terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Pequenos agricultores não vão resistir às novas regras fiscais de contabilidade, alerta a Federação Agrícola dos Açores

As novas regras fiscais estão a motivar o abandono da actividade por parte dos pequenos agricultores. A Federação Agrícola dos Açores pede a intervenção do Parlamento e do Governo Regional.

Os pequenos agricultores são agora obrigados a inscreverem-se como produtores agrícolas, a passar facturas no acto de venda e a apresentá-las às Finanças para descontarem o valor do IVA.

Jorge Rita, presidente da Federação Agrícola dos Açores, critica a lei que impõe as novas regras e argumenta que os pequenos agricultores são na sua maioria idosos e sem facilidade de acesso à informação e às Associações Agrícolas. O líder dos agricultores açorianos receia o abandono no sector e apela à intervenção das entidades regionais.


Notícia: «TeleJornal» da RTP Açores.
Saudações florentinas!!

6 comentários:

Anónimo disse...

Toda a gente tem de pagar os seus impostos.

Os pequenos agricultores não andam nos caminhos asfaltados e limpos?
Os pequenos agricultores não usufruem do sistema nacional de saúde, onde, exames que custam centenas de euros, são feitos gratuitamente?
Os pequenos agricultores não andam nos hospitais e não usufruem de serviços médicos gratuitos?
Os pequenos agricultores não filhos a estudar gratuitamente nas escolas?
Os pequenos agricultores não recebem subsidios para a lavoura?
Os pequenos agricultores não põe o leite em cooperativas que, por gestões do pioriu por eles escolhidas, se escancham nos nossos impostos?

Querem mais?

Não há direitos sem deveres.

Quando uns só tem direitos é porque há outros desgraçados que acarretam com todos os deveres.

Todos tem de contribuir, porque a saca, como se tem vindo a constatar, tem fundo!

Anónimo disse...

Vamos todos entregar as vacas para o ministro das Finanças tratar,entregálaemos ás portas das finanças

Anónimo disse...

Até agora tenho eu pago toda a vida e estes agricultoros que já receberam muitos subsidios para se modernar agora chegou a vez de pagar.

Anónimo disse...

Ou toda a gente paga impostos ou ninguém paga.
Esta coisa de uns pagarem por si e pelos outros que não pagam, das duas uma: ou acaba ou vai dar estouro!

Anónimo disse...

Os pequenos agricultores coitadinhos, tenho vontade de xorar tem as vacas nas terras dos florestais e nos baldios, vendem 50 cabeças e não fazem irs, coitadinhos são tão pobres e tem duas carrinhas dois carros casa e outras cousa, coitadinhos

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa através de notícia da RDP Antena 1 Açores: "Novas regras fiscais lançam confusão na lavoura".

As novas regras fiscais estão a gerar alguma confusão nos lavradores da ilha Terceira que têm sido alvo de fiscalizações nas últimas semanas. Dúvidas sobre o transporte de mercadorias e de animais têm sido frequentemente colocadas às associações agrícolas da ilha Terceira.

Entretanto, perto de 90 agricultores dos Açores deixaram de exercer em 2012 a actividade agrícola e transferiram as suas explorações para lavradores mais jovens, no quadro do programa de apoio à reforma antecipada que tem permitido o rejuvenescimento das explorações.

De acordo com os dados do Instituto Regional de Ordenamento Agrário, do total de 86 projectos aprovados no ano passado no âmbito da medida de Reforma Antecipada, dois dizem respeito à ilha de Santa Maria, 10 a São Miguel, 36 à Terceira, um à Graciosa, 14 a São Jorge, 14 ao Pico, quatro ao Faial e cinco à ilha das Flores.