terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Rancho de Reis à moda das Flores


Uma vez mais a Associação Amigos da ilha das Flores (AAiF) fez cumprir a tradição e saiu pelas ruas de Ponta Delgada com um Rancho ou Ronda de Reis à moda da ilha das Flores.

O grupo, composto por cerca de duas dezenas de pessoas, percorreu durante a noite de Reis as casas de alguns associados que residem em São Miguel, cantando às suas portas como é habitual e desejando-lhes as Boas Festas e um Bom Ano.

“Boas festas de alegria, Vimos nós aqui dar, Para toda a família, Paz, saúde e bem estar” era o refrão da letra que remonta ao início do século XX, cantada ao som de violas, bandolim, harmónica, pandeireta e tambor, sem esquecer os tradicionais ferrinhos.

Esta iniciativa da AAiF teve início em 2008 e tem vindo a registar todos os anos uma forte adesão de associados, florentinos, familiares e amigos, de todas as idades, sendo muito bem recebida pelos anfitriões que abrem as suas portas à Ronda, brindando os seus elementos com comes e bebes.

Desta forma se contribui para manter viva esta tradição, fortalecendo os laços entre florentinos e amigos que na noite de Reis se unem nesta acção solidária e festiva.

A tradição dos Reis ainda se mantém na ilha das Flores e constitui uma manifestação cultural que remontará aos finais do século XVIII e que acontece um pouco por todo o arquipélago, assumindo contudo diferentes características de ilha para ilha.

Com esta actividade, a Associação Amigos da ilha das Flores dá início ao seu plano de actividades para 2013, levando a cabo os objectivos a que se propõe desde a sua criação em 2003 e que visam promover o bem estar dos naturais da ilha das Flores e daqueles com quem vivem, realizando acções culturais, sociais ou desportivas que promovam a ilha das Flores.


Notícia: blogue da Associação Amigos da ilha das Flores.
Saudações florentinas!!

10 comentários:

Anónimo disse...

E ainda dizem mal!!!isto é que é trabalho em prol dos Florentinos deslocados.Boa ronda de Reis.

Anónimo disse...

Boa iniciativa!
Parabéns a todos :))

Anónimo disse...

Aqui não se faz nada.
Os samigueis rapam tudo e até nos roubam as tradições.

Anónimo disse...

Pelo amor de Deus elevem o espirito, ouvindo do melhor.
http://www.youtube.com/watch?v=wygy721nzRc

Anónimo disse...

Ótimas iniciativa para relembrar as rondas que se faziam um pouco por toda a ilha. É pena são aqueles que só sabem falar mal. Sou florentino e estou na Terceira e gostava de fazer o mesmo com os florentinos que por cá passam. Parabéns pelo vídeo e pela iniciativa. Marco Raposo

Anónimo disse...

E aí nas Flores houve muitas rondas?Quem é que ainda dinamiza isso a ocidente?
Não deixem morrer essas tradições :))

Anónimo disse...

só o concelho das lajes é que faz alguma coisa o de santa cruz nada.

Anónimo disse...

Amigos da Ilha das Flores????????

Sempre com a mesa posta.

Mas já nas Floes eram assim, vai-se mantendo a tradição lol lol

Anónimo disse...

Bem... comer e beber faz-se em todo o lado e toda a gente o faz, não? ;))
Não percebo o porquê do espanto ou desse tipo de comentários...

Anónimo disse...

desejo muitas felecidades à nova direcção amigos da ilha das flores um florentino