sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Voluntariado ambiental 2012 nas Flores

No dia 4 de Agosto iniciou-se o voluntariado ambiental da Gê-Questa na ilha das Flores, com a chegada dos voluntários à vila das Lajes. O alojamento foi efectuado na escola da Fajã Grande onde os participantes permaneceram durante alguns dias.

No dia 5 visitou-se o Centro de Interpretação Ambiental do Boqueirão e participou-se, a convite da Câmara Municipal de Santa Cruz, na festa Cais das Poças.

Entre dia 6 e dia 8 efectuaram-se trabalhos na orla costeira com a recolha de resíduos para a criação da exposição "Não Fui Eu" e também apanha de algas para a compostagem. Fez-se apoio à agricultura biológica (compostagem e técnica de mulching) e promoveu-se o debate entre a organização e os voluntários "O que é ser voluntário?". Participou-se na conferência sobre o Parque Natural das Flores, realizada pelos Serviços locais do Ambiente.

Entre dia 9 e dia 12 efectuaram-se trabalhos no Parque Natural de ilha, em que se procurou a planta myosotis azorica ("não me esqueças") e se fez abertura de trilhos. A partir do dia 13 as actividades passaram para a Fajã Pedro Vieira, onde os voluntários se encontram acampados.

Esta terceira edição do Voluntariado Ambiental promovido pela Gê-Questa termina a 18 de Agosto.

Saudações florentinas!!

5 comentários:

Anónimo disse...

Há quem pense que, pelo facto destes jovens amigos do ambiente darem o seu tempo para preservarem a natureza, podem agora sujar à vontade.
Para o ano eles voltam cá e limpam tudo de novo!
Essas campanhas, para além de todas as actividades interessantes que realizam, deviam reforçar a componente da educação ambiental.
Não junto dos jovens, que já a tem nas escolas. Mas junto dos mais velhos, de quem trabalha na construção civil e na lavoura.
As práticas agricolas limpas e os bons procedimentos na construção devem ser prática corrente, para termos umas Flores cada vez mais limpas, mais atractivas para quem nos vizita e mais agradáveis para se viver.

Anónimo disse...

Não só o alojamento se fez na escola da Fajã Grande,também a confeção das refeições se efectuou na cozinha da Casa do Povo.

Anónimo disse...

na casa do povo da fagã que foram feitas as refeições.

Anónimo disse...

Sujem para baixo que elas depois vem cá limpar!

Anónimo disse...

atençao florentinos temos que alertar a quem de direito que temos a pedreira da ribeira da cruz destroindo a bela paizagem da encosta e alem disso é muito perigoso passar lá pois caíen pedras constantemente.esses senhores grandes usam o que mais belo temos e nem pagam nada pois essa pedreira nao tem alvará,sejamos exigentes com o k é nosso...