segunda-feira, 4 de junho de 2012

«Visões de futuro: Flores -> 2030» #5

Contributos para informar o futuro da ilha das Flores

Em Abril de 2009 José Benedicto Royuela teve a oportunidade de entrevistar 23 profissionais dos diversos sectores de actividade fulcrais na ilha das Flores: turismo, agricultura, cultura, ambiente, transportes, economia e empreendedorismo. Estas entrevistas, “scoping interviews”, foram utilizadas como base para desenvolver os dois cenários para a ilha das Flores em 2030: Desenvolvimento Standard e Desenvolvimento Equilibrado.

Foi pedido aos entrevistados que escrevessem uma palavra ou frase(s) que simbolizassem a sua visão para a ilha das Flores. Para completar a sua visão para o ano 2030, os entrevistados puderam também reflectir sobre a transição preenchendo um papel para o ano 2015 e outro para o 2020.

Mostra-se
[aqui ao lado] uma das fichas preenchidas pelos entrevistados [as restantes fichas podem ser consultadas na sua devida fonte].

Transcrição do texto dessa ficha:

2015: - fixar população, qualificação
- informação e evolução ambiental (preservação, investimento e rentabilização)
-> Infocracia: info-exclusão sem banda larga

2020: - manutenção da actual área natural
- transportes inter-ilhas
- apoio ao investimento: valores próprios
- tender a reduzir ‘subsídios disfuncionais’
- direccionar investimentos para valores próprios
-> Auto-governação, sustentabilidade

2030: - energias renováveis (água)
- turismo-natureza não massificado e activo
- destino remoto e espiritual
- agricultura ‘tendencialmente’ biológica e sustentabilidade
- apostar em veículos eléctricos e transportes públicos
-> Auto-suficiência”


Informação retirada do blogue «Flores 2030, visões de futuro e desenvolvimento sustentável da ilha das Flores», trabalho do doutoramento de José Benedicto Royuela.

Referência muito importante para realização de um workshop de discussão dos resultados finais deste estudo do doutoramento de José Benedicto Royuela, pela Universidade de Brunel: "Flores, visões de futuro e desenvolvimento sustentável - 2030".
A sessão é aberta à população e irá ocorrer no âmbito das actividades do «Açores Entre Mares», amanhã, terça-feira (dia 5), às 18 horas, no Centro de Interpretação Ambiental do Boqueirão.

Saudações florentinas!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Só hà uma solução para esta ilha, è repovoar pois esta gente não merece mais do que isso. Esta é a minha solução, cortar o mal pela raiz!