sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Ilhas do Corvo e Flores exigem saber quando chega a Internet de banda larga

Os habitantes das ilhas do Corvo e das Flores continuam em luta pelo acesso à Internet de banda larga. Após sucessivas petições e acções públicas de mobilização para o problema, os residentes conseguiram, finalmente, a garantia por parte do presidente do Governo Regional dos Açores de que haveria verba para a extensão do cabo de fibra óptica às ilhas ocidentais. Mas exigem saber quando.

"Foram precisos dezasseis anos de governação regional do PS para que Carlos César (…) decidisse finalmente avançar com meios financeiros da Região para o pagamento da empreitada de extensão do cabo de fibra óptica às ilhas das Flores e do Corvo", afirmam os moradores num comunicado enviado ao TeK.

Agora, os residentes corvinos e florentinos vêm reiterar o pedido de acesso a "informação acerca da pormenorizada calendarização e dos prazos para execução da empreitada de extensão do cabo de fibra óptica" - que já haviam incluído na petição pública assinada em 2011.

A promessa de disponibilização de meios financeiros para levar a cabo a obra, foi feita a 2 de Maio deste ano, pouco tempo depois de florentinos e corvinos terem apresentado uma carta aberta aos fornecedores de acesso à Internet (e aos meios de comunicação social) em que pediam alternativas ao serviço oferecido pela PT, que segundo os utilizadores assegura ligação à Internet a uma média de 100 Kbps.

Mas segundo os residentes, "passados três meses desse seu assumir de responsabilidade [do Governo Regional] pelo pagamento da empreitada, ainda não há o mínimo sinal de que esteja para breve o início desta tão ansiada e necessária infra-estrutura de telecomunicações".

Os habitantes das ilhas do Corvo e das Flores dizem-se discriminados e acusam os dirigentes políticos de "uma década de muitos enganos", durante a qual foram "ludibriados com consecutivas promessas nunca cumpridas, quer pelos sucessivos Governos da República (PSD, CDS/PP e PS) como também pelo Governo Regional (PS)".

"Sabendo que em 1996, como secretária regional das Finanças, Berta Cabral considerou que era muito caro incluir as ilhas do Corvo e das Flores na empreitada do anel submarino que liga com fibra óptica as restantes sete ilhas açorianas; agora ninguém deverá facilmente 'ir em cantigas' de que um [eventual futuro] Governo Regional do PSD afinal concluiria aquilo que se negou a fazer em 1996", lê-se na nota enviada pelo grupo de cidadãos. Agora reivindicam garantias e o acesso ao cronograma da obra prevista, para depois exigirem "o rigoroso cumprimento do seu calendário".


Notícia: TeK - canal de tecnologia do Sapo.
Saudações florentinas!!

25 comentários:

Anónimo disse...

Posso adiantar que as obras terrestres em principio vão ter inicio em Outubro de 2012 e todo o processo ficará concluido em Outubro de 2013, no entanto apenas 50% dosa cidadãos da ilha terá acesso á fibra, pois o compromisso obriga a que esta percentagem seja cumprida.
Em pricipio será a vila das Lajes e a baixa de Santa Cruz.
Uma correcção á noticia.
a quando da instalação do cabo de fibra optica nos açores foram esgotados todos os fundos comunitarios que havia disponiveis para este fim com o compromisso de no quadro comunitario seguinte se efectuar a restante ligação, no entanto o governo alterou e isto não se verificou, mas em dezaseis anos houve tempo e tempo para se concluir.
Esta opinião não tem a ver com aspectos politicos mas sim com a reposição da verdade.

Anónimo disse...

Ponto 1
É uma obrigação do governo nacional, proporcionar a todos os Portugueses as mesmas oportunidades e regalias. Este governo do PPD e do CDS não entendeu assim e, como se viu, sacudiu a água do capote.
Ponto 2
Face a esta irresponsabilidade o governo regional decidiu e muito bem intervir. Porque os Corvinos e os Florentinos são tão açorianos como os outros e merecem os mesmos acessos e as mesmas oportunidades.
O processo está em curso e há tramites a cumprir.
Ponto 3
Quem são esses "residentes"? Eu, que sou residente, não me revejo em comunicados destes. Porque tem cunho politico e são emitidos em véspera de eleições.
Ponto 4
Quem quer resolver as coisas não se mete em politica, não alinha com candidatos a deputados nem se dispõe a participar no regabofe eleitoral que se aproxima. Escolhe caminhos mais sérios.

Anónimo disse...

O sr Pereira poderá ser indiciado judialmente ainda antes das eleições pelo facto de na sequencia da auditoria efectuada pelo tribunal de contas á autarquia de Santa Cruz esta entidade ter concluido, e note-se foi a unica conclusão, que era impossivel proceder-se á verificação das contas devido ao facto da documentação não se encotra em condições de ser consultada.

Anónimo disse...

Oxalá que o anónimo das 08.31 do dia 10 de Agosto tenha acertado pois sem começar não se acaba,mas então as Freguesias vão continuar no mesmo?não somos todos filhos de Deus?.

Anónimo disse...

O anónimo das 08:31 deve pensar que é o professor marcelo, que sabe de tudo. O que está em causa é o anel de fibraoptica inter-ilhas, e esse beneficiará toda a gente, não só alguns iluminados. Quanto a rede de banda larga de acesso às resid~encias, qie é o que fala o dito, logo se verá.

Anónimo disse...

Coitada da Srª, tão maltratada por essa gentalha.

Anónimo disse...

Gostria muito de ver o sr Pereira detido.
destemodo fazia-se justiça

Anónimo disse...

Gostei de ler o comentario de que os Corvinos e Florentinos são tão açoreanos como os outros, mas infelizmente não são tratados em nenhuma area desta forma á 16 anos.
em que este "responsavel" governo regional chegou ao ridiculo de numa visita estatutaria nem se ter reunido com o concelho de ilha, vindo o Sr Carlos Cesar dizer que não era necessario falar com o concelho de ilha.

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa através de comunicado da Câmara Municipal das Lajes das Flores: "Fibra Óptica, reunião de trabalho com a PT, ViaTel, FibroGlobal e a CMLF".

A Câmara Municipal de Lajes das Flores (CMLF) reuniu na manhã do dia 7 [passada terça-feira] com as entidades acima mencionadas, sendo que estiveram presentes os seguintes representantes:

- CMLF: o presidente João Lourenço e o vereador Floriberto Lourenço;

- PT: o director operacional de negócios nos Açores, engenheiro César Malheiro;

- FibroGlobal: a administradora delegada, engenheira Graça Galvão;

- ViaTel: o gestor operacional, engenheiro José Ferrão.

Os pontos mais marcantes da reunião foram em nossa opinião [da CMLF] os seguintes:

1) Começam já no mês de Setembro os trabalhos a realizar em terra, tendo a ilha das Flores sido escolhida para o arranque da implementação das Redes de Nova Geração (RNG);

2) Ainda este Verão terá início, o levantamento do survey de fundos de mar, por uma empresa já contratada para esse fim;

3) A colocação do cabo de fibra óptica entre Faial-Flores, Flores-Corvo e Corvo-Graciosa apenas começa na Primavera de 2013;

4) As RNG deverão ter um débito mínimo, no sentido descendente, de 40 Mbps;

5) O acesso à Internet de Alta Velocidade, o IPTV, ofertas Triple Play (TV, Internet e Voz) e as Redes Corporativas Dedicadas são os primordiais serviços a serem disponibilizados pela FibroGlobal;

6) Ficou estabelecido que o município de Lajes das Flores apoiaria quando solicitado na guarda de equipamento e material a ser utilizado no projecto, bem como se disponibilizou analisar casuisticamente outras formas de ajuda.

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa através de notícia do «Jornal Diário»: "Grupo Ocidental desespera por banda larga".

Os moradores das ilhas das Flores e do Corvo sentem-se “discriminados” e exigem saber quando é que a extensão do cabo de fibra óptica chega àquelas ilhas.

Apesar de já ter sido dada a garantia por parte do Governo Regional de que haveria verba para a extensão do cabo de fibra óptica, falta saber quando é que isso se tornará efectivo.

Após sucessivas petições e acções públicas de mobilização para o problema, os habitantes das ilhas das Flores e do Corvo continuam, por isso, em luta pelo acesso a internet de banda larga.

A promessa de disponibilização de meios financeiros para encetar a obra foi feita em inícios do mês de Maio deste ano, mas aos florentinos e corvinos ainda não chegou um sinal de que o começo da tão “necessária infra-estrutura de telecomunicações” esteja para breve.

Os residentes das ilhas do Corvo e das Flores sentem-se, por isso, discriminados e não hesitam em culpar os dirigentes políticos por esta situação.

Anónimo disse...

O sr Pereira a ser indiciado e condenado a perca de mandato não me surpreende nada.
Até porque teem sido variadissimas as situações praticadas por este sr que configuram a perca de mandato.
seria uma boa maneira de mandar daqui para fora os sr do PS que não são de cá.
como os 2 elementos iniciais da lista PS.

Anónimo disse...

Quem vos avisa meu amigo é, não acreditem numa palavra do que o Pereira diz e promete na sua campanha eleitoral, este senhor não muda os pés para dizer uma mentira, ele quer é uma vez mais o tacho! E quanto ao PS partido socialista, já estão hà 16 anos no poder e nunca tiveram coragem de mudar o despacho da Berta Cabral! Bem dizia o Dr. Paulo Valadão que aquele satelite era insuficiente a longo prazo e que a ilha seria rejudicada num futuro proximo, estava cheio de razão pois o futuro chegou e os Florentinos e Corvinos continuam no mesmo pois votam em incompetentes como pereiras e suas corjas! Muito bem feito, agora agradeçam ao manuel herberto e ao PS! Bem feito, talvez um dia vocês abram estes olhos, ainda tenho esperanças!

Anónimo disse...

ve lá pá se ele fala na campanha nos milhares de euros da areia das lages.

Anónimo disse...

O pereira na campanha não fala dos milhões que têm de pagar à câmara das lages como também não fala do processo que uma ex-funcionária meteu em tribunal e venceu pois as vinganças deste senhor pereira só funcionam com os tolos que lhe lambém os pés!
Desta vez a castanheira está falida para pagar viagens de avião para os estudantes ausentes da ilha virem cá votar, espero que seja meio caminho andado para a perda do deputado do partido socialista nas Flores. Espero que as pessoas abram os olhos e vejam de uma vez por todas quem é este senhor e do que ele é capaz de fazer e manipular em beneficio proprio. É uma vergonha o que o Partido Socialista fez ao José Gabriel, uma verdadeira vergonha. Afastaram um jovem da nossa terra a custa de truques baixos e de chantagens realizadas pelo secretário contente. Uma verdadeira vergonha que deverá acabar pois em democracia e em liberdade estes golpes baixos não deveriam existir. Este senhor pereira deveria ser corrido da ilha a ponta-pé, deveriam fazer nas Flores o que fazem na vizinha ilha do Corvo, amarra-lo a um poste no aeroporto e exporta-lo no dia seguinte num vôo da sata só com ida! Este homem não faz falta nenhuma nesta terra, hà cabeças e pessoas mais interessantes e com maiores capacidades na minha terra. Abram os olhos e cuidado com as promessas eleitorais, pois prometer é facil, cumprir é dificil! Tudo o que ele prometeu está por fazer e foi o coveiro das Festas do S. João.

Anónimo disse...

Não podia estar mais de acordo com o cavalheiro/a das 11:09 o Pereira é das pessoas mais mentirosas que já vi em politica.

Anónimo disse...

Anónimo das 11:09 tiraste-me as palavras dos dedos, escreveste tudo aquilo que penso deste senhor pereira. Ele é das piores pessoas que conheço. Meteu o meu marido na assembleia municipal a troco de chantagem, ou eu perdia o meu trabalho! Espero que seja desta que o enviem não num avião mas sim num contentor fechado, de preferencia numa jaula. Desta vez não vou em cantigas nem ameaças pois já perdi o meu trabalho!

Anónimo disse...

Apoiado anónimo das 11.09!
E como tu há muita gente que tem a mesma opinião e até digo mais, se esta fosse uma ilha com democracia e e livre de corrupção o Ps não metia nem um deputado na assembleia.
Infelizmente não é assim, meia duzia e de euros e uns baldes de tinta resolvem muita coisa.
Não sejam tolos, votem em quem quiserem, não em quem vos manda, Votem no PP na CDU no partido dos animais, nao votem no Pereira e fiquem com o balde da tinta.

Anónimo disse...

Pois.Está toda a gente contrs o Pereirinha, mas quando chegar à hora, ele vai ter votos a rodos, e vai ser principalmente no Concelho de Santa Cruz, não vai ser o meu voto.
Espero que ele nas Lajes não tenha votos, pois ele sempre se empenhou no apoucamento deste concelho.

Anónimo disse...

Então o Dr José Ferrão já foi promovido a Eng?

Anónimo disse...

Todo o povo do concelho das Lages tem fortes motivos para não votar no Pereira consta-se que diz.
Lixo para as lages,e a exploração das areias para ganhar votos em santa cruz.

Anónimo disse...

o pereira já ganhou, o PS infelizmente mete sempre um deputado. Ele sabe disso daí ter feito tudo o que fez para ir em primeiro lugar para não perder o tacho e as mordomias, só não vê quem é cego e muito burrinho!
Aqui em Santa Cruz vamos eleger um asno com duas patas e de apelido pereira.

Anónimo disse...

ja ha areia nas lages ja esta legal e s. cruz ficou a mamar no dedo com tanto barunho, nem o pereira comenta.

Anónimo disse...

mas o pereira se quiser areia das lages tem que pagar na mesma altura. e a prepósito quando é a reunião dos engiheiros da fibra óptica com o pereira.

Anónimo disse...

È pa estas a sonhar alto!!
O P.S esta para enganar muita jente.
Já passou o mês de Julho Agosto va andando e não há fumo branco,isto de cabo é só para ganhar eleições,
acorda homem.

Anónimo disse...

a areia nas lages fiado só amanhã.