segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Alfred Lewis foi pioneiro da nossa literatura em língua inglesa na América

A obra mais conhecida de Alfred Lewis, o primeiro emigrante português a conquistar a atenção do público americano de língua inglesa, foi agora reeditada. Vamberto Freitas refere a importância deste livro.

«Home is an Island», de Alfred Lewis, marcou o ponto de viragem da literatura inglesa produzida por portugueses e por luso-descendentes. A obra foi, aliás, a primeira escrita originalmente em inglês, dirigindo-se especificamente aos leitores de língua inglesa. Estas palavras de Vamberto Freitas, crítico literário, deixam transparecer a importância do primeiro livro de Alfred Lewis, nascido Alfredo Luís na ilha das Flores, em 1902.

A obra, agora reeditada pela editora Tagus Press, foi originalmente publicada em 1951 pela Random House, uma das mais prestigiadas editoras da América do Norte. O interesse do público e dos críticos literários explica-se pela coragem do seu autor, que consegue introduzir mudanças ideológicas na literatura imigrante. "Foi um livro muito recenseado pela crítica, nomeadamente pelo jornal New York Times. «Home is an Island» tem um aspecto ideológico muito importante e que às vezes não é referido, que tem que ver com a perspectiva da vida imigrante na América. Na altura o "sonho americano" era preterido por alguma intelectualidade crítica. Alfred Lewis contrapõe esse ponto de vista e a América surge novamente como a terra prometida", frisa Vamberto Freitas.

Alfred Lewis é ainda considerado o "mentor" dos escritores luso-descendentes que surgem depois, nomeadamente Sam Pereira, Frank X. Gaspar, David Oliveira, Art Coelho, Lara Gularte e Millicent Borges Accardi. "A partir da década de 1990 surgem vários autores luso-descendentes na literatura inglesa e que têm os Açores como referencial. Até aí Lewis estava só nessa categoria e foi um caso extraordinário que permitiu que se desse continuidade a esse regresso à pátria em língua inglesa", sustenta o especialista.

Para Vamberto Freitas, Alfred Lewis soube transmitir a sua "visão extraordinária" sobre as vivências e o mundo rural açoriano no Vale de San Joaquin, na Califórnia. "É uma história ficcionada maravilhosa que reflete todo o conflito cultural da vida emigrante nos anos 1940, o aconchego e a rejeição do ancestral", sublinha.


Notícia: «Diário Insular».
Saudações florentinas!!

2 comentários:

Anónimo disse...

mais um grande escrotor do concelho das lajes.

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa, continuando a notícia do «Diário Insular»:

A nova edição de «Home is an Island» foi apresentada no passado dia 5 de Julho por Rui Zink e Frank Sousa, no auditório da FLAD. O livro contou com introdução de Devin Nunes, deputado na Califórnia, e com prefácio assinado por Frank Sousa, professor e director do Centro de Estudos Portugueses na Universidade de Massachussets Dartmouth.

Frank Sousa recorda, então, que Alfred Lewis foi o primeiro português-americano a escrever a partir de uma perspectiva étnica para conseguir captar a atenção dos leitores de língua inglesa: "«Home is an Island», um romance autobiográfico e maduro, capta a vida simples e pastoral do Velho Mundo, onde a imaginação popular foi atravessada pelas maravilhas da América, sobretudo da Califórna, como um mito, como El Dorado, isto é, como um paraíso na Terra pleno de riqueza e oportunidades", sustenta.

Ainda assim, escreve Frank Sousa, Alfred Lewis não esquece o desejo e a necessidade de honrar o passado: "É desta existência liminar, da justaposição de visões contrárias do mundo e de histórias distintas, que se faz a identidade e que se tomam decisões para a vida", refere.

Já Devin Nunes frisa no seu texto que os açorianos-americanos deveriam ler a obra de Alfred Lewis com satisfação: "Podem aprender com detalhe, através de um conterrâneo que se fixou em Los Banos, Califórnia, como era a vida há quase um século atrás, com difíceis condições económicas; e a importância da fé, da família, da alimentação e da vida diária dos açorianos", adianta.

Recorde-se que existe uma edição de «Home is an Island» traduzida para português. «Minha ilha, Minha casa», integra a coleção Portugal na América, da editora Edel, uma coleção organizada por Rui Zink e desenvolvida em colaboração com o Centro de Estudos Portugueses da Universidade de Massachusetts, patrocinada pela FLAD.

Alfred Lewis emigrou para a Califórnia em 1922. Aprendeu inglês quando chegou aos EUA e estudou Direito, tendo-se tornado juiz municipal e homem de negócios em Los Banos. Estudou ainda escrita criativa na Universidade de Colorado, em 1940. Lewis é ainda autor de um romance póstumo: «Sixty Acres and a Barn». Faleceu em 1977.