelho do país sem 3º ciclo

O concelho de Lajes das Flores, o mais ocidental da Europa, vai continuar a ser o único em Portugal sem o terceiro ciclo do ensino básico, depois da sua criação ter sido rejeitada pelos votos contra do PS e do CDS/PP na Assembleia Legislativa Regional.

O projecto de resolução apresentado pelo PCP para a criação do terceiro ciclo do ensino básico na Escola das Lajes das Flores recebeu os votos favoráveis do PCP, BE, PSD e PPM.

Aníbal Pires, deputado regional do PCP, justificou a iniciativa salientando que “o número de alunos (que deveria abranger) é reduzido, mas existe”. A necessidade de evitar a deslocação destes alunos todos os dias para a escola no vizinho concelho de Santa Cruz e a importância de contribuir para que as Lajes mantenham o seu nível de população, foram outros dos argumentos apresentados.

Argumentos que não convenceram José Gabriel Eduardo, deputado do PS, que salientou o facto de o Conselho de Ilha das Flores não se ter pronunciado a favor desta medida e de a escola ter considerado “que o reduzido número de alunos não viabiliza a abertura do terceiro ciclo”. José Gabriel Eduardo, que foi eleito pelo círculo da ilha das Flores, frisou que actualmente estão a terminar o segundo ciclo do ensino básico apenas 16 alunos nas Lajes das Flores.

Por seu lado, Paulo Rosa, deputado do CDS/PP, também eleito pelo círculo da ilha das Flores, apesar de reconhecer que as Lajes “são o único concelho do país que não tem terceiro ciclo do ensino básico”, defendeu que a proposta do PCP “não tem validade pedagógica”.

A secretária regional da Educação considerou que “não há viabilidade, nem interesse” na criação do terceiro ciclo do ensino básico nas Lajes das Flores. “A curto e médio prazo, não se justifica”, frisou Cláudia Cardoso.


Notícia: «Açoriano Oriental» e «Diário dos Açores».
Saudações florentinas!!

18 comentários:

Anónimo disse...

Também devem ser o único conselho do pais (além do Corvo) com 1491 habitantes!

Anónimo disse...

mas que vergonha os deputados da nossa terra nem a defendem ao que isto está a chegar é o rosa que nem é carne nem é peixe o gabriel tambem não sabe bem o que é bom este está de saida ( gamaram lhe o lugar) o rosa diz que disse mas depois já nem disse tal caldeirada a nossa politica local nunca tinha batido assim tanto no fundo como bateu , meus senhores tenham alguma vergonha e pensem mais na ilha doque nos interesses dos seus partidos, cada calinada que o rosa manda , um pouco de juizinho não fazia mal nenhum e depois metem se em coisas que nem sabem bem basta ver as actas da assembleia regional

Anónimo disse...

é verdade anonimodas 13,04 estes deputados só sabem defender o grande ordenado e não vão ao contrario do seu partido prejudicando a sua propria ilha. pessoas destas não servem para deputados podem ir saido da lista que não sabem defender o que é seu.

Anónimo disse...

Eu estou de acordo. Sou do concelho das Lajes e estou de acordo. É que os meus impostos não dão para mais. Antes pouco e bom do que muito e de má qualidade.

Anónimo disse...

Numa altura em que se está a reduzir e a concentrar serviços e instituições,para ver se ao menos as salvamos,porque simplesmente não há dinheiro que chegue,esta proposta do PCP é não só demagógica como oportunista e, perdoem-me o termo, velhaca,porque vêm aí as eleições;Regionais este ano e Locais para o próximo.
A Ilha das Flores, do ponto de vista racional, já não justifica dois Concelhos, quanto mais duas Escolas da mesma categoria.
A população diminui,com tendência para continuar,temos uma distância de 18 Km.entre as duas Sedes de Concelho,agora com boas estradas e excelentes transportes colectivos,uma Escola ampliada e melhorada sucessivamente,com bons serviços de apoio,inclusive alimentar e vamos desperdiçar tudo isso e gastar mais dinheiro que não temos,para que um Sr.Deputado possa brilhar nas campanhas que aí vêm!
Tenham juízo!
É por esta e por outras semelhantes que chegamos onde estamos.

Anónimo disse...

eu sou de santa cruz e estou de acordo com o terceiro ciclo nas lajes que facilita as crianças de andarem a fazer grandes viagens. este governo está esgotado estamos a precisar de outro com novas ideias por isso vou mudar de partido em outubro.

Anónimo disse...

tu das 09:33 do dia 29/06 vais votar é no banana do pereira para deputado, falas mas a mim já não me enganas!

Anónimo disse...

pois...pois...não justifica dois concelhos então anonimo das 2.33 podes ir fechando as portas da casa velha que voces tem por camara que o concelho que ficará será as Lajes já que foi o primeiro concelho da Ilha e tem muito património tanto turistico como antiguidade.

Anónimo disse...

eu votar no banana do pereira como tu dizes. nunca ele apanha voto meu aliás nunca apanhou e nunca apanhará. era mais um que ia receber o grande ordenado e não defendia os intresses da ilha das flores.

Anónimo disse...

Boa noite a todos
Ainda bem que se suscitou o debate...
Então é assim: Ao anónimo das 09,33, pergunto: Será que as crianças do Concelho das Lajes,vivem todas na Vila das Lajes? Talvez não estava a pensar numa Escola básica para cada Freguesia... Assim não sendo,seria necessário continuar a viajar..
Ao anónimo das 19,14,se é a mim que se dirige,pois eu comentei às 2,23 e não às 2,33,respondo;não sei se os critérios são esses que refere, mas se forem,tudo bem! Ou pensa que fico muito chateado se o Concelho de Santa Cruz for extinto? Onde é que está o problema? Todos os cidadãos das Flores terão os mesmos direitos e obrigações perante o seu Município! Não está a pensar noutro cenário,pois não? Pensa que sou bairrista? Olhe o bairrismo diz-me zero;sabe o que é zero? O que nos interessa é o nosso bem- estar global não é guerras tolas que não levam a nada.Mesmo
todos juntos, somos tão poucos para justificar ou exigir o que quer que seja, quanto mais divididos. Pensem alto, a ver se a vossa consciência vos acorda.

Anónimo disse...

O deputado Rosa mete mais uma vez os pés pelas mãos.
Não defende os interesses das Flores nem a vontade dos Florentinos.
A educação é um direito de todos. É um serviço público, que não pode ser visto de uma forma economicista, como a Srª Secretária e o Sr. Deputado Rosa vêem.
Os nossos filhos tem tanto direito de terem educação próxima como os outros açorianos tem.
Com governantes e deputados destes, com ideias politicas curtas, não vamos muito longe.

Anónimo disse...

Há razões mais do que suficientes para as Lajes terem a sua escola.

As crianças das Lajes são Açorianas como as outras. Tem direito a ir para a escola a horas decentes e não à 6 da manhã para Santa Cruz.
As lajes são um conselho periférico, que precisa de incentivos para se desenvolver e fixar população. Uma escola funciona como centro de desenvolvimento, porque traz professores e educa os nossos filhos próximos das nossas casas.
A lógica da batata doce da Secretária e desses deputados, é incoerente e prova uma vez mais que há gente que tem de ser corrida da politica porque não merece um cêntimo dos nossos impostos para lhe pagar o ordenado.

Anónimo disse...

gostei de ler o artigo do anónimo das 12.22 e do anónimo 12.08. é destas pessoas que sabem escrever que as Lajes precisa e digo vamos todos lutar para que as nossas lajes tenha o terceiro ciclo como nas outras ilhas.

Anónimo disse...

este governo está a precisar de reforma não quer que seja feito nada nas lajes, em 16 anos não fez um centro de saude fez um porto de recreio em vez de uma marina num porto que passa centenas de iates, não fez a pousada da juventude e agora não quer o terceiro ciclo.

Anónimo disse...

A escumalha do PS é toda igual. Fora do governo ladrões.

Anónimo disse...

estão enterrados quase 8 milhões de euros naquele porto de recreio e não está nada de jeito com tanto espaço para fazer melhor.

Anónimo disse...

Quando o moço do Belo da Lomnba for deputado peloPSD, vai resolver isto tudo.

Anónimo disse...

esse sim é coisa fina ahahahah, não vamos meter mais porcaria lá pra dentro porque já não temos nada e com nada ficamos ....